anaguerra@mundocult.com.br

Notícias

EXPOSIÇÃO DE JOAQUIM DA FONSECA É PRORROGADA ATÉ 06 DE OUTUBRO

 

Devido ao grande interesse, a Galeria de Arte Paulo Capelari, em Porto Alegre, prorroga por mais uma semana a exposição "Estâncias do Rio Grande do Sul", do desenhista e aquarelistas, Joaquim da Fonseca, considerado um dos maiores nomes do Brasil nas referidas técnicas. A mostra inédita pode ser visitada até este sábado, 06 de outubro, de segunda a sexta, das 9h às 19h, e aos sábados, das 10h às 13h. A entrada é franca.

"Estâncias do Rio Grande do Sul" reúne 40 pinturas em aquarela, em médios formatos, que revela a maturidade do mestre no domínio desta técnica. As obras remetem às paisagens de cidades da Região da Fronteira do Estado, como Uruguaiana, São Borja, Bajé e Alegrete, cenário que Joaquim da Fonseca admira e que percorreu nos últimos dois anos, tempo em que esteve dedicado a este nova produção.

Sobre o artista

Joaquim da Fonseca é artista plástico, designer gráfico e autor, coautor e tradutor de mais de vinte livros, dentre os quais se destacam os de viagem às capitais do mundo, parte deles escritos em parceria com Luis Fernando Veríssimo. Residindo em Brasília desde 2009, o artista mantém vivo o laço com seu estado natal.

Durante o tempo que residiu em Porto Alegre, foi ilustrador, diagramador e chefe de redação da extinta Revista do Globo. Exerceu a função de diretor de arte da MPM Propaganda, uma das mais importantes agências na história do País. Entre suas muitas criações destaca-se a personagem Ipirela, símbolo de um grande marca de combustíveis no País. Além de artista plástico, atuou como professor de Comunicação Visual e Gráfica na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde formou uma grande geração de artistas visuais e gráficos, que hoje atuam no País.

Joaquim da Fonseca teve a oportunidade de estudar e conviver com grandes mestres, como Ado Malagoli, Aldo Locatelli, Cristina Balbão, Alice Soares, João Fahrion e Fernando Corona, durante o período em que graduou-se em Artes Plásticas pelo Instituto de Artes da Ufrgs (1960). Posteriormente, viria a cursar Pós-Graduação em Artes Visuais na Syracuse University, Estados Unidos (1981-1983), onde obteve o diploma de MFA Master of Fine Arts em Comunicação Visual. Deste período, ele guarda as ensinamentos obtidos do mestre Jerome Witkin, pintor norte-americano, com quem se iniciou na técnica da aquarela.

 

SERVIÇO:

O Quê: "Estâncias do Rio Grande do Sul". Exposição de aquarelas de Joaquim da Fonseca. Últimos dias.

Onde: Galeria de Arte Paulo Capelari (Rua Cel. Bordini, 665) bairro Auxiliadora, em Porto Alegre-RS.

Quando: Até 06 de outubro de 2018. Visitação de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h e sábado das 10h às 13h.

Quanto: Entrada franca

Maiores informações: (51) 3061.6768 - www.paulocapelari.com

 

 

 

 

 

 

Veja Também