anaguerra@mundocult.com.br

Notícias

CAMERATA DA OSPA JOVEM SE APRESENTA NA FEIRA DO LIVRO

 

A música de câmara e a literatura encontram-se nesta sexta-feira, dia 2 de novembro, na Capital gaúcha: a Camerata da Ospa Jovem realiza uma apresentação especial na Feira do Livro de Porto Alegre. Conduzida pelo maestro Arthur Barbosa, músicos avançados de instrumentos de cordas da Escola de Música da Ospa – Conservatório Pablo Komlós interpretam obras de Giuseppe Torelli, Harald Genzmer, Georg Händel e Gustav Holst. O evento, que acontece às 18h30, no Teatro Carlos Urbim, integra a quarta edição do Sarau da Palavra e Música, parceria do conservatório com o Instituto Estadual do Livro (IEL). Na ocasião,um time de leitores do IEL recita entre as músicas trechos de livros selecionados pelo instituto e pela Associação Ligia Averbuck. A entrada é franca. 

Sobre o programa

O "Concerto para dois violinos", do italiano Giuseppe Torelli (1658 - 1709), abre o programa da exibição, seguido por “Sinfonietta”de Harald Genzmer (1909- 2007). Depois, a peça "Concertino para trompete e cordas ", escrita por Georg Händel (1685 - 1759), um dos grandes nomes do Barrroco musical europeu, ganha destaque na exibição. Para finalizar a apresentação em grande estilo, a camerata executa "Suite Saint Paul" do compositor inglês Gustav Holst (1874 - 1934).


Camerata da Ospa Jovem


A Camerata da Ospa Jovem é parte da Orquestra Sinfônica da Escola de Música da Ospa. É um dos grupos nos quais os estudantes avançados de instrumentos de cordas do conservatório têm contato com o repertório orquestral e camerístico. Vem cumprindo agenda de apresentações gratuitas que passa não só por salas de concerto, mas também por teatros, museus, hospitais, igrejas e outras instituições.


A Ospa Jovem vem atingindo níveis cada vez melhores de performance. Em 2015, venceu o “Prêmio Funarte de Apoio a Orquestras”, então voltado a orquestras juvenis. Em 2017, assim como ocorreu em 2016, a Temporada Oficial de Concertos da Ospa inclui apresentações da Ospa Jovem em sua agenda. É regida pelo maestro Arthur Barbosa.

 

Concerto da Camerata Ospa Jovem na Feira do Livro

Sarau Palavra e Música – Instituto Estadual do Livro e Escola de Música da Ospa

 

Quando: 02 de novembro, sexta-feira, às 18h30
Onde: Teatro Carlos Urbim - Praça da Alfândega - Feira do Livro
Praça da Alfândega, R. Siqueira Campos, 2529 | Centro Histórico - Porto Alegre

ENTRADA FRANCA

PROGRAMA

Giuseppe Torelli: Concerto para dois violinos

Harald Genzmer: Sinfonietta

Georg Händel: Concertino para trompete e cordas

Gustav Holst: Suite Saint Paul

 

Regente: Arthur Barbosa

Curadoria da leitura de textos: Instituto Estadual do Livro e Associação Ligia Averbuck

 

FOTO: Mariana Sirena

 

 

Veja Também