anaguerra@mundocult.com.br

Notícias

STREET EXPO PHOTO NESTE SÁBADO, 24 DE NOVEMBRO

 

Com trabalhos publicados por grandes veículos do Brasil de do mundo, Alexandro Auler, fotojornalista há mais de 15 anos, estará presente na Street Expo Photo neste sábado, 24 de novembro, a partir das 18h, no Viaduto da Borges de Medeiros, para bate-papo e exibição de “Faces de um Conflito”. O documentário mostra a experiência do profissional durante o mês que esteve em Obane, cidade na fronteira da Síria com a Turquia e será mostrado ao público dentro da programação da Street Expo Photo, exposição de rua que reúne 208 fotos de 91 fotógrafos brasileiros e portugueses, no emblemático cartão postal de Porto Alegre. 

O filme vai além de apenas uma fotografia do conflito na região. A proposta é revelar também como foi a chegada na cidade junto com jornalistas de outras partes do mundo e como vive aquele povo, que se considera curdo, em meio a toda destruição. Ainda mostra homens e mulheres civis, que se tornaram soldados e arriscam suas vidas lutando contra o Estado Islâmico; o ritual dos funerais e a celebração do Newroz, o Ano Novo Curdo. Tudo isso pela visão de um fotógrafo brasileiro. Conta também com depoimentos do videomaker iraniano Soran Qurbani e entrevistas de soldadas que rejeitaram as imposições culturais machistas e lutam pelo seu território na mesma posição dos homens.

A história de resistência e esperança tem 40 minutos de duração, roteiro e direção de André Auler, edição de Xavi Cortès e produção da Deeper Produções. Conquistou 7 indicações entre Seleção Oficial, Semi-finalista e Finalista e 7 prêmios internacionais. São eles:

- Hollywood International Independent Documentary Awards (Melhor Documentário Estrangeiro e Melhor Direção – setembro/2016);
- Los Angeles CineFest (Melhor Filme votado pelo público e júri);
- Headline International Film Festival (ganhou o Golden Cine Award, prêmio máximo deste festival);
- Top Indie Film Awards (Melhor Curta Documentário e Melhor Montagem na edição de outubro/2016);

- The Monthly Film Festival (2º lugar no Festival em Glasgow no Reino Unido em setembro/outubro de 2016).

 

ALEXANDRO AULAER

Teve suas imagens publicadas no Estado de São Paulo, Folha de São Paulo, O Globo, Veja, Época, The Guardian, Vanity Fair e Paris Match. Trabalhou com a Getty Images e hoje é representado pela Redux Pictures. 

ANDRÉ AULER

Carioca formado em Comunicação Social pela FACHA, com MBA em Gestão de Marketing pelo IBMEC. Iniciou sua carreira na década de 80, como produtor de comerciais e videoclipes dirigidos por Carlos Manga. Trabalhou também como produtor na TV Manchete e no canal pago Telecine. Escreveu e dirigiu vídeos institucionais para o SESC Nacional. Ocupou por 12 anos o cargo de gerente de programação dO Universal Channel, onde também criou e dirigiu “What’s On”, sobre filmes e séries. Para o programa, entrevistou celebridades internacionais, como Angelina Jolie, Harrison Ford, Tom Cruise, Will Smith, Dustin Hoffman e o elenco da franquia Harry Potter entre outros. 

XAVI CORTÈS

Formado em publicidade com Mestrado de Comunicação Audiovisual Interativa pela Universitat Autònoma de Barcelona (Espanha). Trabalhou como editor do Departamento de Promoções da Globonews, onde ganhou prêmios internacionais: 2 PromaxBda Latin America Siver Award e 2 PromaxBda Global Bronze Awards. Foi editor de Promoções e do programa “What’s On”, do Universal Channel. Ocupou também o cargo de Coordenador de Criação na produtora Mediabridge.

 

 

SERVIÇO

Dia: 24 de novembro de 2018 (sábado).

Hora: a partir das 18h

Local: Dentro da Exposição fotográfica Street Expo Photo - Escadaria Verão do Viaduto da Borges de Medeiros – Duque de Caxias, 1348).

Informações/entrevistas: Com o coordenador e curador da exposição de rua, Marcos Monteiro – (51) 99935-0608.

Entrada franca

 

FOTO:  Alexandro Auler

 

 

 

 

 

Veja Também