anaguerra@mundocult.com.br

Notícias

PROJETO DESCONCERTO APRESENTA DEVOLUSSOM

 

Em sua vigésima quarta edição, o projeto Desconcerto recebe o compositor e percussionista Diego Faskner Silveira, com seu Devolussom, no dia 9 de dezembro, sábado, às 19h, no bar Parangolé (Lima e Silva, 240).
Em Devolussom, a proposta do músico é devolver sons gravados ao seu local de origem. Eles são captados anteriormente, editados, passados no liquidificador e tocados no computador, enquanto Diego utiliza outros elementos do bar para extrair sons durante a performance. O resultado é uma paisagem sonora feita de colagens, que parte daquela já existente no local e com ela dialoga.
O projeto Desconcerto não cobra um valor fixo de couvert artístico, mas sugere uma contribuição espontânea.

SOBRE DIEGO FASKNER SILVEIRA
Começou a estudar bateria em 1987. Concluiu sua graduação e mestrado em composição na UFRGS, com Antônio Carlos Borges Cunha, e o doutorado com Celso Loureiro Chaves. Participou de 1997 a 2006 dos grupos Relógios de Frederico e Faskner (com os quais gravou quatro discos) e de 2006 a 2011 do grupo Sinuca de Bico (com o qual gravou um disco). Participou do projeto Itaú Rumos Culturais e da XVI Bienal de Música Brasileira Contemporânea em 2005, e em 2010 sua peça Fragmomentum ganhou menção honrosa em concurso realizado pelo Niew Ensemble de Amsterdã. De 2008 a 2013 dirigiu o Grupo de Música Contemporânea de Porto Alegre (GMC-POA), projeto apoiado pelo Goethe Institut. Desde 2013 dirige o projeto Experimental Porto Alegre (EPA). Diego é integrante do grupo Remendola de Chave e trabalha também com arte sonora e videoarte. Seu vídeo Nuvem Bola de Estática com Máquina de Pressão BW participou da exposição “Hotel Europa”, (Holanda) e dos festivais Filmideo 2017 (EUA) and IVAHM (Espanha).

SOBRE O PROJETO DESCONCERTO
O Desconcerto foi inspirado em projetos que têm levado música clássica a bares e casas noturnas na Europa e nos Estados Unidos. Também se alinha ao movimento indieclassical, que tem abarcado, ao redor do mundo, músicos formados dentro da tradição da música clássica, mas que buscam experimentar e encontrar seu público para além da etiqueta da sala de concerto.
DESCONCERTO #24 apresenta DIEGO FASKNER SILVEIRA em DEVOLUSSOM
:: Dia 9 de dezembro de 2017, sábado, às 19h
:: Parangolé Bar (Lima e Silva, 240, Cidade Baixa, Porto Alegre-RS)
:: R$ retribuição espontânea

foto: Sofia Corte

 

 

Veja Também