anaguerra@mundocult.com.br

Notícias

MOSTRA ARQUEOLOGIA DO CAMINHO CHEGA À FRANÇA

 

O projeto LEANDRO MACHADO – Arqueologia do Caminho, que iniciou sua circulação nacional/internacional no Rio de Janeiro/Brasil (de 8 de dezembro de 2018 a 16 de fevereiro de 2019), agora segue para a França. No próximo dia 8 de março, sexta-feira, a partir das 18h, terá a abertura da exposição de fotografias e relançamento do livro, no Centre Intermondes, na cidade de La Rochelle.

Nesse dia, haverá distribuição do livro com sessão de autógrafos e um bate-papo sobre o processo de criação com o público presente. A ideia do projeto Arqueologia do Caminho surgiu das andanças do artista em lugares periféricos da Capital gaúcha. “Parece que as pessoas da cidade são somente aquelas que circulam pelo Centro, Cidade Baixa e Moinhos de Vento. Porto Alegre é tão mais ampla, vasta, poderosa! São lugares periféricos, mas – ao mesmo tempo – outros centros. Fui a lugares que desconhecia e só sabia o nome. Descobri uma outra Porto Alegre, às vezes até mais bonita do que a gente conhece”, afirma Leandro.

A curadora Martina Weissgerber define: “Suas fotografias são um roaming memorial da identidade do homem em qualquer paisagem, tomada durante uma peregrinação diária. O trabalho de Leandro torna-se ainda mais significativo na atual situação política no Brasil: a arqueologia do caminho é um estudo artístico dos restos de uma civilização em perigo de desaparecer”.

A exposição Arqueologia do Caminho fica em La Rochelle até 22 de março, com entrada gratuita, e traz cerca de 20 fotos revelando uma Porto Alegre diferente, autêntica e descontruída pelo olhar do artista visual, que, junto com o fotógrafo Paulo Corrêa, percorreu diversos bairros gaúchos registrando construções, paisagens, situações do cotidiano e pessoas que moram nessas regiões.

A produção executiva é de Sabina Stephanou, da Stephanou Cultural, e o projeto é realizado com recursos do Governo do Estado do Rio Grande do Sul por meio do PróCultura RS FAC – Fundo de Apoio à Cultura.

O projeto foi apresentado pela primeira vez em 2016, no Atelier Jabutipê, na época financiado pelo Fumproarte da Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre. 

Após os eventos nas cidades do Rio de Janeiro, La Rochelle e Montevidéu, o projeto retorna ao seu berço de origem, Porto Alegre, no Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MAC/RS), para apresentar novamente a proposta Arqueologia do Caminho e as vivências que o artista experimentou nestas novas paragens. A previsão de encerramento é agosto de 2019.

 

Conheça o artista visual Leandro Machado:

Gaúcho de Porto Alegre, é Bacharel em Artes Visuais – habilitação Pintura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e tem Licenciatura em Educação Artística pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Realizou as seguintes exposições individuais: Desenhos Esquemáticos, Presentes de Olhar, Otá ou Quando a pedra não sabe que é estátua. Foi ganhador do 1º Prêmio de Arte Contemporânea da Aliança Francesa de Porto Alegre.

 

EXPOSIÇÃO e RELANÇAMENTO DO LIVRO

Leandro Machado – Arqueologia do Caminho

Evento gratuito com distribuição de livros, bate-papo com o artista Leandro Machado e sessão de autógrafos

Data: 8 de março (sexta-feira), a partir das 18h

Local: Centre Intermondes, – 11 bis rue des Augustins à La Rochelle/17000, França.

Visitação: de 8 a 22 de março de 2019

 

 

Veja Também