anaguerra@mundocult.com.br

Notícias

ESPETÁCULO INSPIRADO EM TENNESSEE WILLIAMS ESTREIA DIA 21 NO MUSEU DO TRABALHO, EM PORTO ALEGRE

 

Livremente inspirado na vida e obra de Tennessee Williams, um dos mais aclamados escritores modernos da dramaturgia universal, "Tennessee" - conclusão do ano 1 do Curso de Formação de Atores da Casa de Teatro de Porto Alegre - tem no elenco 13 novos atores, é dirigida por Zé Adão Barbosa e Larissa Sanguiné, tem direção corporal e coreográfica de Carlota Albuquerque e direção musical de Everton Rodrigues e Gustavo Petry, contando ainda com a colaboração na construção de personagens de Filipe Matzembacher e Marcio Reolon. A estreia acontece no dia 21 de janeiro no Teatro do Museu do Trabalho, às 21h.

"Tennessee" transita por quatro obras eleitas, em uma investigação entusiasta, onde se encenam fragmentos de “Um Bonde Chamado Desejo”, “Gata em Teto de Zinco Quente”, "Fala Comigo Doce Como a Chuva”, além de alusões à "A Rosa Tatuada”. A encenação transpõe a atmosfera das obras, promovendo um diálogo entre o autor e suas icônicas personagens. Em uma cenografia que propõe uma reelaboração de ocupação do espaço, que vislumbra a menção aos ambientes das obras que são referidas por Williams, como um prédio em Nova York, um subúrbio de Nova Orleans, uma estação de trem, calor, chuva, jazz, blues e os ruídos desses lugares. Uma transposição para o universo das relações tensas, entre figuras intensas, com seus desejos reprimidos, segredos obscuros diante de uma moral conservadora ao qual são impostos. 

A trilha é reproduzida ao vivo, buscando uma ressignificação de musicalidade e paisagens sonoras. Músicas e sons que se embaraçam entre o realismo da proposição da cena e os ruídos das mentes e do emocional das personagens, foram investigados ao longo do ano por Everton Rodrigues junto aos atores, tem a coparticipação de Gustavo Petry durante o processo de encenação. 

Para a construção das personagens, as atrizes e os atores se usam de ações desconstruídas, que são conduzidas pela subjetividade de movimentos corporais, desnudando a ação interna destas mesmas. Revelam-se ruídos corporais através de ações simbólicas do estado emocional das relações, permitindo leituras múltiplas das ações cênicas conduzidas por Carlota Albuquerque. O desafio para toda a equipe artística estende-se a cantar, dançar, e operar a ambientação sonora, interpretando personagens com tamanha grandiosidade humana, diversidade e marginalização. Em síntese, uma homenagem a um grande autor e a sua obra que são um marco de referência no teatro contemporâneo e cinema mundial.

 

 

Espetáculo teatral "Tennessee"

Teatro do Museu do Trabalho ( Rua dos Andradas, 230, Centro Histórico)

De 21 a 27 de janeiro, sempre às 21h 

Ingressos

R$ 30,00 Inteira

R$ 20,00 - com desconto pra Estudantes, Idosos, Classe Artística e Alunos da Casa de Teatro de Porto Alegre

 

FOTO: Victoria Sanguiné

 

 

Veja Também