anaguerra@mundocult.com.br

Notícias

CONCERTO DA ORQUESTRA DA ULBRA COM EXPOENTES DO ROMANTISMO

 

Três importantes compositores que viveram no período Romântico serão lembrados no próximo Domingo Clássico, da Orquestra de Câmara da Ulbra: Giacomo Puccini- célebre autor de óperas italianas, prestigiado em vários países; Edward Elgar, um dos nomes mais expressivos do Romantismo Inglês; e o austríaco Franz Schubert, que marcou a passagem do estilo clássico para o romântico e é reconhecido pelas suas canções líricas. Sob regência de Tiago Flores, o concerto será no domingo (17/6), às 19h, na Associação Leopoldina Juvenil (Marquês do Herval, 280), com entrada franca. 

“O programa traz obras muito bem escritas de três compositores que viveram em épocas diferentes do período romântico, mas cada um com seu estilo e características próprias de seus países. É um repertório bastante complexo, de muita dificuldade técnica e, por isso, uma ótima oportunidade para mostrar a virtuosidade dos instrumentistas da Orquestra da Ulbra”, comenta o maestro Flores. 

O programa inicia com Crisantemi, de Puccini. A obrafoi escrita quando Puccini tinha 32 anos (1890), pouco antes das óperas que o tornaram famoso. Em um só andamento, é um trecho que exala um perfume art nouveau no título floral e nas suas harmonias envolventes, cujas ideias Puccini reutilizaria na ópera Manon Lescaut.

Em seguida, a Orquestra executa Introdução e Allegro - Op. 47, deElgar, com solo de Émerson Kretschmer (violino), Márcio Cecconello (violino), Vladimir Romanov (viola), Alexandre Diel (violoncelo). 

O concerto se encerra com A Morte e a Donzela, importante música de câmara de Schubert, composta em 1824, logo após o compósito ter descoberto que estava com sífilis. A natureza globalmente sombria da obra pode ser interpretada como um espelho do sofrimento do compositor pelo seu próprio destino. É uma das obras-primas do período mais maduro de Schubert, em que a doença já estava em estado avançado.

 

ORQUESTRA DE CÂMARA DA ULBRA |DOMINGO CLÁSSICO | JUNHO 2018

Data: Domingo (17/6) | Horário: 19h

Local: Associação Leopoldina Juvenil (Marquês do Herval, 280)

Entrada Franca*

*Em parceria com o Projeto Juvenil Solidário que beneficia o Projeto Social das Crianças e Adolescentes do Bairro Lami (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV), sugere-se a doação alimentos não perecíveis.

 

PROGRAMA

 

GIACOMO PUCCINI:Crisantemi

 

EDWARD ELGAR: Introdução e Allegro - Op. 47

 

Solistas:Émerson Kretschmer (violino), Márcio Cecconello (violino), Vladimir Romanov (viola), Alexandre Diel (violoncelo)

 

FRANZ SCHUBERT: A Morte e a Donzela - D 810

 

Patrocínio: VIVO

Financiamento:Pró-Cultura RS, Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul.

 

foto: Ricardo Ara

 

 

Veja Também