anaguerra@mundocult.com.br

Notícias

"CONCERTOS CLUBE DO COMÉRCIO" HOMENAGEIA A CULTURA JAPONESA

 

A série Concertos Clube do Comércio destaca a cultura japonesa e presta homenagem à II Semana do Japão com o recital de canto e piano intitulado FURUSATO - SAUDADE, que terá, como atração especial, a soprano Eiko Senda (JPN), vinda especialmente de Montevideo, para realizar este concerto, acompanhada do consagrado pianista Ney Fialkow (BRA). Contará, ainda, como convidado, o Quarteto Tao, de Porto Alegre, que fará uma participação especial, apresentando um repertório baseado em músicas japonesas folclóricas e tradicionais. O concerto se realiza no próximo dia 13 de agosto, terça-feira, às 19h30min, no Clube do Comércio (2º andar | Sala Bridge), no Centro Histórico de Porto Alegre.

Eiko Senda chegou ao Brasil em 1995, assumindo papéis de soprano lírica-spinto nos principais teatros do País. Já realizou mais de 80 apresentações de Madame Buterrfly (Puccini) e se especializou em óperas do compositor brasileiro Carlos Gomes, de quem já interpretou "Maria Tudor", "Condor" e "Lo Schiavo". Diversas vezes premiada em concursos internacional de canto, é uma referência na interpretação das letras wagnerianas e italianas, tendo se consagrado nos papéis de Senta (Der Fliegende Holländer) e Isolda (Tristão e Isolda). Premiado em diversos concursos nacionais e no Exterior, o pianista Ney Fialkow é hoje um dos destacados músicos do cenário nacional. Tem conciliado movimentada carreira de solista e camerista com a atividade de professor do Instituto de Artes UFRGS, em Porto Alegre.

O Festival do Japão RS celebra o Dia do Imigrante Japonês, data que já faz parte do calendário oficial das datas comemorativas de Porto Alegre. Neste ano o Festival ocorrerá nos dias 17 e 18 de agosto de 2019. O Quarteto Tao, convidado da noite, apresentará um repertório baseado em músicas japonesas folclóricas e tradicionais.

A série "Concertos Clube do Comércio" é uma iniciativa inédita da Casa da Música de Porto Alegre, que este ano completa 10 anos e é reconhecida por sua atuação no ensino e produção musical na Capital gaúcha, em parceria com o Clube do Comércio de Porto Alegre. A proposta visa a ampliar a ofertas de espaços culturais na cidade, em especial para a música de câmera.

A entrada para o Clube do Comércio é pela Rua dos Andradas, 1085, e pela Garagem Ladeira (Rua General Câmara, 425). 

 

PROGRAMA

I PARTE: QUARTETO TAO

1. Sakura Sakura

Letra: Tradicional

Compositor: Tradicional

2. Tanabatasama

Letra: Hanayo Kondo

Compositor: Kan'ichi Shimofusa

3. Yuyake Koyake

Letra: Uko Nakamura

Compositor: Shin Kusakawa

4. Okina Furudokei

Letra: Yutaka Monda

Compositor: Henry Clay Work

5. Furusato

Letra: Takayuki Takano

Compositor: Teiichi Okano

II PARTE

Eiko Senda (UR/JP), soprano

Neil Fialkow, piano

1.Tinsagu nuevo Hana(a capella)

2. Sakura yokocyou
3. Momiji
4.Kuju kurihama

5.Hamabe no Uta
6. KaratachinoHana

7. Natsunoomoide

8. Akatombo
9. Yersharaim
10. O Sole mio
11. Tannenbaum
12. Karinka

 

 

SERVIÇO:

O Quê: Série "Concertos Clube do Comércio". II SEMANA DO JAPÁO com o recital de canto e piano intitulado FURUSATO - SAUDADE,

Quando: Dia 13 de agosto de 2019, terça-feira, às 19h30min.

Onde: Clube do Comércio, Sala de Bridge, 2º andar (Rua dos Andradas, 1085, Centro Histórico), Porto Alegre.

Entrada pela Rua dos Andradas e pela Garagem Ladeira (Rua General Câmara, 425).

Quanto: R$ 40,00 (Inteira) e R$20,00 (50% para idosos, jovens de baixa renda e pessoas com deficiência e estudantes, mediante apresentação de documento comprobatório).

Antecipados pelo site EntreAtos (Online):

https://www.entreatosdivulga.com.br/concertosclubedocomercioagosto

Duração: 1 hora

Reservas e informações pelo fone (51) 986320145

 

 

Veja Também