anaguerra@mundocult.com.br

Notícias

ORQUESTRA SINFÔNICA DE CARAZINHO APRESENTA AS QUATRO ESTAÇÕES DE VIVALDI

 

No próximo dia 27 de abril, um sábado, às 20h30min, acontecerá a abertura da temporada 2019 da Orquestra Sinfônica de Carazinho. A Igreja Bom Jesus receberá em seu palco cerca de 50 músicos, entre membros da Orquestra e do Coral da Academia de OSINCA, além de dois solistas convidados, o violinista Giovani dos Santos e o tenor Luiz Carlos Wiedthauper. A exibição contará com a regência e direção musical do Maestro Fernando Cordella.

A noite será inteiramente dedicada ao compositor italiano Antonio Vivaldi. A primeira peça a ser apresentada será Juditha Triumphans, um oratório composto em 1716, quando Veneza corria o perigo de ser invadida por seus inimigos otomanos. Essa composição tinha por objetivo levantar o moral dos habitantes da cidade.

A performance seguirá com os famosos concertos das Quatro Estações: primavera, verão, outono e inverno. O maestro Fernando Cordella transitará por cada uma dessas estações, explicando ao público sobre os detalhes musicais criados por Vivaldi. Através da música, o compositor italiano representou fenômenos naturais como as gotas da chuva, o vento e trovões. As Quatro Estações foram compostas em 1723 e estão entre as principais peças de música barroca.

 

SOBRE OS SOLISTAS

O violinista GIOVANI DOS ASSUNTOS é aluno de Emanuelle Baldini e Bacharel em Música pela UFRGS sob a orientação de Hella Frank, Giovani dos Santos tem grande atuação no cenário musical rio-grandense. Já gravou com Affetti Barocchi, Orquestra Sinfônica da Universidade de Caxias do Sul, Orquestra Unisinos-Anchieta, Musica Antiqua Clio, entre outros. Atualmente é violinista na Sphaera Mundi Orquestra, Orquestra de Câmara da ULBRA, Spalla da Orquestra de Câmara Theatro São Pedro e Spalla e Professor Titular da Orquestra Sinfônica de Carazinho.Venceu o Concurso Jovens Solistas da Fundarte 2010, executando o Concerto em Sol maior de Joseph Haydn. Participou do Deutsch-Skandinavische Jugend-Philharmonie 2011 em Berlim, a convite de Leon Spierer, em seguida aprimorando-se com Michael Gehlmann em Wuppertal. Foi selecionado como bolsista integral do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão 2015.

O tenor LUIZ CARLOS WIEDTHAUPER é natural de Não-Me-Toque e iniciou suas atividades de canto aos 22 anos como coralista. Em festivais de canto, conquistou os seguintes prêmios: Em 2006, 2°.lugar no festival nacional de música Italiana de Indaiál/SC, em 2010 e 2011, 1°. Lugar no FEST’ITÁLIA de Palma Sola – SC e em 2013 obteve o 2° lugar neste festival. Em 1999 estreou na ópera “O Guarany” de Carlos Gomes no papel de Pery em Carazinho e em 2000 na segunda edição apresentada no Theatro São Pedro em Porto Alegre. Nos anos 2001, 2006, 2011 e 2013 também cantou na Alemanha. Ele fala em seis idiomas e canta em nove.

 

SOBRE A ORQUESTRA SINFÔNICA DE CARAZINHO

A Orquestra Sinfônica de Carazinho conta com a coordenação e regência de Fernando Cordella, premiado músico e maestro, requisitado por orquestras dentro e fora do Estado. O projeto iniciou há 11 anos, com o objetivo de formar jovens músicos na região de Carazinho, Rio Grande do Sul. Hoje é o maior polo cultural da região noroeste do Estado, levando música aos ouvidos de mais de 25 mil pessoas.

 

SERVIÇO:

ORQUESTRA SINFÔNICA DE CARAZINHO apresenta AS QUATRO ESTAÇÕES, de Antonio Vivaldi

Data e horário: 27 de abril, sábado, 20h30min

Local: IGREJA BOM JESUS – Rua Padre Ramos, 30, junto à Praça Albino Hilebrant

Ingressos: R$ 90,00 (plateia VIP), R$ 30,00 (plateia geral)

Pontos de venda: Bio Store (Avenida Pátria, 264) e na Secretaria da Igreja Bom Jesus.

Informações e ingressos: fone (54) 99980.5728

Foto: Tom Silveira

 

 

 

Veja Também