anaguerra@mundocult.com.br

Notícias

MAGNA SPERB LANÇA CATÁLOGO DA EXPOSIÇÃO PELE E SOMBRA



No dia 10 de abril, quarta-feira, a partir das 17h, a artista visual Magna Sperb lança o catálogo da exposição Magna Sperb / Pele e Sombra, atualmente em cartaz no Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli - MARGS. O evento de lançamento inclui visita mediada pela artista à exposição e um bate-papo sobre seu processo de criação, junto com o curador André Venzon. A entrada é franca e, na ocasião, o catálogo será vendido na loja do MARGS a R$ 20,00.

Com 64 páginas, o catálogo apresenta a exposição Magna Sperb / Pele e Sombra, com textos de André Venzon, Renato Rosa (coautor do Dicionário de Artes Plásticas do RS), Paulo Amaral (ex-diretor do MARGS e atual presidente do IBRAM) e Felipe Caldas (doutor em História, teoria e Crítica da Arte). As imagens são de Nilton Santolin e Denise Wichmann. O projeto gráfico é de Vitor Rolim Mesquita, da editora Pubblicato. Conheça a publicação: www.pubblicato.com.br/magnasperb

 

Sobre a exposição
Com curadoria de André Venzon, a exposição Magna Sperb / Pele e Sombra - que fica em cartaz no MARGS até o dia 12 de maio - apresenta 15 esculturas em aço carbono oxidado, produzidas entre 2016 e 2018.

As peças inspiradas em elementos orgânicos e artesanais - como tramas, redes, telas, panos, cipós, galhos, cascas, raízes, teias e ninhos - são tapeçarias metálicas finas e delicadas que, colocadas sob a luz, projetam sombras em formas de desenhos, sugerindo movimento e leveza. Os estudos de tramas, cuidadosamente colecionados pela artista, são o ponto de partida para a criação das esculturas de Pele e Sombra. Magna redesenha essas tramas e as tece digitalmente, trabalhando em seguida o aço carbono com corte a laser. As peças são dobradas e amassadas à mão e expostas às intempéries do tempo, para adquirir textura.

Para o curador, mais que o reconhecimento da trajetória artística de Magna Sperb - que trabalha no campo do desenho, da pintura, da fotografia e da escultura -, a exposição propõe a expansão de sua obra. Conhecida no meio da arte e também da arquitetura - Magna prestou assessoria em cor para projetos arquitetônicos durante quinze anos - a artista retoma a poética da transformação, que caracterizou etapas anteriores da sua pesquisa artística no campo da representação. Clique aqui para ler o texto curatorial: https://goo.gl/fcU8o6.

Patrocínio: Banrisul, BRDE e Sulgás. Apoio: Tintas Killing, Café do MARGS, Arteplantas, Celulose Riograndense, Oliveira Construções e AAMARGS. Realização: Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli - MARGS 

 

Lançamento do catálogo Magna Sperb / Pele e Sombra
Dia 10 de abril, quarta-feira, a partir das 17h

MARGS - Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli

Praça da Alfândega - Centro Histórico - Porto Alegre- RS

www.margs.rs.gov.br | www.facebook.com/margsmuseu | www.twitter.com/margsmuseu 

 

17h - Visita mediada à exposição com a artista (Galeria Iberê Camargo, 2°andar)

17h30 - Conversa com Artistas - Magna Sperb. Mediação de André Venzon, curador da exposição (auditório)

18h30 - Lançamento do catálogo e sessão de autógrafos (auditório) 

 

Ficha técnica da publicação:

Título: Magna Sperb / Pele e Sombra

Autores: André Venzon, Paulo Amaral, Renato Rosa, Felipe Caldas e Magna Sperb

Editora: Pubblicato

Projeto gráfico e diagramação: Vitor Rolim Mesquita / Pubblicato

Formato: 15 x 21 cm / edição colorida / 64 páginas

ISBN: 978-85-66940-15-2

Preço: R$ 20,00

 

Exposição Magna Sperb / Pele e Sombra
Curadoria: André Venzon

Local: Galeria Iberê Camargo, 2°andar - MARGS - Museu de Arte do Rio Grande do Sul

 

Praça da Alfândega - Centro Histórico - Porto Alegre- RS

Visitação: de 6 de fevereiro a 12 de maio de 2019

Horário: de terça a domingo, das 10h às 19h

Entrada Franca 

 

Sobre a artista
Magna Sperb nasceu, vive e trabalha em Novo Hamburgo/RS. Possui Pós-Graduação em Poéticas Visuais e Processos Híbridos, Pós-Graduação em Artes Visuais, Especialização em Cor e é formada em Licenciatura em Desenho e Plástica pela Feevale. Desenvolve sua pesquisa em desenho, pintura, fotografia e escultura. Foi professora de História da Arte e Educação Artística na rede de ensino pública e privada. Durante quinze anos prestou assessoria em cor para projetos de arquitetura. É uma das idealizadoras do Mesa de Arte na Praça, um projeto de ocupação artística contemporânea para formação de público. Desde 2007 participa de exposições coletivas no Brasil e exterior. Dentre as individuais destacam-se: Recortes (IAB/RS - Porto Alegre, 2014), Metamorfose (MAC/RS - Porto Alegre, 2011) e (Des)Encontros (Usina do Gasômetro - Porto Alegre, 2009). Suas obras fazem parte dos acervos do MARGS, do MAC e do IAB/RS.

www.magnasperb.com.br

 

FOTO: Nilton Santolin

 

 

Veja Também