anaguerra@mundocult.com.br

Notícias

OSPA JOVEM ESTREIA EM CONCERTO GRATUITO NA CASA DA OSPA

 

Sob regência de Arthur Barbosa, a sinfônica se apresenta no domingo (14), às 17h, na Casa da OSPA, em um espetáculo comemorativo ao Dia Nacional da França. Os solos de violoncelo serão de Calíope Corrêa, aluna da Escola da OSPA.

No dia 14 de julho, domingo, às 17h, a OSPA Jovem – Orquestra Sinfônica da Escola de Música da OSPA – Conservatório Pablo Komlós realiza um concerto especial, repleto de obras de diferentes épocas e estilos, incluindo trechos de óperas. A apresentação, que acontece na Casa da OSPA, é a primeira da agenda de 2019 e tem o apoio cultural do Consulado Honorário da França em Porto Alegre e Aliança Francesa de Porto Alegre, para celebrar o Dia Nacional da França no concerto. O maestro Arthur Barbosa comanda o grupo orquestral, formado principalmente por alunos do Conservatório. Calíope Corrêa, estudante da Escola e vencedora do 2º Concurso Jovem Violoncelista Solista do RS, interpreta os solos. A entrada franca.

 

Sobre o Programa

O espetáculo inicia com um dos maiores nomes da história da música. Antônio Vivaldi (1678-1741), além de um grande compositor de óperas, foi disruptivo em relação aos antecessores, inovando na forma musical, garantindo maior vivacidade ao concerto. Toda sua melodia é revisitada em ‘‘Concerto em Dó Maior para violoncelo’’.

Na sequência, ‘‘Petite Suite’’, de Claude Debussy (1862-1918), é executada. Compositor e pianista, tem como característica a polivalência, baseada nos ideais do fim do século XIX. Seu estilo se amplifica nos princípios da pintura impressionista, reunindo música orquestral, de câmara, para piano, vocal, ópera e balé.

O concerto segue com Edward Grieg (1843-1907), um dos mais célebres compositores noruegueses de sua geração. Inspirado em Mozart, foi fundamental para a consolidação de um estilo próprio da música do país com a elaboração de uma identidade nacional. Seu modelo é interpretado pelos músicos em ‘‘Suíte Peer Gynt’’.

Os jovens destacam, ainda, uma peça do regente da tarde, Arthur Barbosa. Com cinco anos à frente da Orquestra Jovem da OSPA, atua, também, como violinista, arranjador e maestro, tendo participado como membro da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura do Brasil. Sua maturidade artística é apresentada através da obra ‘‘Suite Brasileira’’.

Para encerrar o concerto, os músicos executam “Suite nº 2”, da ópera Carmen, de Georges Bizet (1838-1875). A obra mais renomada do autor se baseia em uma novela homônima do século 17 e se destaca pelo caráter transgressor.



Concerto da OSPA Jovem

\ Concerto Comemorativo ao Dia Nacional da França //

Quando: Dia 14 de julho, domingo
Horário: 17h
Local: Sala de Concertos da Casa da OSPA

(Av. Borges de Medeiros, 1501 – Centro Administrativo Fernando Ferrari)

ENTRADA FRANCA

 

PROGRAMA

Antonio Vivaldi – Concerto em Dó maior para violoncelo

Claude Debussy – Petite Suite

Edward Grieg – Suíte Peer Gynt

Arthur Barbosa – Suíte Brasileira

George Bizet – Suite Carmen N° 2

Regente: Arthur Barbosa
Solista: Calíope Corrêa

 

 

Galeria de Fotos

 

Veja Também