anaguerra@mundocult.com.br

Notícias

VIRADA SUSTENTÁVEL PORTO ALEGRE COMEÇA NO DIA 05



Começa nessa sexta-feira, 5 de abril, a 4ª edição da Virada Sustentável Porto Alegre, que apresenta 175 atrações culturais e atividades gratuitas, como seminários, oficinas, espetáculos musicais, mostras de cinema, feiras de inovação, comida sustentável, rodas de conversa, espetáculos teatrais e circenses, saraus, atividades de lazer e esportes, exposições de artes visuais, atividades inclusivas e com acessibilidade, além de ações de sustentabilidade e recolhimento de resíduos. A programação completa pode ser encontrada no site https://www.viradasustentavel.org.br/poa/virada-sustentavel-porto-alegre-2019/programacao.html ou no aplicativo POA na Rua (para android e IOS) http://poanarua.com.br. A abertura oficial do evento acontece no Theatro São Pedro, no dia 5 de abril, às 9h, por ocasião do início do Seminário POA Inquieta, que marca o início do festival.

A Virada será realizada nos dias 5, 6 e 7 de abril de 2019 (sexta, sábado e domingo) em diferentes locais e em cinco Ecopontos principais da Capital Gaúcha: Associação Cultural Vila Flores (com diversos espetáculos multiartísticos, uma feira de inovação e sustentabilidade, e diversas oficinas e atividades literárias); a Casa de Cultura Mario Quintana (onde programação será realizada exclusivamente por pessoas do gênero feminino); o Parque da Redenção (com intensa programação socioambiental, infantil e de comida saudável, além da Serenata Iluminada e da exposição O Mundo em Movimento - que aborda a questão dos deslocamentos humanos); o Centro Cultural da UFRGS (com uma programação eclética de artes, projeções audiovisuais e um seminário com foco no tema "Amazônia"); e a Praça Júlio Mesquita e a Orla Moacyr Scliar (onde a ênfase será dada pela exposição Os ODS na Virada, além de música, teatro de rua, dança, espetáculos circenses, oficinas e rodas de conversa). Esta edição da Virada conta também com uma série de programações com acessibilidade, com audioguias, audiodescrição e tradutores de LIBRAS em vários espetáculos e oficinas.

Além dos Ecopontos que concentram a maior parte da programação, a Virada também vai acontecer em diferentes bairros e locais da Capital gaúcha, como Vila Planetário, Morro da Cruz, Bom Jesus, Belém Novo, Vila Assunção, Vila Pinto, Centro Histórico (Theatro São Pedro, Morro da Formiga e Chalé da Praça XV), Parque Marinha do Brasil, Parque Germânia, Rua Cônego Viana - Rio Branco, Casa Guandu, Aldeia da Fraternidade, Moma Coworking, SESC Campestre, Casa do Artista Riograndense, Simplify, faculdade FACTUM, Unisinos Porto Alegre, Tecnopuc, Colégio Americano, Casamundi, Fundação Iberê Camargo e Shopping Total. Serão mais 40 atividades e atrações culturais descentralizadas.

Nesta edição, a Virada Sustentável Porto Alegre criou 11 roteiros - as Trilhas -, que agrupam as atividades por interesses específicos: Atividades descentralizadas, Bem-estar, Comida sustentável, Consumo responsável, Migrações e deslocamentos, Mudanças climáticas, Mulheres na Virada, Música, Saraus e literatura, Teatro, dança e circo, e Viradinha (trilha infantil). Cada trilha está ligada a um ou mais Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS) e dão a dimensão da amplitude do evento. Como a sustentabilidade é um tema transversal, algumas atividades compõem mais de uma Trilha.

O principal objetivo do evento é chamar a atenção para as diversas questões da sustentabilidade, adotando como referência a Agenda 2030 da ONU com seus 17 ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Nesta edição, a Virada vai abordar principalmente temas como a redução das desigualdades sociais (em especial as questões dos imigrantes e refugiados), consumo consciente, saúde e bem estar, parcerias, igualdade de gêneros e mudanças climáticas.

