anaguerra@mundocult.com.br

Notícias

TEDxPortoAlegre ACONTECE NA FUNDAÇÃO IBERÊ CAMARGO

 

No dia 22 de março (quinta-feira), das 09h às 13h, a Fundação Iberê Camargo recebe o TEDxPortoAlegre, que abordará o tema Plasticidade Destrutiva: perspectivas sobre realidades em colapso. Nesta edição, entre os nomes que subirão ao palco do TEDxPortoAlegre estão a jornalista Eliane Brum, o filósofo Rodrigo Duarte, o músico e escritor Castello Branco, a escritora Veronica Stigger, o professor Rodrigo Nunes, o jornalista e curador Leo Felipe e o filósofo, escritor e blogueiro Moysés Pinto Neto. As inscrições estão abertas e podem ser garantidas gratuitamente por meio do site www.tedxportoalegre.com. As vagas são limitadas.

O trabalho da filósofa francesa Catherine Malabou foi a principal influência para a escolha do tema desta edição do TEDxPortoAlegre, que tem a curadoria de Bernardo José de Souza, também curador da Fundação Iberê Camargo. Há alguns anos, a filósofa vem investigando as repercussões que o "esquema-motor" da plasticidade desempenha na filosofia. Tanto em termos de autores quanto de temáticas – biologia, antropologia, neurociências, psicanálise e filosofia política –, o conceito vem abrindo surpreendentes possibilidades. Em seus últimos dois trabalhos, Le nouveaux blessés e Ontologia do Acidente: ensaio sobre a plasticidade destrutiva (Cultura e Barbárie, 2014), Malabou explora a potencialidade destrutiva e analisa a capacidade de metamorfose do ser, a partir de eventos súbitos, que podem ser de qualquer ordem. Para ela, a destruição pode dar vida a uma nova forma, uma nova identidade. Este conceito norteará a fala dos palestrantes no dia 22. Saiba mais sobre os convidados no site http://www.tedxportoalegre.com/portoalegre2018/.

Ao final do evento, o curador Bernardo de Souza oferecerá uma visita guiada às exposições em cartaz – Unânime Noite e Sol Preto – para todos os participantes.

O que é o TED
Dedicado a espalhar ideias que merecem ser compartilhadas, o TED é uma organização não lucrativa criada em 1984. Com formato que permite palestras curtas, mas poderosas, o TED circula o mundo disseminando iniciativas inspiradoras.

O TEDx (onde x = evento TED organizado de forma independente) é um programa de eventos locais auto organizados. Geralmente nos eventos TEDx, os vídeos do TEDTalks e os speakers (palestrantes) usam o palco para compartilhar histórias. O TED tem um canal no Youtube com quase 10 milhões de inscritos, onde são disponibilizadas as palestras dos eventos.

 

TedXPorto Alegre - Plasticidade Destrutiva: perspectivas sobre realidades em colapso
Com Eliane Brum, Rodrigo Duarte, Castello Branco, Veronica Stigger, Rodrigo Nunes, Leo Felipe e Moysés Pinto Neto

Curadoria: Bernardo José de Souza

Dia 22 de março, das 9h às 12h

Local: Átrio da Fundação Iberê Camargo

Inscrições gratuitas pelo site www.tedxportoalegre.com. Vagas limitadas

Endereço: Fundação Iberê Camargo - Avenida Padre Cacique, 2000

Como chegar:

A Fundação Iberê dispõe de estacionamento pago, operado pela Safe Park.

As linhas regulares de lotação que vão até a Zona Sul de Porto Alegre param em frente ao prédio, assim como as linhas de ônibus Serraria 179 e Serraria 179.5. É possível tomá-las a partir do centro da cidade ou em frente ao shopping Praia de Belas. O retorno pode ser feito a partir do Barra Shopping Sul, por onde passam diversas linhas de ônibus com destino a outros pontos da cidade.

Pedestres e Ciclistas: existe uma passagem para que pedestres e ciclistas possam atravessar a via em segurança. A passarela é acessada pelo portão de entrada do estacionamento. A Fundação também dispõe de um bicicletário, localizado nos fundos do prédio.

Site: www.iberecamargo.org.br

Fanpage: www.facebook.com/fundacaoiberecamargo

Instagram: @ f_iberecamargo

Visita virtual Google Artes & Culture - https://goo.gl/wYr75v

 

 

 

 

Veja Também