anaguerra@mundocult.com.br

Notícias

JOÃO MALDONADO É O CONVIDADO DA AUDIÇÃO COMENTADA DE JAZZ SOBRE CHICK COREA

 

Nesta quinta-feira, 25 de outubro, o pianista João Maldonado é o convidado do jornalista Paulo Moreira para uma audição sobre a obra de um dos mais versáteis pianistas e compositores do jazz contemporâneo: Chick Corea. A Audição Comentada de Jazz acontece das 19h30 às 21h30, no Instituto Ling. Os ingressos estão à venda no site e no local (confira o serviço abaixo).

João Maldonado é um dos instrumentistas mais respeitados da cena jazzística de Porto Alegre. Tem mais de 40 obras gravadas, também com diversos músicos como Charles Master, Solon Fishbone, Fernando Noronha, Garotos da Rua e Acústicos e Valvulados. Em 1998, foi considerado o melhor músico de blues do Chile. Tocou com vários artistas e bandas, como o pianista de BB King, Ron Levy, e os guitarristas norte-americanos Kenny Neal e Larry McCray.

Chick Corea aprendeu a tocar piano aos cinco anos de idade. Aos oito, começou a estudar bateria, o que posteriormente lhe daria a habilidade de transformar o piano em instrumento de percussão. Começou a apresentar-se ainda adolescente, num clube de jazz local, em Chelsea/EUA, sua cidade natal. Ao mudar-se para Nova York, estudou na Columbia e na Julliard, o mais prestigioso conservatório musical do país. Iniciou sua carreira como instrumentista nas bandas de Blue Mitchell, Willie Bobo e Santamaria.

Talento reconhecido em todo o mundo, Corea tocou com os maiores músicos de jazz das últimas décadas, como Miles Davis, Herbie Hancock, Gary Burton, John Patitucci e os brasileiros Airto Moreira e Flora Purim. Gravou cerca de cem álbuns e ganhou 12 Grammy Awards, o maior prêmio da indústria fonográfica americana.

Paulo Moreira tem 33 anos de carreira, na sua maioria dedicados à produção, redação e radiodifusão de conteúdos musicais. Atuou na Rádio 102 FM, de 1994 a 1996, produzindo o programa "Jam Session", apresentado por Ruy Carlos Ostermann. De 1997 a 1999, exerceu crítica de música e cinema no jornal Correio do Povo, e produziu e apresentou o programa Sessão Jazz na rádio FM Cultura por quase 20 anos. Realizou cursos sobre História do Jazz e do Rock durante quatro anos dentro da programação do StudioClio.

Esta atividade tem patrocínio da Crown Embalagens e financiamento do Ministério da Cultura, Governo Federal.


Audições Comentadas de Jazz - Chick Corea

Dia 25 de outubro (quinta-feira), das 19h30 às 21h30

Com Paulo Moreira e João Maldonado

Inscrições: https://www.institutoling.org.br/cursos/audicoes-comentadas-de-jazz-chick-corea.html

Investimento: R$ 40,00 (50% desconto para estudantes, pessoas com deficiência e +60)

Ponto de venda presencial: Instituto Ling (R. João Caetano, 440). De segunda a sexta-feira das 10h30 às 22h; sábados, das 10h30 às 20h.

 

 

Sobre o Instituto Ling
Criado e mantido pela família Ling desde 1995, o Instituto Ling é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a transformação da sociedade através da educação e da cultura.

O Instituto Ling atua em três segmentos: Educação, Cultura e Saúde. Sua missão é promover o desenvolvimento humano e a evolução da sociedade através da disseminação de diferentes formas do conhecimento, da liberdade de pensamento, da valorização da cultura e da saúde. A abertura de seu Centro Cultural em Porto Alegre, no ano de 2014, ampliou e solidificou a atuação do Instituto, firmando-o como centro de referência na disseminação do conhecimento e do livre- pensar, fomentador da educação de excelência em seus múltiplos formatos e provedor de serviços e produtos culturais diferenciados, com elevado padrão de qualidade e estética.

Na área da saúde, o Instituto Ling estabeleceu parceria com o Hospital Moinhos de Vento, em 2015, para a implantação de um centro de referência no tratamento do câncer em Porto Alegre.

A família Ling, mantenedora do Instituto, é proprietária da "holding company" Évora. O grupo empresarial produz e comercializa latas de alumínio para bebidas, não-tecidos de polipropileno (usados principalmente na produção de descartáveis higiênicos) e tampas plásticas para bebidas e produtos de higiene e beleza.

www.institutoling.org.br

Endereço: Rua João Caetano, 440 | Bairro Três Figueiras | Porto Alegre

Fone: 51 3533-5700 | Email: instituto.ling@institutoling.org.br

 

 

FOTO: ROBERTA AMARAL

 

 

Veja Também