anaguerra@mundocult.com.br

Notícias

1ª BIENAL DE DRAMATURGIA QORPO-SANTO

 

O Rio Grande do Sul sediará, depois do INTERCENA, ocorrido em abril em Porto Alegre, mais um grande evento inédito para as artes cênicas no Brasil. No dia 16 de agosto, às 15h, no Theatro Municipal União, em Triunfo (RS) será apresentada a 1ª Bienal de Dramaturgia Qorpo-Santo. O evento, que será realizado de 17 a 21 de junho de 2019, também em Triunfo, terá concurso nacional de dramaturgia, seminários e workshops para estimular a produção da escrita dramática de novos autores e dar visibilidade ao dramaturgo José Joaquim de Campos Leão, o Qorpo-Santo. Toda a programação será gratuita ao público. O Patrocínio é da BRASKEM S.A. 

“A Bienal têm uma importância significativa como instância geradora e catalisadora dos mais diversos processos relativos à produção, difusão, formação e fruição da dramaturgia brasileira. Os múltiplos processos e ações desenvolvidas pela Bienal podem potencializar a integração a dramaturgia gaúcha no próprio território local e na cartografia da dramaturgia contemporânea nacional”, destaca Alexandre Vargas, idealizador da Bienal. A primeira ação da Bienal é o lançamento do Concurso Nacional de Dramaturgia Qorpo-Santo, que premiará um texto dramatúrgico e realizará a publicação da obra. As inscrições abrem no dia 17 de agosto e encerram no dia 30 de novembro deste ano. O resultado do concurso e a cerimônia de premiação acontecerão no evento. Além disso, durante os cinco dias, o público poderá conferir seminários e workshops. 

A BRASKEM S.A., no ano de 2018 inova em dois potentes projetos para o estado do Rio Grande do Sul, o primeiro foi o INTERCENA, programa de internacionalização das artes cênicas do estado do Rio Grande do Sul, que obteve o maior êxito e foi considerado pelo setor como o evento cênico mais importante do Brasil no ano. E, agora, é a patrocinadora exclusiva da 1ª Bienal de Dramaturgia Qorpo-Santo, financiada através da lei de incentivo a cultura do governo do estado e que têm como parceiro a Fundação Cultural Qorpo-Santo, com a finalidade de potencializar e valorizar a comunidade local, estimulando o cidadão de Triunfo com a cidade, uma vez que, quando o indivíduo vê a sua cidade tendo visibilidade, ele também está usufruindo da imagem da mesma.

 

QORPO-SANTO

José Joaquim Leão nasceu no dia 19 de abril de 1829 em Triunfo (RS). Foi dramaturgo, poeta, jornalista e escritor. O primeiro trabalho, escrito em 1862, intitulou-se “Ensiqlopédia ou seis mezes de huma enfermidade”. No entanto, foram necessários quase cem anos, a partir da publicação original dos textos de autor gaúcho, para que sua obra conquistasse reconhecimento devido aos esforços de muitos intelectuais que assim o quiseram e para tal trabalharam, na década de 1960. Visto como um indivíduo criativo e fora de seu tempo, não se propõe mais sua suposta intenção como inovador da estética, mas como um artista envolvido e dedicado intimamente à sua obra, tanto que, por vezes, sua mente invade os personagens liberando seu discurso como uma colagem desconexa da lógica da personagem. QS foi um dos primeiros a tratar a homossexualidade na dramaturgia. Faleceu no dia 1º de Maio, em Porto Alegre, aos 54 anos.

 

1ª Bienal de Dramaturgia Qorpo-Santo

Lançamento dia 16 de agosto de 2018

Das 15hs às 16hs

Theatro Municipal União, Triunfo, RS. 

INFORMAÇÃO:

bienalqorposanto.org

Foto: Fernando Pires

 

 

 

Veja Também