Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Postado em ago 14, 2015 em Música

Rafael Lopes lança trabalho autoral em show na Casa da Música

O compositor e violonista Rafael Lopes se apresenta na Casa da Música (Rua Gonçalo de Carvalho, 22) na sexta-feira (21/8), às 19h. O show marca o lançamento de seu novo trabalho autoral, o disco “Círculo do Tempo”, que explora essencialmente a linguagem do violão e da guitarra. O espetáculo contará com a participação do baixista Bruno Vargas, integrante do trio Quarto Sensorial, e do violonista Mariano Telles. No repertório, além das composições autorais, também haverá músicas do francês Django Reinhardt (1910 —1953) – considerado um dos melhores e mais influentes guitarristas de todos os tempos, tido como o pai do jazz na Europa.

Círculo do Tempo é o terceiro trabalho de Rafael Lopes e foi lançado digitalmente no final de junho em plataformas como iTunes, Soundcloud, Spotify e Deezer, entre outras. Agora, o músico inicia uma breve temporada de shows em Porto Alegre para divulgar e apresentar ao vivo os temas que fazem parte do álbum. O disco foi gravado em maio, no Estúdio Geraldo Flach, da Prefeitura de Porto Alegre, e conta participações de Bruno Vargas (contrabaixo), Bianca d´Ávila do Prado (violoncelista da Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro) e Manu Raupp (artista plástica). “As composições têm características de diferentes universos musicais como jazz, música brasileira, latina e contemporânea. A parte harmônica apresenta características de música tonal mas também ausência de tonalidade definida em outros trechos”, explica Lopes – que assina, além de todas as composições, a produção do disco.

Rafael Lopes é graduado em violão pela UFRGS e estuda mestrado em Portugal, na área de Jazz, na Universidade de Aveiro. Trabalha como instrumentista, compositor, arranjador e professor de música. Iniciou seus estudos com violão e violino paralelamente, no Conservatório Pablo Komlós (OSPA). Desde o início da carreira, se apresenta em concertos solo e em grupos de jazz pelo Brasil e exterior. Seus trabalhos autorais já foram apresentados em Portugal, Itália e França. Em seu currículo, constam cursos de violão, guitarra, arranjo e improvisação com importantes nomes, como Júlio “Chumbinho” Herrlein, Mário Laginha e Kurt Rosenwinkel, além instituições como Berklee College of Music (EUA) em São Paulo e Perúgia (Itália).

SHOW DE RAFAEL LOPES – LANÇAMENTO DO DISCO CÍRCULO DO TEMPO
Quando: Sexta (21/8), às 19h
Onde: Casa da Música (Rua Gonçalo de Carvalho, 22)
Ingressos: serão aceitas contribuições espontâneas
Repertório: músicas autorais e de Django Reinhardt
Participações: Bruno Vargas (baixo) e Mariano Telles (violão).

CÍRCULO DO TEMPO – FICHA TÉCNICA
Gravado em maio de 2015 no Estúdio Geraldo Flach, Porto Alegre.
Produzido por Rafael Lopes
Captação: André Birck, Jader Zomer e Paulo Mário S. Costa
Mixagem: André Birck, Jader Zomer e Rafael Lopes
Composições e Arranjos: Rafael Lopes
Arte Gráfica: Manu Raupp
Bianca d´Ávila Do Prado: Violoncelo (faixa 6)
Bruno Vargas: Contrabaixo (faixa 4)
Manu Raupp: Caneta e Grafite (faixas 3 e 8)
Rafael Lopes: Violão, Guitarra e Vocais

CÍRCULO DO TEMPO
1. Prelúdio I (Canto da terra) – 4′ 32”
2. Malabarista – 2′ 55”
3. Traços de um tempo – 3′ 53”
4. Jorge, o 13º – 3′ 42”
5. Dança – 5′ 06”
6. Comment ne pas sentir – 3′ 45”
7. O menino e a bola (Círculo do tempo) – 6′ 12”
8. Dezembro – 6′ 51”

Crédito de Isabela Moraes

Crédito de Isabela Moraes

También, consideremos “http://kamagraoraljelly.me/es/” o Comprar Kamagra Oral Jelly. Muchos posiblemente piensan que la eficacia de Kamagra está bien documentada. No tome más de Kamagra o cualquier otro medicamentos que el recomendado. El profesional de la salud tiene que resolver qué dosis es la más adecuada. Si el medicamento se usa según sea necesario, es poco probable que esté en un programa de dosificación.