anaguerra@mundocult.com.br

Notícias

Música instrumental e erudita no Instituto Ling

 


A agenda musical do Instituto Ling em dezembro traz recital de piano e clarinete, com Olinda Alllessandrini e Diego Grendene, e música instrumental com Cristian Sperandir

No sábado, dia 02, às 19h, a pianista Olinda Allessandrini e o clarinetista Diego Grendene apresentam o recital Encontros, em que dialogam as sonoridades e estilos do século XIX e do século XX, em Fantasias e Sonatas. A música do romantismo europeu, em Brahms e Schumann, também transparece no compositor argentino Guastavino, em total contraste com o modernismo de Poulenc, inspirado nos teatros musicais, nas bandas de circo e nos músicos de rua de Paris. Diego Grendene e Olinda Allessandrini já participaram de muitas apresentações, em duo, em formações camerísticas e como solistas de orquestras. As obras de Hubertus Hoffmann e de Ivan Jevtic tiveram suas estreias com estes dois instrumentistas gaúchos.

Diego Grendene é clarinetista da OSPA e diretor do Conservatório Pablo Komlós - Escola de Música da OSPA. Graduado pela UFRGS, estudou com Walter Boeykens por dois anos, no Conservatório Real Superior de Antuérpia, na Bélgica. Neste período, realizou uma série de 44 concertos na França com o Quarteto de Clarinetes Aliénor. Tem atuado como solista com a OSPA e outras orquestras, participado de gravações de Cds e trilhas sonoras de filmes.

As atividades da pianista Olinda Allessandrini incluem apresentações ao vivo, gravações, programas de rádio, atividades pedagógicas, colaboração em livros editados e jornais. É frequentemente convidada como solista com orquestras e em grupos de câmara, e realiza recitais de piano com repertório variado e abrangente. Participa ativamente de Festivais de Música, no Brasil e no exterior. Gravou CDs dedicados a obras de Villa-Lobos, Radamés Gnattali, Araújo Vianna e Chiquinha Gonzaga, além dos CDs "Panorama Brasileiro", "Valsas", "pamPiano", "Ébano e Marfim", "Um piano na Esquina", "Schubert, Schumann, Liszt". Está no primeiro CD da Orquestra Sinfônica da UCS, com o Concerto em la menor de Grieg, sob a regência de Manfredo Schmiedt. Em 2015 lançou seu primeiro DVD "pamPiano", com direção do cineasta Caio Amon.

No dia 14, quinta-feira, às 20h, o Instituto Ling recebe o músico Cristian Sperandir e seu quinteto, formado por Cristian (piano, teclados e voz), Caio Maurente (contrabaixo), Sandro Bonato (bateria), Bruno Coelho (percussão) e Antonio Flores (guitarra e violão).

Considerado uma das revelações da música contemporânea no país, o pianista, tecladista, compositor, arranjador e produtor musical Cristian Sperandir apresenta um repertório dinâmico e envolvente, com temas variados, que transitam pelo rock, new standards, MPB e nativa do sul, dentre outros, mas sempre e principalmente com fragmentos do jazz e bossa nova. Com referências de Brad Mehldau, Michel Camilo, ChickKorea, André Mehmari e Geraldo Flach, o quinteto executa músicas autorais e cria novos arranjos para temas conhecidos como "A Night in Tunisia" (DizzyGillespie), "Trocando em Miúdos" (Chico Buarque/Francis Hime), "Minuano" (Pat Metheny) e "Fotografia" (Luiz Carlos Borges).

Vencedor do Prêmio Açorianos de Música (categoria Melhor Instrumentista de MPB/2013), Cristian Sperandir vem atuando ao lado de grandes nomes da música do RS e dando continuidade ao trabalho com sua família - grupo Sperandires - além de manter seu projeto solo paralelamente.

A programação musical é uma realização do Instituto Ling e Ministério da Cultura / Lei de Incentivo à Cultura / Governo Federal, com patrocínio da Fitesa e Crown Embalagens e curadoria e produção da Branco Produções.

 

 

Recital Encontros, com Olinda Allessandrini (piano) e Diego Grendene (clarinete)

Dia 02 de dezembro, sábado, às 19h

 

Cristian Sperandir Quinteto

Dia 14 de dezembro, quinta-feira, às 20h

 

Classificação Etária: Livre

Ingressos: R$ 40 (50% desconto para estudantes e +60)

Pontos de venda

Online:

http://www.institutoling.org.br/index.php/programac-o-cultural/encontros-com-olinda-allessandrini-diego-grendene-02-12-2017-19h.html

http://www.institutoling.org.br/index.php/programac-o-cultural/cristian-sperandi-quinteto-14-12-2017-20h.html
Presencial: Instituto Ling (R. João Caetano, 440). De segunda a sexta-feira das 10h30 às 22h; sábados, das 10h30 às 20h.


Endereço: Rua João Caetano, 440 | Bairro Três Figueiras | Porto Alegre

Fone: 51 3533-5700 | Email: instituto.ling@institutoling.org.br

 

 

Veja Também