anaguerra@mundocult.com.br

Notícias

PROGRAMAÇÃO DO FINAL DE SEMANA NA FUNDAÇÃO IBERÊ CAMARGO

 

Nos dias 24 e 25 de fevereiro encerra-se a mostra audiovisual Continuum. No sábado, o artista Cézar Sperinde conversa com o público sobre vídeo e performance. No domingo, o Cine Iberê exibe Cemitério do Esplendor, do aclamado cineasta tailandês Apichatpong Weerasetakhul. Exposição Sol Preto, do artista Daniel Frota, segue em cartaz. Todas as atividades são gratuitas

Atenção! Devido ao término do horário de verão, a Fundação Iberê Camargo volta a funcionar para visitação das 14h às 19h, aos sábados e domingos.

O próximo final de semana, dias 24 e 25 de fevereiro, marca o encerramento da mostra de videoarte Continuum, que traz três obras audiovisuais dos artistas Ana Rito (Portugal), Cezar Sperinde (Israel/Brasil) e Leonardo Remor e Denis Rodriguez (Brasil). Continuum parte dos conceitos de continuidade e efemeridade capturados pelo gesto artístico.

A obra Pleura (2005) - da artista portuguesa Ana Rito, Pindorama - dancing palm trees (2014) - de Cezar Sperinde, e o filme Cinema é Cachoeira - de Leonardo Remor e Denis Rodriguez, trazem uma visualidade surreal e fluída, as narrativas simulam ações sem fim, registrando a potência do instante (leia o texto curatorial e saiba mais sobre os artistas e as obras aqui).

No sábado, 24, às 16h, o artista Cezar Sperinde realiza uma visita guiada à Mostra e conversa com o público sobre arte, vídeo e performance, a partir de sua obra Pindorama - dancing palm trees.

No domingo, 25, o Cine Iberê exibe o longa-metragem Cemitério do Esplendor, do consagrado diretor e artista visual tailandês Apichatpong Weerasethakul. A sessão acontece a partir das 16h, e será comentada pelo professor e cineasta Emiliano Cunha.

Formado em arquitetura e artes visuais, Apichatpong Weerasethakul (também conhecido pelo apelido de Joe), é um profícuo diretor de cinema, escritor e artista. Sua preferência por histórias não convencionais aproxima seu trabalho cinematográfico do campo das artes visuais. Temas recorrentes dos seus filmes incluem religião e misticismo, a natureza e a sexualidade humana, além da realidade de diferentes povos no Sudeste Asiático. Em Cemitério do Esplendor, soldados com uma misteriosa doença do sono são transferidos para um hospital provisório instalado em uma antiga escola abandonada. Talvez haja uma conexão entre a síndrome enigmática dos soldados e o mítico local em que o hospital se encontra. A magia, a cura, o romance e os sonhos misturam-se no frágil caminho em direção ao conhecimento profundo.

Está em cartaz também a exposição Sol Preto, do artista carioca Daniel Frota, que traz instalações, esculturas, gravuras e vídeo que abordam o conflito entre as crenças religiosa e científica. A mostra parte da pesquisa do artista sobre uma expedição científica realizada em 1919, na cidade de Sobral, no sertão do Ceará, que teve o objetivo de observar e documentar um eclipse solar. As obras presentes na exposição investigam o impacto causado pela presença dos pesquisadores britânicos na população local, evocando o choque entre crenças religiosas e científicas, e mostrando as relações de poder estabelecidas pelo contraste entre o avanço do conhecimento científico e a precariedade socioeconômica da região.

A Fundação Iberê Camargo tem o patrocínio de Itaú, Grupo GPS, IBM, Oleoplan, Agibank, BTG Pactual, Banrisul e apoio SLC Agrícola e DLL Group, com realização e financiamento do Ministério da Cultura / Governo Federal. A exposição Sol Preto conta com o apoio de Traduzca.

 


Fim de semana na Fundação Iberê Camargo – programação
Sábado, 24 de fevereiro:

Das 14h às 19h – visitação à mostra de videoarte Continuum e à exposição Sol Preto, de Daniel Frota

16h – visita guiada à mostra Continuum e conversa aberta com o artista Cezar Sperinde

 

Domingo, 25 de fevereiro:

Das 14h às 19h – visitação à mostra de videoarte Continuum e à exposição Sol Preto, de Daniel Frota

16h - Cine Iberê – Cemitério do Esplendor, de Apichatpong Weerasetakhul (2h, 2015, Tailândia/Reino Unido/Alemanha/França/Malásia). Sessão única e comentada com Emiliano Cunha

 

Exposição Sol Preto

Artista: Daniel Frota

Local: 4º andar

Período de exibição: de 03 de fevereiro a 08 de abril de 2018

 

Continuum – mostra de videoarte

Artistas: Ana Rito, Cezar Sperinde, Leonardo Remor e Denis Rodriguez

Curadoria: Henrique Menezes

Local: 3º andar

Período de exibição: dias 17, 18, 24 e 25 de fevereiro de 2018

 

Visitação: sábados e domingos, das 14h às 19h

 

ENTRADA FRANCA

Endereço: Fundação Iberê Camargo - Avenida Padre Cacique, 2000

 

Transporte: As linhas regulares de lotação que vão até a Zona Sul de Porto Alegre param em frente ao prédio, assim como as linhas de ônibus Serraria 179 e Serraria 179.5. É possível tomá-las a partir do centro da cidade ou em frente ao shopping Praia de Belas. O retorno pode ser feito a partir do Barra Shopping Sul, por onde passam diversas linhas de ônibus com destino a outros pontos da cidade.

Site: www.iberecamargo.org.br

Fanpage: www.facebook.com/fundacaoiberecamargo

Instagram: @ f_iberecamargo

Visita virtual Google Artes & Culture - https://goo.gl/wYr75v

 

 

 

 

Veja Também