anaguerra@mundocult.com.br

Notícias

OSPA APRESENTA CONCERTO GRATUITO EM ESTRELA


Sob regência de Evandro Matté, a orquestra realiza uma grande apresentação pela sua Série Interior, na programação “Natal em Estrela” da prefeitura do município. A soprano Raquel Fortes é a solista da noite. É na terça-feira, 5 de dezembro, às 20h30. A entrada é franca.

No dia 5 de dezembro, terça-feira, às 20h30, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) visita Estrela para realizar concerto especial da programação do “Natal em Estrela”, evento promovido pela prefeitura da cidade. Na ocasião, os músicos interpretam obras de compositores como Verdi, Piazzolla, Mozart e Camargo Guarnieri, além de trilhas de filmes, no Parque Princesa do Vale (R. Júlio de Castilhos - Cristo Rei). A regência é de Evandro Matté, diretor artístico da sinfônica, e os solos, da soprano Raquel Fortes. O evento, patrocinado pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), integra a Série Interior da Ospa e tem entrada franca.

Sobre o programa

A noite começa com a trilha do famoso musical “West Side Story”, conhecido como “Amor, Sublime Amor”, do compositor norte-americano Leonard Bernstein (1918-1990). Depois, a Ospa presta homenagem à música de ópera e dança. São interpretados dois trechos de óperas de Giuseppe Verdi (1813-1901): a abertura da ópera “Nabucco”, e “Caro Nome” de “Rigoletto”, com os solos da soprano Raquel Fortes. Na sequência, a sinfônica apresenta "Vozes da Primavera", valsa de Strauss II (1825-1899). Raquel retorna ao palco para cantar a consagrada ária “A Rainha da Noite” de “A Flauta Mágica”, ópera de Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791). A “Dança Eslava nº 8” do checo Antonín Dvorák (1841-1904) é a seguinte do programa.

Passando da tradição europeia para a música latino-americana, a orquestra dá continuidade ao concerto com a “Dança Brasileira n. 1” de Camargo Guarnieri (1907-1993). A expressividade portenha ganha vida com “Libertango”, de Astor Piazzolla (1921-1992). Por fim, contemplando os fãs da sétima arte, o repertório destaca populares trilhas de cinema: "O Poderoso Chefão", de Nino Rota (1911-1979), e "Piratas do Caribe", de Klaws Badelt (1967-). Como não poderia deixar de ser nesta época do ano, a apresentação encerra com a canção natalina “Ó Noite Santa” de Adolph Adam, com a soprano Raquel Fortes de volta ao palco.

Mais sobre Evandro Matté (regente)
É diretor artístico e maestro da Ospa e da Orquestra Unisinos Anchieta, e diretor artístico do Festival Internacional SESC de Música, que acontece em Pelotas. Trompetista da Ospa desde 1990, é também coordenador cultural da UNISINOS. Esteve à frente de orquestras do Uruguai, Argentina, China, República Checa e Alemanha. É coordenador do projeto social Vida com Arte, que atende 250 crianças, proporcionando inclusão social através da música.

Mais sobre Raquel Fortes (Solista – soprano)
A soprano Raquel Fortes é bacharel em Canto Lírico pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Em 2015, integrou a classe de jovens cantores do primeiro Opera Studio do Theatro Municipal de São Paulo, onde trabalhou e apresentou Primeira Dama e Rainha da Noite da ópera "A Flauta Magica" de Mozart. Foi convidada a participar da 5ª edição da competição internacional Marcello Giordanni, na Itália, chegando à semifinal. Na UFRGS, fez parte dos elencos das óperas “Dido e Enéias” e “Orfeu”. Apresenta-se com as principais orquestras do estado. Atualmente, tem como orientador vocal o tenor Flávio Leite, além de participar de masterclasses com profissionais de carreira nacional e internacional.

Concerto da Ospa em Estrela | Série Interior

Programação do “Natal em Estrela”

Quando: Dia 5 de dezembro de 2017, terça-feira
Horário: 20h30
Local: Parque Princesa do Vale
(R. Júlio de Castilhos - Cristo Rei, Estrela - RS)

ENTRADA FRANCA

PROGRAMA
Leonard Bernstein: West Side Story
Giuseppe Verdi: Abertura da ópera “Nabucco”
Giuseppe Verdi: “Caro Nome” da ópera “Rigoletto”
Johann Strauss II: Vozes da Primavera
Wolfgang Amadeus Mozart: “A Rainha da Noite” da ópera “A Flauta Mágica”
Antonín Dvorák: Dança Eslava nº 8
Mozart Camargo Guarnieri: Dança Brasileira n. 1
Astor Piazzolla: Libertango
Nino Rota: O Poderoso Chefão
Klaws Badelt: Piratas do Caribe
Adolph Adam: Ó Noite Santa

Regente: Evandro Matté
Solista: Raquel Fortes (soprano)

FOTO: Mari Lopes

 

 

 

 

Veja Também