anaguerra@mundocult.com.br

Notícias

RECITAIS DE MÚSICA ERUDITA SÃO DESTAQUES NO INSTITUTO LING



O mês de junho no Instituto Ling terá uma programação musical dedicada a grandes instrumentistas internacionais da música erudita, em apresentações únicas.

No dia 14 de junho (quinta-feira), às 20h, o trio formado pela violinista irlandesa Héloise Geoghegan, o violinista siciliano Francesco Toro e a pianista italiana Ketty Teriaca, se apresenta pela primeira vez em Porto Alegre. Com larga formação, demonstrando grande capacidade técnica e expressiva, o trio interpreta obras de Bach, Mozart, Beethoven e Shostakovich. Além da atuação em trio, os integrantes se destacam também como solistas e em colaboração com grandes maestros, em concertos na Itália e em diversos países junto a importantes orquestras, como a Sinfônica Nacional da Irlanda, Gewandhaus Orchestra of Leipzig e Orchestra Roma Sinfonietta, com atuações nos principais palcos europeus e americanos, como Wigmore Hall e Carneggie Hall.

Considerada por Franco Gulli uma artista de enorme talento, a violinista Heloise Geoghegan, nascida em Dublin, é conhecida internacionalmente por seus muitos espetáculos transmitidos em estações de rádio e televisão por toda a Europa. Ganhadora de prêmios de prestígio, começou a estudar violino aos seis de idade e passou a vencer vários concursos internacionais mesmo entre alunos maiores de idade. Integrou a Gewandhaus Orchestra em Leipzig e mais tarde a Leipzig Radio Orchestra - Mittel Deutsche Rundfunk, sob a direção de prestigiosos maestros como Herbert Bloomstedt, Sir Roger Norrington, Fabio Luisi, Riccardo Chailly, David Zinman, Russell Davis e, Kurt Masur. Colaborou também com a Irish Chamber Orchestra and Camerata Ireland, orquestra de câmara fundada pelo pianista Barry Douglas. Á parte de sua atuação como solista, Heloise tem uma grande paixão por música de câmara e tocou com reconhecidos artistas internacionais, como Mariana Sirbu, Bruno Giuranna, Phillip Moll, Tatjana Masurenko, Christian Giger e Kronos Quartet, realizando concertos em importantes teatros, como Theatre des Champs Elysees em Paris, Wigmore Hall em Londres, Casa da Musica no Porto, Schumann Haus e Mendelssohn Haus em Leipzig. Em 2012, atuou com a Gothenburg Symphony Orchestra, na Suécia e a Stuttgarter Kammerorchester, na Alemanha, e iniciou-se como professora de violino no Conservatory Stanislao Giacomantonio em Cosenza/Itália.

As atuações de Francesco Toro e Ketty Teriaca também são muito apreciadas. O violinista tem formação musical na escola "Felix Mendelssohn" em Leipzig e na Universidade de Limerick na Irlanda. Por muitos anos tocou em concertos na Itália, tanto em grupos de câmara como solista. Vencedor de inúmeras competições, estudou também na Accademia Filarmonica Romana com Alain Meunier, no Giuliese Music Academy e na International Courses com Georg Mönch, no Fiesole Music School com Felice Cusano, na Sermoneta International Campus com Mariana Sirbu, na International Masterclass for Strings and Chamber Music of Erice e na Ayvalik International Music Academy na Turquia. Participa de vários festivais europeus e, além de sua atuação como solista e músico de câmara, trabalha em orquestras profissionais como a Leipziger Kammerphilarmonie at the Gewandhaus em Leipzig, a Orchestra Roma Sinfonietta, Orchestra Filarmonica del Gran Teatro La Fenice em Veneza, Orquestra Filarmônica do Teatro de Magdeburg na Alemanha, a Orchestra Sinfonica Siciliana de Palermo, "G. Verdi" de Trieste e a Orchestra del Teatro Massimo Bellini de Catania, como líder dos segundos violinos. Atualmente, é professor de violino no Conservatório "A. Corelli " de Messina. Francesco toca num violino Tommaso Carcassi, de 1731.

A pianista Ketty Teriaca tem realizado com sucesso em instituições de muitos concertos e Festival de Música da sala italianos e estrangeiros, particularmente no Auditório prestígio do Museu Grieg em Bergen, Noruega, onde é regularmente convidada. Sua atuação se foca muito no estudo do repertório de música de câmara, principalmente para piano, violino e violoncelo. Participa dos mais importantes festivais de cinema com o Ensemble Darshan, quarteto que compõe e toca trilhas sonoras ao vivo para filmes mudos. Nascida em Catania/Itália, Ketty formou-se em piano no Conservatório "F. Cilea", em Reggio Calabria. Venceu várias competições internacionais de piano. Desde 2000, atua na Itália e outros países com o grupo Velke Trio. Foi pianista do duo vocal siciliano Fratelli Mancuso, que representa a música tradiconal da Sicilia por todo o mundo. Também atua como pianista do projeto Anaktoron, duo de clarinete e piano que lançou seu primeiro disco em 2018, com música contemporânea original do compositor siciliano Carmelo Salemi. Em 2003, Ketty foi diretora artística do Festival Internacional "Classica & Dintorni" em Catania. Também é professora de piano no Conservatório "V. Bellini", em Palermo.

