anaguerra@mundocult.com.br

Notícias

OTTO GUERRA É O CONVIDADO NO PRÓXIMO CINE IBERÊ

 

No próximo domingo, 11 de fevereiro, a Fundação Iberê Camargo exibe a animação A Cidade dos Piratas – filme ainda inédito e em fase de finalização –, do cineasta Otto Guerra. A sessão comentada pelo diretor acontece a partir das 16h, com entrada franca. A sessão especial ganha o título de “filme em desarranjo” e é uma oportunidade única para conhecer o processo de criação de Otto Guerra, considerado um dos mais importantes realizadores do cinema brasileiro de animação.

Com previsão de lançamento ainda em 2018, A Cidade dos Piratas é uma animação baseada na vida e obra da cartunista Laerte Coutinho, autora, entre outros, dos famosos cartuns Os Piratas do Tietê. No filme, um diretor de cinema se vê diante de uma situação complexa no meio da produção de seu longa: o autor da historia passa a negar os Piratas do Tietê, personagens principais da trama já quase pronta. Em uma tentativa desesperada de salvar sua produtora e terminar o filme, ele decide contar seu drama, criando um labirinto caótico entre a ficção e a vida real.

Otto Guerra é sócio da produtora Otto Desenhos Animados, que neste ano completa 40 anos de produção audiovisual em animação. Sua extensa filmografia, entre curtas e longas-metragens, é premiada em festivais de cinema no Brasil e no exterior. Em 2017, Otto foi um dos homenageados do Festival de Cinema de Gamado, quando recebeu o troféu Eduardo Abelin pela sua trajetória. Entre seus filmes de longa-metragem de maior sucesso estão Rocky & Hudson (1994), Wood & Stock: sexo, orégano & rock’ n’roll (2006) e Até que a Sbórnia nos separe (2013), codirigido por Ennio Torresan.

 

Exposição em cartaz
Sol Preto é uma exposição do artista carioca Daniel Frota e parte de sua pesquisa sobre uma expedição científica realizada em 1919, na cidade de Sobral, no sertão do Ceará, que teve o objetivo de observar e documentar um eclipse solar. As instalações, esculturas, gravuras e vídeo presentes na exposição investigam o impacto causado pela presença dos pesquisadores britânicos na população local, evocando o choque entre crenças religiosas e científicas, e mostrando as relações de poder estabelecidas pelo contraste entre o avanço do conhecimento científico e a precariedade socioeconômica da região.

A Fundação Iberê Camargo tem o patrocínio de Itaú, Grupo GPS, IBM, Oleoplan, Agibank, BTG Pactual, Banrisul e apoio SLC Agrícola e DLL Group, com realização e financiamento do Ministério da Cultura / Governo Federal.

 


Cine Iberê
Domingo, 11 de fevereiro, às 16h – Filme em Desarranjo

Exibição do filme (em fase de finalização) A Cidade dos Piratas, de Otto Guerra (1h30min, 2018, Brasil). Sessão única, comentada por Otto Guerra | Entrada franca 

Endereço: Fundação Iberê Camargo - Avenida Padre Cacique, 2000 

Transporte: As linhas regulares de lotação que vão até a Zona Sul de Porto Alegre param em frente ao prédio, assim como as linhas de ônibus Serraria 179 e Serraria 179.5. É possível tomá-las a partir do centro da cidade ou em frente ao shopping Praia de Belas. O retorno pode ser feito a partir do Barra Shopping Sul, por onde passam diversas linhas de ônibus com destino a outros pontos da cidade.

Site: www.iberecamargo.org.br

Fanpage: www.facebook.com/fundacaoiberecamargo

Instagram: @ f_iberecamargo

Visita virtual Google Artes & Culture - https://goo.gl/wYr75v

 

Sobre a Fundação Iberê Camargo
A Fundação Iberê Camargo é uma instituição privada sem fins lucrativos, criada em 1995, a partir de um desejo do próprio artista e sua esposa, Maria Coussirat Camargo, e com o apoio de amigos e empresários de Porto Alegre.

Há 22 anos, a Fundação desenvolve ações culturais e educativas com a missão de preservar o acervo, promover o estudo, a divulgação da obra de Iberê Camargo e estimular a interação de seu público com arte, cultura e educação, por meio de programas interdisciplinares. Seu acervo é formado por um núcleo documental, composto de documentos e imagens relacionadas à vida e à obra do artista, e um núcleo com a coleção Maria Coussirat Camargo, que inclui pinturas, gravuras, guaches, desenhos e estudos de Iberê Camargo, obras que o casal acumulou durante a vida.

A sede da instituição, inaugurada em 2008, foi projetada pelo português Álvaro Siza, um dos arquitetos contemporâneos mais importantes do mundo. O projeto recebeu o Leão de Ouro da Bienal de Arquitetura de Veneza (2002) e é mérito especial da Trienal de Design de Milão.

Referência arquitetônica na cidade de Porto Alegre, o prédio possui salas expositivas, átrio, reserva técnica, centro de documentação e pesquisa, ateliê de gravura, ateliê do educativo, auditório, loja, cafeteria, estacionamento e parque ambiental projetado pela Fundação Gaia.

Iberê Camargo

[Restinga Seca, 1914 – Porto Alegre, 1994] - Iberê Camargo é um dos grandes nomes da arte brasileira do século 20. Autor de uma extensa obra, que inclui pinturas, desenhos, guaches e gravuras, Iberê nunca se filiou a correntes ou movimentos, mas exerceu forte liderança no meio artístico e intelectual brasileiro. Dentre as diferentes facetas de sua vasta produção, o artista desenvolveu as conhecidas séries Carretéis, Ciclistas e As idiotas, que marcaram sua trajetória. Grande parte de sua produção, estimada em mais de sete mil obras, compõe hoje o acervo da Fundação Iberê Camargo.

 

 

 

Veja Também