Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Postado em ago 5, 2015 em Livros

Ronaldo Herrlein Jr. lança livro sobre capitalismo no RS

O economista Ronaldo Herrlein Jr. autografa Rio Grande do Sul, 1889-1930: um outro capitalismo no Brasil meridional?, publicação da editora Armazém Digital, no dia 12 de agosto, quarta-feira, às 19h, na Casa de Cultura Mario Quintana, Auditório Luis Cosme, 4ª Andar, Ala Oeste (Rua dos Andradas, 736 – Centro Histórico).

Trata-se de um estudo da história econômica do Rio Grande do Sul, que caracteriza o desenvolvimento capitalista nessa região durante a Primeira República (1889-1930), enquanto um caso especialmente singular e distinto em relação às demais regiões brasileiras. Tendo em vista a trajetória histórica dessa região, o livro identifica a estrutura e o movimento da economia regional, analisa sua composição setorial, suas relações com o mercado interno e os mercados externos (demais regiões brasileiras e exterior) e caracteriza a expansão agrícola, comercial e industrial, a evolução demográfica e a integração do mercado regional ocorridas durante o período em foco. Descreve e interpreta as ações econômicas do Estado (administração pública estadual) que contribuíram decisivamente para a definição do processo de desenvolvimento capitalista na região, fomentando uma reforma econômica e social de amplo alcance histórico. Investiga as características de formação e expansão da indústria, o principal setor capitalista na economia regional, bem como o processo de constituição do mercado de trabalho nessa região, estabelecendo as características do padrão regional de desenvolvimento industrial.

A interpretação desses diversos aspectos da história econômica regional permite concluir que, no período em análise, processou-se a gestação e a operação de um determinado “modelo” de desenvolvimento econômico, correspondente a uma trajetória regionalmente específica de transição para as relações capitalistas de produção e de generalização da produção de mercadorias.

Na apresentação do livro, o historiador Luiz Roberto Pecoits Targa afirma que o autor de Rio Grande do Sul, 1889-1930: um outro capitalismo no Brasil meridional? “aponta na sua tese uma pista de suma importância para a originalidade da formação industrial meridional: ela não se fez por substituição de importações, como alhures pelo Brasil afora, mas pela expansão do mercado interno estadual.”

Para o economista Cláudio Francisco Accurso, que assina o prefácio da publicação, o trabalho de Ronaldo Herrelein Jr. é um “demorado e paciente encontro com fontes da melhor qualidade, das quais é retirada a adesão para o entendimento dos fatos selecionados pelo roteiro do estudo.” E Accurso destaca: “Ao pôr em relevo as relações de produção na trama histórica, não deixa que o preconceito ou a preferência assoberbem as deduções, ao contrário, consegue o autor manter-se ao longo do trabalho com certa frieza cirúrgica nem sequer quebrada pelas revelações não poucas vezes surpreendentes.”

Ronaldo Herrlein Jr. | Bacharel em Ciências Econômicas pela UFRGS (1990) e Doutor em Economia pela UNICAMP (2000). Atuou como pesquisador da Fundação de Economia e Estatística Siegfried Emanuel Heuser (1991 a 2002), onde coordenou o Núcleo de Estudos de História Econômica, Social e Política, período em que publicou diversos artigos sobre mercado de trabalho e história econômica do Rio Grande do Sul, sendo co-autor de capítulos nos livros “Gaúchos & paulistas: dez escritos de história regional comparada” (1996) e “Breve inventário de temas do Sul” (1998). É Professor da FCE-UFRGS, onde atua junto ao Departamento de Economia e Relações Internacionais e ao Programa de Pós-Graduação em Economia. Atualmente dedica-se a estudos históricos e teóricos sobre desenvolvimento econômico, tendo colaborado como autor de capítulo nos livros “Capacidades estatais e democracia” e “Cátedras para o desenvolvimento – patronos do Brasil”, ambos editados pelo IPEA em 2014.

Rio Grande do Sul, 1889-1930: um outro capitalismo no Brasil meridional?
Autor: Ronaldo Herrlein Jr.
Páginas: 251
Editora: Armazém Digital
Formato: 14x21cm
Preço: R$ 50,00

Serviço:
Dia: 12 de agosto de 2015 (quarta-feira).
Hora: 19h
Local: Auditório Luis Cosme – 4º andar, Ala Oeste CCMQ (Andradas, 736)

Capa

También, considere “http://kamagraoraljelly.me/es/” o Comprar Kamagra Oral Jelly. Muchos posiblemente piensan que la eficacia de Kamagra está bien documentada. No tome más de Kamagra o cualquier otro medicamentos que el recomendado. El profesional de la salud tienes razón que resolver el problema qué dosis es la más adecuada. Si el medicamento se usa según sea necesario, es poco probable que esté en un programa de dosificación.