Pages Menu
Categories Menu

Postado em mar 17, 2017 em Arte, Destaque

Vera Reichert expõe no MARGS

 

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli, MARGS, inaugura a exposição A Inquietude do Olhar, da artista plástica Vera Reichert, no dia 22 de março de 2017, com início às 19h. Na ocasião, também será lançado o livro que deu origem ao título da exposição, com registros da produção da artista em seus 30 anos de carreira. A exposição que ocupará as galerias Iberê Camargo e Oscar Boeira do MARGS, tem curadoria de Ana Zavadil e pode ser visitada até 7 de maio de 2017.

No dia mundial da água, Vera Reichert apresenta sua exposição “A Inquietude do Olhar”, um recorte de sua produção que busca chamar a atenção para os problemas da água e da natureza, onde a água é a sua matéria plástica. Ao longo de 30 anos Vera desenvolveu e experimentou suportes e mídias variadas para materializar suas ideias, inicialmente através da pintura, passando para a fotografia, com desdobramentos em instalações, além da produção em vídeo e intervenções na paisagem.

Segundo a curadora da exposição Ana Zavadil:

“Vera Reichert, com seu olhar incansável e obstinado, capturou o fundo do mar e trouxe-nos luzes, cores e habitantes desse universo, dando vida a ele por meio da pintura, do desenho, da fotografia, e mais recentemente, do vídeo e da instalação.
A sua paixão pelo mergulho não foi menos intensa do que a paixão pela arte; uma veio ao encontro da outra e paralelamente foram se cruzando, complementando-se e instigando novas parcerias estéticas”.

Ana Zavadil – curadora
O MARGS funciona de terças a domingos, das 10h às 19h, sempre com entrada gratuita. Visitas mediadas podem ser agendadas com o Núcleo Educativo, através do e-mail educativo@margs.rs.gov.br.

 

VERA REICHERT reside e tem seu atelier em Campo Bom, Rio Grande do Sul. Mergulhadora em mar aberto e labirintos submersos, tem na ÁGUA a sua referência. Trabalha com videoinstalações, fotografia, objetos, pintura e desenho. Sua produção está centrada em questões contemporâneas e na pesquisa de materiais com reflexão para multiplicar os reflexos em suas imagens e objetos. Realizou 28 exposições individuais, (4 em Paris, FRANÇA e 24 pelo BRASIL). Participou de coletivas relevantes, no Brasil e no exterior. Textos sobre seu trabalho foram publicados em livros, revistas, jornais e na internet. Possui trabalhos em coleções de arte brasileira e Americana e Canadense.

 

 

Exposição e lançamento do livro A Inquietude do Olhar, de Vera Reichert

Curadoria: Ana Zavaldil

Abertura: 22 de março de 2017, às 19h

Visitação: 23 de março a 7 de maio de 2017

Local: Galerias Iberê Camargo e Oscar Boeira do MARGS – Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli

Entrada Franca

 

Livro A Inquietude do Olhar, de Vera Reichert

Organização: Ana Adams

Valor: R$ 150,00

Valor promocional no dia da abertura da exposição: R$ 100,00