anaguerra@mundocult.com.br

Notícias

ESPETÁCULO "SOBRE TOMATES, TAMANCOS E TESOURAS" REESTREIA EM SÃO PAULO

 


A Secretaria Municipal de Cultura de SP apresenta a comédia com pitadas de humor negro “Sobre Tomates, Tamancos e Tesouras”, que estreia temporada no Teatro Municipal da Lapa Cacilda Becker em 9 de fevereiro e fica em cartaz até 4 de março, com sessões às sextas e sábados, às 21h e domingos, às 19h. 

Com um roteiro surpreendente, a trama conta a história de Mafalda Mafalda (sim, o nome é duplo mesmo), uma artista de cabaré banida pelo seu público após uma apresentação malsucedida e que agora tenta reconquistar a plateia e se explicar sobre o que realmente aconteceu. 

Interpretado pela atriz e palhaça Andréa Macera, criadora do Encontro Internacional de Mulheres Palhaças e também de uma rede de comunicação e escola que reúne profissionais da palhaçaria, o solo tem direção de Rhena de Faria e produção do Teatro da Mafalda. 

O público é envolvido em um clima de mistério, investigação, humor, com elementos do cotidiano que se misturam a uma narrativa fantasiosa sobre o passado. A protagonista se transforma na ré, no inspetor de polícia, com muitos enigmas a serem desvendados pelo público. 

O espectador, considerado “o público do lado de cá”, logo descobre que algo mais de grave se passou na fatídica apresentação. Algo que envolve o uso de uma tesoura, de tomates e de um pesadíssimo tamanco do Dr. Scholl, que acaba por se constituir em um assombroso caso de polícia. “Nessa história maluca, o público é convidado a mergulhar na vida de Mafalda Mafalda, por meio de flashbacks e de uma narrativa contada totalmente deturpada. A plateia vai se render ao riso nesta comédia de suspense e mistério, recheada de humor negro”, conta Andrea.

 Sabemos que Mafalda Mafalda perdeu a simpatia de seu público anterior. E obviamente não vai querer que o mesmo ocorra com sua nova plateia. Portanto ela vai se servir de todos os artifícios para convencer o público e também um taciturno inspetor de polícia de que ela é inocente e só estava realizando o seu trabalho. 

Sobre “Tomates, Tamancos e Tesouras” também oferece um olhar feminino sobre um universo que costuma ser atribuído aos homens: o sombrio mundo do crime, das armas, do cigarro, da bebida e dos inspetores de polícia. Toda essa trama conta com o toque divertido do circo, do palhaço, neste caso, de uma palhaça nada convencional. 

Além de São Paulo, o espetáculo já passou pelo Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraíba.

 

Sobre Andréa Macera

Andréa Macera é atriz, palhaça e diretora. Desenvolveu grande parte de seus estudos junto ao Grupo LUME – Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da Unicamp e com Sue Morrison, mestra-clown canadense. Nos últimos dez anos, tem voltado a sua pesquisa para a elaboração artística a partir do improviso e da relação com o público. Em 2005, fundou o Teatro da Mafalda, no qual dirige, atua e produz, tendo em seu repertório o espetáculo infantil “Tudo por Um Fio”, com direção de Simone Grande, e o número de palhaça “Eternamente Banha”, com direção de Caco Mattos, entre outros. É também idealizadora e curadora do Encontro Internacional de Mulheres Palhaças de São Paulo.

 

Rhena de Faria

Começou sua formação no grupo Tapa, no Circo Escola Picadeiro e com a Família Medeiros em São Paulo. Durante dez anos coordenou aulas de sapateado para grupos e atores. É palhaça-atleta do “Jogando no Quintal – Jogo de Improvisação de Palhaços”. Em 2007, criou o espetáculo de palhaços “O Eterno Retorno”, ao lado de Marcio Ballas, que teve pré-estreia em Medellín, na Colômbia, e dirigiu o solo “In Memorian”, do palhaço Cizar Parker (César Gouvêa).

 

FICHA TÉCNICA

Roteiro e concepção: Andréa Macera e Rhena de Faria

Atuação: Andréa Macera

Direção: Rhena de Faria

Iluminação/Concepção: Melissa Guimarães

Figurino: Daniel Infantini

Cenário: Abel Saavedra

Iluminador responsável - Adaptação/Operação: Eduardo Brasil

Produção: Teatro da Mafalda

 

Espetáculo “Sobre Tomates, Tamancos e Tesouras”

Temporada: 9 de fevereiro a 4 de março

Dias: sextas, sábados e domingos
Horários: sexta e sábado, às 21h e domingo, às 19h
Local: Teatro Municipal da Lapa Cacilda Becker
Endereço: R. Tito, 295, Lapa, São Paulo – SP
Ingressos: R$ 20,00
Classificação indicativa: 14 anos
Duração: 60 minutos
Não possui estacionamento
Possui ar condicionado
Acessibilidade parcial
Capacidade: 198 lugares
Telefone para informações: (11) 3864-4513

Informações para a imprensa: Cadência Comunicação

Milena Ootuca – 11 99139-8626 / milena.ootuca@gmail.com

Mara Conti – 11 98333-7196 / maracont@gmail.com

www.cadenciacomunicacao.com

CRÉDITO DA FOTO: Michelle França

 

 

Veja Também