anaguerra@mundocult.com.br

Notícias

INSTITUTO LING APRESENTA NOVIDADES NA PROGRAMAÇAO

 

A partir do dia 14 de março, o Instituto Ling, em Porto Alegre/RS, lança a programação do primeiro semestre de 2019, com novidades na agenda. Com oferta de atividades em diferentes áreas do saber, a programação do Instituto Ling para 2019 inclui cursos livres, palestras, oficinas, contemplando áreas do saber como Arte, Literatura, Cinema, Temas Contemporâneos, Ciência, Economia, Mente e Gastronomia. A agenda traz, ainda, espetáculos nas áreas de música, teatro e dança e exposições de artes visuais com ingressos acessíveis ou gratuitos, além de atividades voltadas ao público infantil.

Confira abaixo as novidades da programação e acesse https://institutoling.org.br/agenda-cultural para ver a agenda completa dos próximos meses.

 

Empreendedorismo 360º

Dedicado a quem quer criar a sua startup ou já criou, o programa Empreendedorismo 360° é composto por diferentes módulos, voltados a temas específicos da criação ou da gestão do negócio. Cada módulo conta com a expertise de um especialista no tema, além da participação de um empreendedor convidado, para dividir com os participantes a sua experiência. Serão quatro módulos, que podem ser cursados de maneira independente, a partir de abril. O programa será lançado no dia 27 de março, com a palestra Perspectivas econômicas do novo governo: o que esperar para 2019. Nesta palestra, o economista, professor e consultor econômico Marcelo Portugal faz uma avaliação dos primeiros meses do novo governo e tenta projetar possíveis cenários econômicos para o ano de 2019. Com foco na avaliação de questões macroeconômicas, Marcelo analisa os pontos centrais que desafiam a equipe do atual presidente, como as reformas da previdência e fiscal, a alta taxa de desemprego, as complexidades burocráticas e o baixo nível de confiança dos investidores.

 

Café no Ling

Os jornalistas Tania Carvalho e Ivan Mattos comandam o Café no Ling - uma série de encontros mensais gratuitos com escritores, músicos, cineastas, psicanalistas e outros convidados para uma roda de conversa. No primeiro encontro, que acontece no dia 15 de março, o Café no Ling recebe a escritora Letícia Wierzchowiski para conversar sobre a história do Rio Grande do Sul, a Casa das Sete Mulheres, Anita & Garibaldi e outros temas.

 

Clube de Leitura

A programação do Clube de Leitura é composta por encontros mensais dedicados à leitura e à discussão de romances referenciais na literatura mundial. O projeto estreia no dia 25 de março, com a jornalista Claudia Laitano comentando a obra prima de Marcel Proust, Em Busca do Tempo Perdido.

 

Cine Sentidos
Realizado em parceria com a curadoria de cinema independente LORA, o projeto Cine Sentidos é uma programação composta de exibição de filmes independentes nacionais e internacionais acompanhados de uma experiência sensorial que irá trabalhar os cinco sentidos: tato, visão, audição, paladar e olfato. Cada experiência conta com um convidado que irá explorar a vivência sensorial por meio de intervenções com o público. O primeiro evento é o Cine Pausa - uma experiência de reenergização coletiva através da metodologia Body Talk, facilitada pela sutilizadora corporal Carina Sehn, a partir da exibição do filme Corpo e Alma (2017), de Ildikó Enyedi. O Cine Pausa será realizado no dia 30 de março.

 

Programação musical
A programação de música do Instituto Ling, com curadoria de Carlos Branco, tem se caracterizado como uma das principais alternativas para se ter acesso à música erudita, ao jazz e à música instrumental brasileira em Porto Alegre. Os projetos vêm atraindo um público crescente e se solidificando também como uma das principais atrações culturais da cidade, com ingressos acessíveis.

