anaguerra@mundocult.com.br

Notícias

EVELIN WISNIEWSKI INAUGURA MOSTRA "QUEM ÉS TU, MULHER!"

 

No mês das comemorações do Dia Internacional da Mulher, a escultora, pintora e designer engajada na reutilização de materiais descartados, Evelin Wisniewski, inaugura nesta quarta-feira, dia 7 de março, a exposição “Quem és tu, mulher!”, que retrata o empoderamento da mulher contemporânea e a sua relação com o consumo e a sustentabilidade.

As obras produzidas com materiais reutilizados estarão expostas para visitação, de 8 a 23 de março, na Galeria Clébio Sória, da Câmara Municipal de Porto Alegre, no horário das 8h30min às 18h, com entrada franca. A expositora salienta que a mulher tem a capacidade de assumir várias funções, além de esposa e mãe. “Sustentamos-nos e a nossa mente criativa não pode ficar presa. Está na hora das mulheres se apossarem das artes e isso é o principal pra mim”, destaca Evelin.

Todas as obras em tela foram criadas a partir da reutilização de resíduos produzidos nas residências. Esses materiais ainda não são destinados à reciclagem como os metais retirados das madeiras coletadas, retalhos de costura, lençóis claros, lixas diversas e pincéis. A pintura das telas foi realizada com a utilização de tintas acrílicas, tintas naturais ou com a utilização da água de lavagem dos pincéis. A tela “Quem és tu, mulher!” dá origem ao nome da exposição. A obra simboliza o papel da mulher em uma sociedade em ebulição como a geradora de mudança. A força motriz trasformadora nos diversos campos em que decidir participar, inclusive em uma sociedade que busca a sustentabilidade.

A curadora, bióloga e mestre em Gerenciamento de Resíduos, Alessandra Rosado Hernandes, informa que o material utilizado na produção das obras foi resíduo de origem domiciliar não reciclado pela indústria. Apenas na obra denominada Cuidadoras e Mães do Planeta Terra foram utilizadas recicláveis coletados junto à Unidade de Triagem da Restinga, com o objetivo de demonstrar que esses materiais não deveriam ser utilizados. “O motivo? Desta maneira, estaremos reduzindo a renda destes trabalhadores, diminuindo o tempo de utilização de nossos aterros sanitários, além de aumentar o impacto ambiental gerado pelo consumo cada vez maior de recursos naturais”, explica a curadora.

Alessandra Rosado Hernandes é doutoranda em Engenharia Industrial pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), pesquisadora do Núcleo de Caracterização de Materiais (NUCMAT/UNISINOS), mestre em Engenharia Civil - Ênfase em Gerenciamento de Resíduos pela Unisinos, especialista em Gerenciamento Ambiental e bióloga.

 

Exposição: “Quem és tu, mulher!”.

Quando:

Abertura da exposição, próxima quarta-feira, 07 de março, às 19h.

Visitação de 08 a 13 de março de 2018.

Segundas a sextas, das 8h30min às 18h.

Onde:

Câmara de Vereadores de Porto Alegre

Avenida José Loureiro da Silva, 255 – Centro Histórico – Porto Alegre/RS.

Entrada Franca.

Curadoria:

Alessandra Hernandes.

Realização

Atelier Tutty Wisnewski

 

 

Veja Também