anaguerra@mundocult.com.br

Notícias

GRAVURA GALERIA DE ARTE EXIBE CURTA DE MARIA INÊS RODRIGUES EM ABERTURA DE NOVAS EXPOSIÇÕES

 

No dia 10 de abril, quarta-feira, as salas da Gravura Galeria de Arte serão ocupadas por duas novas exposições que permanecerão até o final do mês.Na Sala Nova, a galeria recebe uma exposição retrospectiva da artista visual Maria Inês Rodrigues, que apresenta ao público um recorte particular e afetivo em torno de suas obras. Além disso, no dia da abertura, em conjunto com a inauguração de sua exposição, acontece a exibição de pré-lançamento do documentário "Parte de Mim", curta-metragem que conta a trajetória de Maria Inês no mundo artístico. Já na Sala Negra, serão instalados os quadros de Josephina Kern, em sua mostra "TRANSformações". Encantada pelas obras de Egon Schiele, pintor austríaco do início do século XX, Josephina transforma os homens de Egon em mulheres, com uma imensa sensibilidade e atenção às questões de identidade de gênero.

O documentário “Parte de Mim” é um retrato intimista sobre a personalidade e trajetória de Maria Inês. Por meio de uma costura sutil entre o registro de confissões e realizações estéticas, o filme convida o espectador ao ateliê da artista para uma conversa íntima e espontânea, que o leva a sentir-se cúmplice de seu processo criativo. Como quem revela confidências, Maria Inês discorre sobre sua visão de arte e de mundo, sua trajetória, suas paixões e anseios e suas concepções de gravura, desenho e pintura, em meio ao exercício concreto destas atividades. O filme tem direção de Claudio Santana, com co-autoria do roteiro e produção da própria artista.

A exposição retrospectiva de Maria Inês apresenta suas gravuras e pinturas, mostrando todo o seu processo criativo inspirado no inconsciente. A figura humana é uma presença recorrente em suas obras, mas sempre reinterpretada em diversas versões de estranhos seres que remetem ao realismo fantástico, convivas de algum circo imemorial, vagos anjos, mulheres de formas voluptuosas e enigmáticas.

Em "TRANSformações", Josephina Kern se inspira nos trabalhos de Egon Schiele, pintor que, para os padrões morais de sua época, era visto como alguém de vida questionável. Mas, para Josephina, o que importa é o talento e os traços que o artista colocava em suas obras. Por conta disso, a artista transforma os homens de Egon em mulheres em seus quadros, no intuito de levantar questionamentos sobre os diversos assuntos que envolvem o tema da identidade de gênero, mas de uma forma sensível e suave.

 

Sobre Maria Inês Rodrigues

Nascida em Porto Alegre, Maria Inês iniciou seus estudos de desenho aos quatorze anos com os artistas Vasco Prado e ZoraviaBettiol. Em 1969 estudou gravura em Metal na Slade School em Londres com Bartolomeu dos Santos, e pintura com Ado Malagoli e Iberê Camargo. Formada em Artes Plástica pela UFRGS, Maria Inês é dona de um conhecimento técnico aprofundado sobre os procedimentos acerca da gravura e por conta disso, desenvolveu uma significativa carreira, produzindo várias séries de peças de grande qualidade, ao longo de mais de 30 anos de trajetória. Seus trabalhos estão presentes em acervos importantes de museus no Brasil (MARGS, MASP, MAB-FAAP SP) e em diversas coleções particulares, no país e no exterior.

 

Sobre Josephina Kern

Josephina Kern, 88 anos, é natural de Cruz Alta e tem formação em Ciências e Letras pela Universidade de Cruz Alta. Já inserida no mundo artístico, Josephina cursou cerâmica em Porto Alegre e São Paulo, e também cursou vidro em São Paulo, Buenos Aires, e em Sorano, na Itália. A artista já realizou diversas exposições no Rio Grande do Sul, nas cidades de Porto Alegre, Cruz Alta, Pelotas e Santa Maria, mas também já expôs em estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Pará, Rio Grande do Norte, Paraná e Pernambuco.

 

Abertura da exposiçãoTRANSformações, de Josephina Kern, e da exposição retrospectiva de Maria Inês Rodrigues, em conjunto com a exibição do filme Parte de Mim

Data: 10 de abril de 2019

Horário: 18h30

Local: Gravura Galeria de Arte (Rua Corte Real, 647)

Visitação: de 10 de abril a 4 de maio

De segunda a sexta das 9h30 às 18h30, e sábado das 9h30 às 13h30.

 

 

Veja Também