A Virada Sustentável Porto Alegre é apresentada pelo Ministério da Cidadania / Governo Federal e pela Braskem, com Patrocínio Master da Liberty Seguros | Patrocínio e chancela de Neutralização de CO2 do evento: CMPC | Patrocínio: UBER Eats | Apoio Empresarial: RBS TV e Zaffari | Realização: Instituto Virada Sustentável | Correalização: PMPA - Prefeitura Municipal de Porto Alegre e SMAMS - Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade | Parcerias: Governo do Estado do RS - Casa de Cultura Mário Quintana e Theatro São Pedro, Centro Cultural da UFRGS, Associação Cultural Vila Flores, Fundação Gaia, Fundação Iberê Camargo, Fecomércio-RS/Sesc/Senac, NET Impact, Barco Cisne Branco, Movimento POA Inquieta | Apoio especial: UniRitter e NIC.br | Apoio de mídia: RBS TV, BandNews e Metro Jornal Porto Alegre | App da Virada: POA Na Rua | Financiamento: Ministério da Cidadania / Governo Federal.

 

Virada Sustentável Porto Alegre - 4ª edição
Dias 5, 6 e 7 de abril de 2019

Seminários | oficinas | espetáculos musicais | mostras de cinema | feiras de inovação | comida sustentável | rodas de conversa | espetáculos teatrais e circenses | saraus | atividades de lazer e esportes | exposições de artes visuais | ações de sustentabilidade e recolhimento de resíduos | atividades inclusivas e com acessibilidade

 

 

175 atividades e atrações gratuitas
Ecopontos:

Parque da Redenção | Parque Farroupilha - Av. João Pessoa, s/n - Cidade Baixa

Casa de Cultura Mario Quintana | Rua dos Andradas, 736 - Centro Histórico

Associação Cultural Vila Flores | Rua São Carlos, 759 - Floresta

Praça Júlio Mesquita e Orla Moacyr Scliar | Centro Histórico - em frente à Usina do Gasômetro

Centro Cultural da UFRGS | Campus Central - Rua Eng. Luiz Englert, 333 - Farroupilha

 

Programação completa no site, com busca por data, local, horário e categorias: https://www.viradasustentavel.org.br/poa/virada-sustentavel-porto-alegre-2019/programacao.html 

Programação por Trilhas / circuitos (Atividades Descentralizadas, Migrações e Deslocamentos, Mulheres na Virada, Viradinha, Música, Consumo Responsável, Mudanças Climáticas, Saraus e Literatura, Comida Sustentável, Bem estar, Teatro, Dança e Circo): https://www.viradasustentavel.org.br/poa/virada-sustentavel-porto-alegre-2019/trilhas.html

Acompanhe a programação da Virada também pelo POA Na Rua. Baixe o aplicativo para Android e IOS em http://poanarua.com.br/

Facebook: www.facebook.com/viradasustentavelpoa

Instagram: @viradasustentavelpoa

 

Conheça os temas de 2019
ODS 3 - SAÚDE E BEM ESTAR - Palavras-chave: saúde física e mental, combate à doenças, acesso à tratamentos; qualidade do ar, da água e do solo; combate ao tabaco.

ODS 5 - IGUALDADE DE GÊNERO - Palavras-chave: igualdade de gênero; empoderamento de mulheres e meninas; direitos das mulheres, mulheres em cargos de liderança, diferença salarial, violência doméstica.

ODS 10 - REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES - Palavras-chave: desigualdade étnica, racial, religiosa, econômica; violência; imigrantes e refugiados.

ODS 12 - CONSUMO E PRODUÇÃO RESPONSÁVEIS - Palavras-chave: empreendedorismo, feiras, brechós, orgânicos, negócios sociais, economia circular, negócios locais, matéria prima sustentável, trabalho justo.

ODS 13 - AÇÃO CONTRA MUDANÇA GLOBAL DO CLIMA - Palavras-chave: redução do desmatamento, preservação de florestas, agricultura de baixo carbono, mobilidade sustentável, gestão de resíduos, energias renováveis, mercado de carbono, acordo de paris.

ODS 17 - PARCERIAS E MEIOS DE IMPLEMENTAÇÃO - Palavras-chave: lideranças ambientais históricas; habilidade de estabelecer redes, acordos internacionais, ecossistemas locais.

 

 

 

 

 

 

Veja Também