anaguerra@mundocult.com.br

Notícias

CINE IBERÊ EXIBE FILME SOBRE A INSÔNIA DE JONAS MEKAS

 

"Histórias da Insônia" é um filme-diário de encontros noturnos de seu diretor Jonas Mekas com familiares e artistas, como Louise Bourgeois, Marina Abramovic, Yoko Ono, Patti Smith, Björk e Louis Garrel. A exibição ocorre no dia 28 de julho, às 16h, no auditório da Fundação Iberê. A entrada é gratuita e por ordem de chegada

O Cine Iberê recebe no dia 28 de julho (domingo) o pesquisador, documentarista e docente nos cursos de Cinema e Audiovisual e Animação na UFPel, Rafael Valles, na sessão comentada do filme Histórias da Insônia, de Jonas Mekas (1922-2019). O longa mostra a jornada do diretor pelas noites de Nova York, em casas de amigos, ateliês de artistas, galerias de arte, bares, clubes e no palco. Encontros descontraídos com conhecidos da cena underground novaiorquina, como Louis Garrel, Marina Abramovic, Carolee Schneemann, Louise Bourgeois, Yoko Ono, Hans Ulrich Obrist e Patti Smith, em um filme-diário sobre a insônia.

"Embora minhas histórias sejam todas advindas da vida real, elas também - em alguns pontos - vagueiam em direção a outro lugar, para além da realidade cotidiana. O filme contém cerca de 25 histórias diferentes. Os temas abarcam uma ampla gama de sentimentos, geografias, angústias pessoais e episódios. Não são histórias muito grandes, não para as grandes telas, pelo menos: tratam-se de grandes histórias pessoais e algumas provocações", escreveu Mekas sobre seu filme.

Jonas Mekas nasceu numa cidade rural da Lituânia e viveu em Nova Iorque de 1944 até sua morte, em janeiro deste ano. Formado em Filosofia, ele também teve atuação como poeta e publicou dezenas de livros com textos do gênero. Outro de seus legados à arte foi a Anthology Film Archives, entidade que ajudou a fundar e que projeta filmes experimentais até hoje no East Village, em Manhatann.

O Cine Iberê tem a curadoria da realizadora e produtora audiovisual, Marta Biavaschi. O projeto tem por objetivo promover filmes que dialoguem com as exposições em cartaz na Fundação Iberê. "Histórias da Insônia" dialoga com a obra Aranha, de Louise Bourgeois.

Serviço:
28 de julho | Domingo | 16h
Histórias da Insônia Jonas Mekas, 1h 51min, 2011, EUA
Sessão Comentada com Rafael Valles, pesquisador, documentarista e docente nos cursos de Cinema e Audiovisual e Animação na UFPel Distribuição: Re:Voir
Classificação: 14 anos
Agradecimentos especiais: Gustavo Beck, Patrícia Mourão e Pipi Chodorov

A Fundação Iberê tem o patrocínio de IBM, Itaú, CMPC – Celulose Riograndense e Grupo GPS, e apoio de Barra Shopping Sul – Multiplan, DLL Group, Grupo IESA, Rede Plaza São Rafael, SULGÁS e STIHL, com realização e financiamento da Secretaria Especial da Cultura - Ministério da Cidadania / Governo Federal. Programa Iberê nas Escolas: Secretaria da Educação - Prefeitura de Porto Alegre e Viação Ouro e Prata. Serviços de tradução: Traduzca.

Endereço: Fundação Iberê Camargo - Avenida Padre Cacique, 2000

Visitação: De quarta a domingo, das 14h às 19h (último acesso às 18h30min)
A Fundação Iberê Camargo também atende a grupos agendados. Para fazer um agendamento, basta ligar para o Programa Educativo – 51 3247 8000

Como chegar:
A Fundação Iberê dispõe de estacionamento pago, operado pela Safe Park.

As linhas regulares de lotação que vão até a Zona Sul de Porto Alegre param em frente ao prédio, assim como as linhas de ônibus Serraria 179 e Serraria 179.5. É possível tomá-las a partir do centro da cidade ou em frente ao shopping Praia de Belas. O retorno pode ser feito a partir do Barra Shopping Sul, por onde passam diversas linhas de ônibus com destino a outros pontos da cidade.

Pedestres e Ciclistas: existe uma passagem para que pedestres e ciclistas possam atravessar a via em segurança. A passarela é acessada pelo portão de entrada do estacionamento. A Fundação também dispõe de um bicicletário, localizado nos fundos do prédio.

Site: www.iberecamargo.org.br
Fanpage: www.facebook.com/fundacaoiberecamargo
Instagram: @ f_iberecamargo
Visita virtual Google Artes & Culture: https://goo.gl/wYr75v

 

 

 

Veja Também