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Curso ‘Gestão e Produção Cultural’

 

A gestão e a produção de cultura existem informalmente no mercado de trabalho desde os tempos em que ainda não havia leis de incentivo à cultura ou editais públicos, mas, como formação, essas atividades vêm sendo desenvolvidas e aprimoradas a partir dos anos 80. Dedé Ribeiro é uma das pioneiras na produção cultural e desenvolveu, já naquela década, os primeiros cursos direcionados a produtores. De lá pra cá passaram por seus cursos dezenas de artistas, produtores ou aspirantes a produtores, técnicos e interessados pelo assunto, alguns deles produtores consagrados atualmente. A iniciativa de Dedé Ribeiro acompanhou todas as transformações do cenário cultural. Viu nascer e crescer a gestão de projetos, leis de incentivo, direitos autorais ou mesmo assessoria de imprensa específica para a área. Hoje o mercado é outro e as necessidades e conhecimentos também passaram por grandes mudanças. Dedé Ribeiro agregou ao seu amplo conhecimento, o conhecimento de outros profissionais da área para ministrar as aulas, que abordam o passo a passo da profissão de produtor/gestor cultural com dicas preciosas de como transitar nesse mercado de trabalho. 

Partindo do mercado de trabalho, o aluno conhecerá todas as funções e todos os caminhos para fazer com que um produto cultural chegue ao público. Entre os temas destacam-se a criação de estratégias, formatação de projetos culturais, leis de incentivo, editais públicos, divulgação, direitos autorais, contratos, produção executiva e administração. O time composto também por Luiza Pires, Gil Baumgarten Franco e Bebê Baumgarten, ganhou o reforço de Jack Garcia, produtor executivo com larga experiência Brasil afora!

 

Sobre os professores:


Dedé Ribeiro é jornalista, com pós-graduação em produção cultural pela Universidade de Paris I / Sorbonne, na França e mestre em Artes Visuais pela UFRGS. Desde 1977, atua como produtora cultural, tendo se responsabilizado por shows e discos de Nei Lisboa, Nelson Coelho de Castro, Antonio Villeroy, entre muitos outros. Foi produtora da Unisinos, diretora da Usina do Gasômetro e Coordenadora Geral do Santander Cultural. Foi diretora de produção da programação cultural oficial do Fórum Social Mundial. Trabalhou com turnês de artistas gaúchos e festivais na Europa, notadamente na França, Áustria, Portugal e Suíça. Lecionou em instituições como UFRGS, PUC, UNISINOS, Studio Clio, Castelli e IPA, onde criou o curso de Licenciatura em Música. Sócia criadora da Liga Produção, empresa especializada em projetos e políticas culturais.


Luiza Pires é bacharel em História pela UFRGS. Foi coordenadora administrativa de importantes projetos e centros culturais, como a Casa de Cultura Mario Quintana e o Santander Cultural. Como diretora da Cult Assessoria e Projetos Culturais e, posteriormente, da Liga, Luiza se responsabilizou por mais de 40 projetos realizados integralmente a partir de mecanismos de incentivo à cultura, municipais, estaduais e federais. Também foi professora do Pós Graduação em Produção Cultural da Castelli e sócia diretora da Liga.


Bebê Baumgarten é jornalista com larga experiência em produção e divulgação de eventos culturais e dirige a Bebê Baumgarten Comunicação, empresa pioneira neste segmento cultural e atuante no mercado gaúcho, desde 1990. Estratégias de comunicação e assessoria de imprensa, produção de conteúdo e administração de sites, blogs e páginas nas redes sociais, atendimento à imprensa, organização de entrevistas coletivas estão entre os assuntos do curso abordados no curso, que também contará um pouco da história desse segmento no sul do país. Bebê ministra as aulas de divulgação de eventos culturais (assessoria de imprensa) nos cursos de Dedé Ribeiro (UFRGS; UNISINOS; Centro Cultural Brasil Espanha, Casa Coletânea, Studio Clio) desde os anos 90. Atualmente mantem dois sites de agenda cultural na cidade: www.cenicas.com e www.bebebaumgarten.com.

 

Gil Baumgarten Franco, advogado, graduado pela Pontifícia Universidade Católica do Estado do Rio Grande do Sul é especialista em Processo Civil pela Universidade Federal do Estado do Rio Grande do Sul. É Secretário-Geral da Comissão Estadual do Jovem Advogado da OAB/RS e Membro das Comissões de Assistência, Defesa e Prerrogativas da OAB/RS e de Fiscalização do Exercício Profissional da OAB/RS, nomeado para o triênio 2016-2019.

 

Jack Garcia tem anos de experiência em liderança de equipes e otimização de processos, e hoje se dedica exclusivamente à produção cultural. É músico e foi responsável por turnês de bandas nacionais e internacionais. Cursou "Produção e Gestão Cultural" no StudioClio, em Porto Alegre e, em 2011, passou a gerenciar a produção executiva da Liga Produção Cultural, onde hoje é diretor. Realizou trabalhos de destaque como a direção técnica e produção logística de três edições do Festival do Teatro Brasileiro; festival de artistas gaúchos, realizado em Montevidéu no Uruguai; produção executiva de turnês nacionais; shows e exposições.

 


Programa:
- Apresentação e Metodologia
- As empresas de produção / Mercado de Trabalho / Redes
- A visão estratégica dentro da Gestão e da Produção Cultural
- A escolha do produto / decupagem da estrutura
- Tipos de projeto / alternativas de financiamento
- Mecanismos de Incentivo a Cultura
* Leis de incentivo: Mecenato (Rouanet) / LIC –RS Prócultura
* Fundos: FAC / Fumproarte
* como funcionam e como participar
* detalhamento dos formulários da Lei Rouanet
* envio e acompanhamento dos trâmites
- Editais públicos e políticas culturais de empresas privadas ou instituições.
- Orçamentos e plano de mídia
- Projetos para venda (como formatar e como apresentar)
- Captação de recursos
- Construção do check-list/ produção executiva

- Assessoria de imprensa / Conteúdo e forma de envio de material de imprensa / Mailings e ferramentas de trabalho/ Entrevistas / Clipagem / Valoração de clipping / Redes sociais
- Direitos autorais / contratos
- Relatórios finais / Borderôs / Pós-Produção

 


Curso de Gestão e Produção Cultural 2017 

19 de fevereiro e 02 de março de 2018

De segundas a sextas, das 9h30 às 12h30

Centro Histórico-Cultural da Santa Casa – Av. Independência, 75 


Valores:
R$ 1.100,00 ou 03 parcelas de 400,00

Desconto para produtores com DRT – R$ 1.000,00 (à vista) – válido para inscrições até 15 de janeiro de 2018

Possibilidade de módulos isolados após o preenchimento das 20 vagas. Diária de R$ 200,00 (necessário reservar com antecedência). Consultar data de cada tema no site www.liga.art.br

Informações e inscrições: (51) 3018.1848 / http://liga.art.br/?pg=5831

De segunda a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 18h

Mais informações: www.liga.art.br

 

 Foto: Sal Fotografia

 

 

 

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