Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Postado em jun 2, 2015 em Música

Orquestra Jovem do RS faz concerto gratuito na CCMQ

A Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul (OJRS) realiza concerto com entrada franca, nesta quarta-feira, 3 de junho, a partir das 20h, no Teatro Bruno Kiefer da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ). Sob a regência de Telmo Jaconi, esta é a primeira de uma série de apresentações em 2015 da orquestra na instituição, onde ensaiou por muito tempo, mostrando seu trabalho sempre na primeira quarta-feira de cada mês.

No programa, “Canon” de J. Pachelbell; “German Folk Song” de Lightly Row; “French Folk Song” de Clair de la Lune; “Suite Abdelazer” de H. Purcel. Abertura de Minueto Ária “Concerto para Violino e Orquestra em Mi Maior” de J.S.Bach, tendo como solista Marco Aurélio Domingos. “Floraux (chôro) para Piano e Orquestra” de E. Nazareth terá arranjo de Matheus Kleber e como solista, Melissa Souza. E ainda “Cenas Brasileiras, de Ney Rosauro – Frevo, xilofone, vibrafone, marimba e bateria; e finalmente a abertura de “Orfeu nos Infernos” de J.Offenbach.

Orquestra Jovem do RS (OJRS)
A OJRS foi criada em 2009 a partir da seleção de 350 crianças e adolescentes de baixa renda, oriundos da rede pública de ensino, para participar de oficinas de musicalização. Naquele ano foram realizadas 18 oficinas, no decorrer de nove semanas, com os selecionados na primeira etapa. Cada uma delas teve carga horária de 10h/aula, divididas em três dias, no turno da tarde.

Durante as aulas os alunos trabalharam flauta doce, exercícios de canto e percussão, e com os instrumentos que integram a orquestra. Depois foram avaliados pelos critérios de afinação, dedicação e assiduidade, entre outros. Foram então escolhidos 45 alunos para a etapa seguinte, de formação musical, com 12h semanais de estudos, durante cinco meses. A partir de então os jovens passaram a receber bolsa-auxílio. Em dezembro do mesmo ano 25 alunos foram escolhidos para mais uma etapa de formação de cinco meses. E a a partir de julho de 2010 esses alunos formaram a Orquestra de Câmara Jovem do Rio Grande do Sul.

Hoje, a OJRS conta com 45 integrantes, entre 10 e 19 anos, em treinamento permanente, todos selecionados a partir do mérito e da vocação musical. O projeto tem por finalidade a educação artística com base em valores humanistas (solidariedade, justiça social, honestidade) como condição para o desenvolvimento integral da personalidade humana e sua participação na obra do bem comum; com a inserção e inclusão social dos indivíduos; fortalecimento da participação cooperativa no desempenho das tarefas; e construção de práticas profissionais na forma de concertos, da avaliação da aprendizagem que oportunizem liberdade e autenticidade no ser e no agir. Atualmente o grupo ensaia no Pão dos Pobres e tem feito testes avulsos para receber novos membros.

Serviço:
Dia: 3 de junho de 2015 (quarta-feira).
Hora: 20h.
Local: Teatro Bruno Kiefer – 6º andar CCMQ (Andradas, 736).
Informações: Facebook Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul.
Contato: Telefone 9602-6320 com Maria de Fátima
Entrada franca.

Crédito: Divulgação

Crédito: Divulgação

Crédito: Divulgaçao

Crédito: Divulgaçao

 

También, considere “http://kamagraoraljelly.me/es/” o Comprar Kamagra Oral Jelly. Muchos posiblemente piensan que la eficacia de Kamagra está bien documentada. No tome más de Kamagra o cualquier otro medicamentos que el recomendado. El profesional de la salud tiene que resolver qué dosis es la más adecuada. Si el medicamento se usa según sea necesario, es poco probable que esté en un programa de dosificación.