A primeira atração do ano é um encontro entre o Choro e a flauta tradicional japonesa, com o internacionalmente reconhecido maestro Laércio de Freitas e o flautista Shen Ribeiro, que se apresentam no dia 14 de março. Ainda em março, no dia 28, o Instituto Ling traz o Sexteto Gaúcho, lançando seu disco de estreia, Bicho Solto, e apresentando a sonoridade tradicional dos conjuntos brasileiros de choro.

 

Oficina de Choro
Em 2019, o Instituto Ling passa a abrigar o projeto de educação musical Oficina de Choro, que está com inscrições abertas para as aulas do primeiro semestre: Acompanhamento de samba-choro, Solo de Choro, Novos Chorões (para iniciantes), Harmonia e Composição de choro, Choro Novo! e Canto Popular. Podem participar músicos de diversos instrumentos - como violão, cavaquinho, bandolim, pandeiro, sopros e teclas - e teoria musical, além de canto e prática de conjunto com formação de grupos.

As aulas são gratuitas e a ficha de inscrição, horários e pré-requisitos podem ser acessados pelo site www.oficinadechoro.com.br até o dia 15 de março. As vagas são limitadas e os interessados são submetidos a um processo de seleção, de acordo com o nível de conhecimento musical e preenchimento das vagas. As aulas terão início em 16 de março.

 

Artes Visuais - Exposição do artista Daniel Senise
A exposição do artista carioca Daniel Senise, com curadoria de Daniela Name, será inaugurada no início de abril. A mostra pensada para o Instituto Ling é um conjunto de cinco pinturas de grande formato que retratam salões de museus ao redor do mundo e cinco aquarelas que reproduzem os desenhos dos pisos de madeira de importantes instituições culturais. Ainda em 2019, estão previstas exposições dos artistas Sergio Sister e Romy Pocztaruk.

 


Informações úteis
O Instituto Ling possui estacionamento pago, com 40 vagas, e bicicletário gratuito em dois pontos: um localizado dentro do estacionamento e outro na parte externa do prédio, com 32 vagas

O transporte coletivo de Porto Alegre conecta o centro cultural a diversas regiões da cidade de Porto Alegre. As linhas de ônibus mais próximas são: T2, T2A, T11, T11A, T12, T12A, T13, 344.2, 432, 671 e a lotação João Abbot.

Acessibilidade: o prédio do Instituto Ling foi projetado para propiciar comodidade e autonomia aos portadores de deficiência, além de oferecer excelente conforto térmico e acústico. O Instituto Ling possui o Selo de Acessibilidade da Prefeitura de Porto Alegre, conforme o Decreto nº 15.752 de 05 de dezembro de 2007, que atesta o atendimento da instituição às pessoas com diferentes características antropométricas e sensoriais, de forma autônoma, segura e confortável. O centro cultural oferece também a possibilidade de contratação de um intérprete de Libras, além do acesso à audiodescrição do acervo de artes visuais, dos espaços do prédio e paisagismo. Todo material de audiodescrição se encontra disponível em tablets fornecidos pelo Instituto Ling.

Ação educativa: o Instituto Ling conta com uma equipe de monitoria dedicada a realizar Ações Educativas para escolas ou grupos. As ações acontecem através de visitas guiadas e oficinas especialmente desenvolvidas a partir dos temas relacionados ao acervo e à exposição em cartaz. Também é possível realizar visitas técnicas, com foco no projeto arquitetônico e paisagístico do centro cultural. Para agendar uma visita, escreva para o e-mail educativo@institutoling.org.br ou ligue para (51) 3533-5700. Às instituições públicas ou filantrópicas, o centro cultural também oferece transporte gratuito, de acordo com a disponibilidade de agenda.

 https://institutoling.org.br

Endereço: Rua João Caetano, 440 | Bairro Três Figueiras | Porto Alegre

Fone: 51 3533-5700 | Email: instituto.ling@institutoling.org.br

 

 

 

Veja Também