No dia 30 de junho (sábado), às 17h, é a vez da pianista mexicana Daniela Liebman subir ao palco do auditório do Instituto Ling - pela primeira vez no Brasil - para um recital em que interpreta obras de Beethoven, Schubert, Chopin e Prokofiev. Nomeada pela Revista Forbes, em 2016, como uma das cidadãs mexicanas mais criativas e influentes no mundo, Daniela nasceu em Guadalajara e fez sua estreia como solista com orquestra com oito anos de idade, tocando o "Concerto para piano nº 8", de Mozart, com a Orquestra Sinfônica de Aguascalientes. Desde então, realizou mais de trinta concertos, com vinte diferentes orquestras, em quatro continentes. Como solista, atuou com a Ontario Philarmonic (Canadá), Orlando Philarmonic (EUA), Orquestra do Festival de Artes de Boca Ratón (Miami, FL), San Angelo Symphony (EUA), Orquestra Radio Filarmonía de Lima (Peru), Orquestra Sinfônica da Colombia (Colombia), Orquestra Rachmaninov do Kremlin (Kirguistán), Orquestra de Câmara de Park Avenue (no Carneggie Hall, em Nova Iorque) e Orquestra Festival (Guatemala), entre inúmeros outros. No México, Daniela tocou com a Orquestra Filarmônica da Cidade do México, Orquestra Filarmônica de Jalisco, Orquestra Sinfônica de Michoacán, Orquestra Sinfônica de Zapopan, Orquestra Sinfônica de Sinaloa de las Artes e Orquestra Sinfônica de Aguascalientes. Venceu diversos concursos internacionais como "Noche em Madrid" (Espanha, 2011), o Russian International Music Piano Competition, (EUA, 2012) e o Concurso para Concerto do Festival Piano Texas (Forth Worth, Texas). Em 2013, Daniela foi selecionada para participar do acampamento de música junior de Lang Lang (Munique, Alemanha). Nos Estados Unidos, Daniela tocou nos lugares mais prestigiosos das séries Young Artist (Sarasota), a série Tri-C (Cleveland Museum of Modern Art) e regressou a Ravinia (Bennett Gordon Hall), além de realizar apresentações em universidades por todo o país. Tem agendado concertos para este ano com orquestras no Equador, Chile e EUA.

A programação musical é uma realização do Instituto Ling e Ministério da Cultura / Lei de Incentivo à Cultura / Governo Federal, com patrocínio da Crown Embalagens e curadoria e produção da Branco Produções.

 


Geoghegan, Toro & Teriaca (piano e violinos) - recital

Dia 14 de junho (quinta-feira), às 20h

http://www.institutoling.org.br/programac-o-cultural/geoghegan-toro-teriaca-14-06-2018-20h.html

 

Programa:

J.S. Bach Sonata em Mi maior BWV 1016

Adagio

Allegro

Adagio non tanto

Allegro

 

 

W.A. Mozart Dueto para dois violinos de Don Giovanni, As bodas de Figaro, O Rapto do Serralho.

 

 

L. van Beethoven Sonata op. 24 ''A Primavera ''

Allegro

Adagio molto expressivo

Scherzo

Rondó

 

D. Shostakovich 5 peças para 2 violinos e piano

 

 

Classificação Etária: Livre

Ingressos: R$ 40 (50% desconto para estudantes, pessoas com deficiência e +60)

Pontos de venda

Online: Presencial: Instituto Ling (R. João Caetano, 440). De segunda a sexta-feira das 10h30 às 22h; sábados, das 10h30 às 20h.

Endereço: Rua João Caetano, 440 | Bairro Três Figueiras | Porto Alegre

Fone: 51 3533-5700 | Email: instituto.ling@institutoling.org.br

 

 

Daniela Liebman (piano)

Dia 30 de junho (sábado), às 17h

http://www.institutoling.org.br/index.php/programac-o-cultural/musica/daniela-liebman-30-06-2018-17h.html

Programa:

 

L. V. Beethoven (1770/1827) Sonata, opus 78, Fa#Maior

F. Schubert (1797/1828) Impromptus, opus 90

F. Chopin (1810/1849) Ballade no 1, em Sol Menor

F. Chopin (1810/1849) Ballade no 3, em Lá Bemol Maior

S. Prokofiev (1891/1953) Sonata no 3, em Lá Menor

 

 

Classificação Etária: Livre

Ingressos: R$ 40 (50% desconto para estudantes, pessoas com deficiência e +60)

Pontos de venda

Online: Presencial: Instituto Ling (R. João Caetano, 440). De segunda a sexta-feira das 10h30 às 22h; sábados, das 10h30 às 20h.

Endereço: Rua João Caetano, 440 | Bairro Três Figueiras | Porto Alegre

Fone: 51 3533-5700 | Email: instituto.ling@institutoling.org.br

 

 

 

 

 

 

Veja Também