anaguerra@mundocult.com.br

Notícias

ECONOMIA e POLÍTICA - Watergate, Mensalão e Lava jato são tema de curso no Instituto Ling

 

No dia 9 de outubro, o Instituto Ling dá início ao curso Narrativas Corruptas: Watergate, Mensalão e Lava Jato. Em dois encontros - às terças-feiras, das 19h30 às 21h30 -, o professor e pesquisador da Escola de Ciências Sociais da FGV-RJ, Sérgio Praça, faz uma abordagem histórica e analisa acontecimentos de relevância pública que influenciaram o cenário político, especialmente no Brasil e nos Estados Unidos.

O objetivo é examinar semelhanças e diferenças entre as narrativas de Watergate e de casos brasileiros mais recentes - Mensalão e Lava Jato -, refletindo sobre entraves e arranjos que tornam a máquina pública tão suscetível a uma condição de corrupção. Tanto na experiência americana quanto na brasileira, revelaram-se estratégias com o objetivo de limitar a competição eleitoral, que encontraram brechas no sistema de governo vigente.

Sérgio Praça é também pesquisador do Centro de Política e Economia do Setor Público (Cepesp) da FGV-SP. Realizou mestrado e doutorado em Ciência Política na USP e pós-doutorado na FGVSP. É colunista dos sites das revistas Veja e Exame. Seus trabalhos acadêmicos já foram publicados nas revistas Governance, Latin American Politics and Society, Journal of Politics in Latin America, Latin American Research Review e Novos Estudos Cebrap, entre outras. É consultor do projeto "Varieties of Democracy" e já prestou consultoria para Ipea, ENAP e Transparency International. Seu livro mais recente é "Corrupção no Brasil: Lições da Lava Jato" (Editora Évora, 2017). http://www.sergiopraca.com/

 


Curso Narrativas Corruptas: Watergate, Mensalão e Lava Jato - Com Sérgio Praça, professor e pesquisador da FGV-RJ

Dias 9 e 16 de outubro, terças-feiras, das 19h30 às 21h30

Encontro 1 - A corrupção nos EUA e o significado de Watergate. Os últimos dias da presidência Nixon

Encontro 2 - Mensalão, accountability e coalizões no Brasil. Lava Jato: as instituições de controle foram longe demais?

Inscrições:

Online: https://www.institutoling.org.br/cursos/narrativas-corruptas-watergate-mensal-o-e-lava-jato.html

Presencial: Instituto Ling (R. João Caetano, 440). De segunda a sexta-feira das 10h30 às 22h; sábados, das 10h30 às 20h. ATENÇÃO: devido ao feriado, nos dias 12 e 13 de outubro não haverá expediente

Investimento: R$ 260,00. Os valores podem ser parcelados em até 06 vezes nos cartões de crédito.

Endereço: Rua João Caetano, 440 | Bairro Três Figueiras | Porto Alegre

Fone: 51 3533-5700 | Email: instituto.ling@institutoling.org.br

 

Sobre o Instituto Ling
Criado e mantido pela família Ling desde 1995, o Instituto Ling é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a transformação da sociedade através da educação e da cultura.

O Instituto Ling atua em três segmentos: Educação, Cultura e Saúde. Sua missão é promover o desenvolvimento humano e a evolução da sociedade através da disseminação de diferentes formas do conhecimento, da liberdade de pensamento, da valorização da cultura e da saúde. A abertura de seu Centro Cultural em Porto Alegre, no ano de 2014, ampliou e solidificou a atuação do Instituto, firmando-o como centro de referência na disseminação do conhecimento e do livre- pensar, fomentador da educação de excelência em seus múltiplos formatos e provedor de serviços e produtos culturais diferenciados, com elevado padrão de qualidade e estética.

Na área da saúde, o Instituto Ling estabeleceu parceria com o Hospital Moinhos de Vento, em 2015, para a implantação de um centro de referência no tratamento do câncer em Porto Alegre.

A família Ling, mantenedora do Instituto, é proprietária da "holding company" Évora. O grupo empresarial produz e comercializa latas de alumínio para bebidas, não-tecidos de polipropileno (usados principalmente na produção de descartáveis higiênicos) e tampas plásticas para bebidas e produtos de higiene e beleza.

www.institutoling.org.br

Endereço: Rua João Caetano, 440 | Bairro Três Figueiras | Porto Alegre

Fone: 51 3533-5700 | Email: instituto.ling@institutoling.org.br

FOTO: Divulgação

 

 

 

Veja Também