anaguerra@mundocult.com.br

Notícias

CÂMARA RIO-GRANDENSE DO LIVRO E GOVERNO DO ESTADO PROMOVEM SEMANA ESTADUAL DO LIVRO


Estimular o hábito da leitura em jovens e adultos é o objetivo da Semana Estadual do Livro e do Incentivo à Leitura, que de 17 a 24 de abril de 2019 oferecerá uma programação em sua maior parte gratuita, promovida pela iniciativa da Câmara Rio-Grandense do Livro (CRL) e Governo do Estado do RS, com apoio da Associação Gaúcha de Escritores (AGES) e Academia-Riograndense de Letras (ARL). Estão previstas palestras, exibição de filmes, espetáculos, feiras e mesas redondas, entre outras atividades. Escolas, bibliotecas, livrarias, editoras, distribuidoras de livros, municípios, entidades culturais e outros parceiros que pretendam realizar ações destacando o livro, a leitura podem inscrever seus projetos por meio de formulário (link: https://goo.gl/forms/w0YaDry1SuOqSLPs1), para que conste na agenda do evento.


Integrada ao calendário oficial do Rio Grande do Sul desde 2015, a iniciativa envolve a Secretaria da Educação do RS e Secretaria da Cultura do RS, através de suas instituições: Instituto Estadual do Livro (IEL), Biblioteca Pública do Estado (BPE), Biblioteca Lucília Minssen, Cinemateca Paulo Amorim e Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), que sediará muitas ações. A programação completa está no link ielrs.blogspot.com.br e mais informações podem ser obtidas pelos e-mails iel@sedac.rs.gov.br e sonia@camaradolivro.com.br.


SEMANA DO LIVRO
A Câmara Rio-Grandense do Livro (CRL) criou a Semana do Livro em 2005, para marcar a passagem do Dia Nacional do Livro Infantil – 18 de abril (nascimento de Monteiro Lobato) e do Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor – 23 de abril – instituído pela Unesco em 1995. Desde sua primeira edição, foram mobilizados parceiros de várias regiões do Estado que se dispuseram a promover ações que pusessem em destaque no período o livro, a leitura e a literatura.
Em 2015 o evento ganhou nova dimensão, ao ser promulgada a Lei 14.673/15, e passou a constar no Calendário Oficial de Eventos do Estado do RS, sob a denominação de Semana Estadual do Livro e do Incentivo à Leitura. Assim, ficou estabelecido que ocorreria anualmente, de 18 a 24 de abril, e que as escolas estaduais e as bibliotecas públicas deveriam se integrar à sua programação. Desde então, passou a ser realizada em conjunto pelo Governo do Estado e pela CRL com a adesão de escolas, bibliotecas, livrarias, editoras, autores e outros parceiros, comprometidos com a construção de uma sociedade mais leitora.

DIA MUNDIAL DO LIVRO
A instituição do dia 23 de abril pela Unesco internacionalizou uma antiga tradição da Catalunha, onde, nesta data, comemora-se o Dia de São Jorge
padroeiro daquela província espanhola e recorda-se o falecimento do escritor Miguel de Cervantes, ocorrido em 1616. De acordo com o costume catalão, os livreiros entregam uma rosa juntamente com cada livro vendido neste dia e muitas pessoas presenteiam com livros e rosas seus amigos e familiares. Uma rosa por São Jorge, um livro por Cervantes, este é o lema. A partir de 1995, a Unesco estendeu sua homenagem ao escritor inglês William Shakespeare, também falecido em 23 de abril de
1616, e passou a estimular os estados-membros a desenvolverem iniciativas próprias nesta data. Atualmente, autores, editores, professores, livreiros, meios de comunicação e bibliotecas, entre outros profissionais e entidades, mobilizam-se, em todo o mundo, para que o livro esteja na pauta do dia.


Serviço:
Data: de 17 a 24 de abril de 2019.
Locais:
Auditório da Caixa Econômica Federal/CEF (Andradas, 1000)
Casa de Cultura Mario Quintana/CCMQ (Andradas, 736)
Biblioteca Pública do Estado/BPE (Riachuelo, 1190, esquina com General Câmara)
Informações: ielrs.blogspot.com.br e e-mails iel@sedac.rs.gov.br e
sonia@camaradolivro.com.br.
Entrevistas: Com a diretora do Instituto Estadual do Livro (IEL), Patrícia
Langlois, pelo telefone (51) 98187-0743; Sônia Zanchetta, da Câmara Rio-
Grandense do Livro (CRL) e/ou Maria do Carmo Mizetti, da Secretaria de Edu-
cação (apenas sobre o seminário de abertura).


FOTO: JOSIELE SILVA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Veja Também