anaguerra@mundocult.com.br

Notícias

CINE FÓRUM DEBATE DIREITOS HUMANOS

 

O I Circuito de Fruição Cultural - Cine Fórum Diálogos Necessários: Cultura, Educação e Direitos Humanos – série de oito encontros para debater os direitos humanos a partir da linguagem cinematográfica - chega ao final com duas sessões inclusivas. Elas serão realizadas no Plenarinho da Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo, no dia 02 de março, às 15h, projeção especial com audiodescrição, com apoio da Associação de Deficientes Visuais de Novo Hamburgo (ADEVIS-NH). E às 19h exibição com legendagem e tradução em Libras dos debates e bate-papos, com apoio da Associação Missão Surdos (AMIS-NH). 

As exibições são gratuitas, abertas a toda comunidade, e objetivam promover a conscientização a respeito da responsabilidade de cada um para a construção de uma sociedade mais justa, fomentando o diálogo sobre direitos humanos, possibilitando refletir sobre cidadania, tolerância e diversidade. A mediação dos debates está a cargo do historiador Orson Soares, também responsável pela curadoria do projeto. 

As sessões iniciarão com exibição do curta Do meu lado, dirigido por Tarcísio Lara Puiati, que mostra como as vidas de duas vizinhas, uma umbandista e uma protestante, começam a se cruzar quando uma infiltração abre um buraco na parede que divide suas casas.

 Em seguida, o público das 15h assistirá Félix, o Herói da Barra. Félix, herói fundador da comunidade de Barra de Aroeira, Santa Tereza (TO), seria um ex-escravo que teria lutado na Guerra do Paraguai e recebido de D. Pedro II uma grande extensão de terras, no antigo norte de Goiás, por sua atuação no conflito. A perda do documento real, após sua morte, gerou um conflito pela posse das terras, entre seus descendentes e fazendeiros, que já dura mais de 50 anos. A comunidade atual se autorreconheceu como quilombola para, em uma derradeira ação, garantir o direito à terra que ocupam. 

Na sessão das 19h, será exibido o documentário 500 – Os Bebês Roubados Pela Ditadura Argentina, de Alexandre Valenti, que recupera tanto a dor e o horror, quanto a esperança dos familiares das crianças sequestradas durante os sete anos de ditadura militar argentina. Vale ressaltar que a justiça argentina condenou pela primeira vez em novembro do ano passado, com várias sentenças de prisão perpétua, os responsáveis pelos "voos da morte", o sistema de extermínio dos presos políticos durante a ditadura do país que acabou com a vida de 4 mil pessoas, lançadas ao mar desde aviões militares após serem drogadas para adormecer. A sentença encerra o maior julgamento da história do país, com 54 indiciados por crimes cometidos contra 789 vítimas na Escola Superior de Mecânica da Armada (ESMA), o mais conhecido centro da repressão argentina. Até hoje, foram recuperados pelas Avós da Praça de Maio 127 bebês roubados na época.

Conforme a coordenadora do projeto Cine Fórum, a produtora cultural Luana Khodja, os debates e bate-papos com o público objetivam contribuir para um aprofundamento crítico e vivencial da experiência da fruição cultural, estimulando uma análise mais aprofundada da sociedade em que vivemos. 

A primeira edição do Cine Fórum foi na Sociedade Cruzeiro do Sul, a segunda foi para os jovens do Centro de Atendimento Sócio Educativo (CASE), de Novo Hamburgo. O terceiro foi para a comunidade acadêmica da FEEVALE e depois alunos da Educação de Jovens Adultos (EJA) de quatro escolas municipais participaram do circuito.

 

 

- Félix, o Herói da Barra?

Temática: Direito da população afrodescendente

Ficha técnica

Roteiro: Edson Fogaça

Fotografia: Niven Franci e Patrícia Sardá

Edição: Edson Fogaça

Elenco: Francisco Doratioto, José Carlos Menezes, Luciene Dias, Isabel

Rodrigues, Salviana Rodrigues, Manoel Pumbu, Nilo Rodrigues

Produtora realizadora: Raruti Comunicação e Design

MOSTRA PANORAMA

??

- 500 – Os Bebês Roubados Pela Ditadura Argentina

Temática: Infância / Direito à memória e à verdade

Ficha técnica

Roteiro: Alexandre Valenti

Direção e Fotografia: Alexandre Valenti

Edição: Jorge Mota Ortiz e Sérgio Marini

Produtora realizadora: Intuition Films & Docs / MPC Filmes / Bo Travail / CEPA Audiovisual

 

 

O I Circuito de Fruição Cultural - Cine Fórum Diálogos Necessários: Cultura, Educação e Direitos Humanos foi contemplado no 2º Edital de Estímulo a Projetos Culturais e Artísticos, promovido pela Secretaria Municipal da Cultura de Novo Hamburgo, com recursos do Fundo Municipal Pró-Cultura – FUNCULTURA e é uma realização da Imago Produtora com apoio da Tipograma, Coletivo Baio, Associação de Amigos do Patrimônio Histórico e Cultural de Dois Irmãos e das produtoras Visagem Audiovisual, Imagem Tempo e Modo Operante Produções.

 

I Circuito de Fruição Cultural – 8ª edição do Cine Fórum

 

Local: Plenarinho da Câmara de Vereadores de NH (Rua Almirante Barroso, 261, Centro/NH)

Dia: 02 de março

15h – Exibição especial com audiodescrição

- Do meu lado

- Félix, o Herói da Barra

 

19h – Exibição especial com tradução em Libras e legendas

- Do meu lado

- 500 - Os Bebês Roubados Pela Ditadura Argentina

 

 Entrada gratuita e aberta a todas pessoas, independente de possuírem necessidades especiais.

 

 

 

 

 

Veja Também