anaguerra@mundocult.com.br

Notícias

FERNANDO DO Ó E GIOVANNI BERTI NO PROJETO "MISTURA FINA - MÚSICA PARA FUGIR DO TRÂNSITO"

 

"Fragmentos do Tempo" dá nome ao show que reúne dos maiores nomes da percussão do Sul do Brasil, Fernando do Ó e Giovanni Berti, no próximo dia 04 de outubro, quinta-feira, às 18h30min, no Foyer Nobre do Theatro São Pedro, integrando a programação do projeto Mistura Fina - Música para Fugir do Trânsito. A iniciativa tem financiamento do Governo do Estado do RS, através da Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, via Lei de Incentivo/Pró-Cultura RS, realização da Associação Amigos do Theatro São Pedro e patrocínio da Sulgás. A entrada é franca.

O show consiste em uma performance criativa e percussiva, na qual a sensibilidade brota do coração às mãos de dois exímios e talentosos percussionistas gaúchos, ambos com trajetórias diversas vezes premiadas. Nesse espetáculo os músicos convidam a plateia a uma viagem no tempo.

 

Sobre o projeto:

O projeto Mistura Fina define um novo momento na trajetória do Theatro São Pedro, que, agora, passa a propor projetos, ao mesmo tempo em que marca as comemorações dos seus 160 anos. Reunindo diversas linguagens, a proposta é uma agradável parada na hora do rush, para quem trabalha ou está no Centro Histórico, esperando que o trânsito acalme. Mistura Fina traz ao palco do Foyer Nobre grandes expressões da música e seus convidados para um saborosohappy hour, temperado com arte, entretenimento e bom gosto. As apresentações ocorrem sempre às quintas feiras, às 18h30h, com entrada franca. A iniciativa tem financiamento do Pró-Cultura RS e o patrocínio da Sulgás.

Desde que iniciou, em abril último, apresentaram-se artistas do cenário local, estadual e internacional, com ênfase aos vizinhos latino-americanos. Atualmente, o Rio Grande do Sul possui uma produção musical intensa e qualificada, marcada pela pluralidade, com músicos e compositores de altíssimo nível em todos os estilos musicais. Com curadoria afiada de Arthur de Faria e Bruno Melo,Mistura Fina - Música para Fugir do Trânsito traz ao palco do Foyer Nobre do Theatro São Pedro trabalhos bem elaborados, assegurando ao público a certeza de bons espetáculos.

Mais informações:

http://www.teatrosaopedro.com.br/

https://www.facebook.com/misturafinamusica

 

Sobre os convidados:

Fernando do Ó

Percussionista desde 1980, Fernando do Ó é considerado um dos maiores percussionistas do Rio Grande do Sul. Em 1982 participou de seu primeiro espetáculo internacional, a convite do percussionista mineiro Djalma Correa, para o Jazz Fest Berlim, no Teatro d Filarmônica de Berlim. Participou da gravação de mais de 800 CDs, sem contar os vinis. Atuou e gravou ao lado de Geraldo Flach, Renato Borghetti, Nei Lisboa, Os Serranos, Frank Solari, Pedro Ortaça, Jerônimo Jardim, Bebeto Alves, Marcio Celi, Ultramen, Nei Van Sória, entre outros. Já atuou com artistas como Ivans Lins, Adriana Calcanhoto, nana Caymmi, Egberto Gismonti, Afro Reggae, Jongo da Serrinha, Sururu na Roda e Roberto Carlos e a orquestra de Eduardo Lage. Fez várias temporadas internacionais e recebeu inúmeras premiações, inclusive o Açorianos de Música. Trabalha há 18 anos na Universidade do Vale do Rio do Sinos (Unisinos), ensinando percussão para crianças e adolescentes da cidade de São Leopoldo, onde dirige o grupo Baturidança. É autor do livro ?Santa Maria, o tom, o som, notas e ritmo?, em homenagem à sua cidade natal.

 

Giovanni Berti

Músico percussionista, Giovanni Berti começou sua carreira com o compositor Túlio Piva. Participou dos regionais de chorinho Vibrações e Theatro São Pedro, acompanhando nomes como Moreira da Silva, Jards Macalé, Déo Rian, Altamiro Carrilho, Ademilde Fonseca e Jamelão. Integrante do Geraldo Flach Quarteto, acompanhou nomes de expressão nacional, como Ivan Lins, Leila Pinheiro, Roberto Menescal. Com o quarteto de Luis Carlos Borges, tocou ao lado de Dominguinhos, Sivuca, Tarrago Ros, Raulito Barbosa. Participou de várias formações musicais, como orquestras sinfônicas. Também gravou inúmeros CDs e trilhas para teatro e cinema. Recebeu indicação para o Prêmio Açorianos de Música como melhor instrumentista MPB em 1994, 1996 e 1997.

Entre os prêmios recebidos, estão a Moenda da Canção de Santo Antônio da Patrulha, o Festival Canto da Lagoa 2006, de Encantado-RS, e Festival de Chorinho de Porto Alegre. Participou de importantes festivais, como o Free Jazz Festival edição Porto Alegre, Festival Latino Americano de Cosquín-Códoba/Argentina, do Brahma Beer Festival em Sanary Sur Mer-França, Festival de La Tonada em Tunuyan-Mendoza/Argentina, XVII Festival de Jazz em Lima-Peru. Recentemente, esteve em Liverpool UK, no Festival Beatles Weekend 2018. Foi professor de percussão do projeto "Ouviravida", da OSPA. Atualmente, trabalha com Nei Lisboa, Nelson Coelho de Castro, EL TRIO com Leonardo e Claudio Sander, Shana Muller, Marcelo Delacroix , Gelson Oliveira, entre outros.

 

SERVIÇO:

O Quê: Mistura Fina - Música para Fugir do Trânsito

Quem: Fernando do Ó e Giovanni Berti no show "Fragmentos do Tempo"

Quando: Dia 04 de outubro de 2018, quinta-feira, às 18h30min

Onde: Foyer Nobre do Theatro São Pedro | Praça Mal. Deodoro, s/n - Centro Histórico, Porto Alegre/RS

Quanto: Entrada franca

Duração: 60 minutos | Recomendação etária: Livre

 

 

 

 

 

Veja Também