anaguerra@mundocult.com.br

Notícias

BPW PROMOVE DEBATE SOBRE MODA SUSTENTÁVEL

 

O Dia do Meio Ambiente é comemorado em 05 de junho. Para provocar uma reflexão e estimular a importância da moda sustentável, o próximo Troca Inteligentes terá como tema "Produção Consciente x Consumo Consciente: ações do setor da moda para o Ecofashion”. Realizado pela BPW Porto Alegre, o encontro será no dia 05 de junho, às 19h, no Dado Bier do Shopping Bourbon Country. A entrada é franca. 

A humanidade já consome 30% mais recursos naturais do que a capacidade de renovação da Terra. “Se os padrões de consumo e produção se mantiverem no atual patamar, em menos de 50 anos serão necessários dois planetas Terra para atender nossas necessidades de água, energia e alimentos. Não é preciso dizer que esta situação certamente ameaçará a vida no planeta, inclusive da própria humanidade”, afirma Lessandra Fraga, coordenadora do projeto e vice-presidente da BPW Porto Alegre. 

Para Silvana Bastian, presidente da BPW Porto Alegre, o consumo consciente é uma questão de hábito: pequenas mudanças em nosso dia-a-dia têm grande impacto no futuro. Assim, o consumo consciente é uma contribuição voluntária, cotidiana e solidária para garantir a sustentabilidade da vida no planeta. “Todo consumo causa impacto (positivo ou negativo) na economia, nas relações sociais, na natureza e em você mesmo. Ao ter consciência desses impactos na hora de escolher o que comprar, de quem comprar e definir a maneira de usar e como descartar o que não serve mais, o consumidor pode maximizar os impactos positivos e minimizar os negativos, desta forma contribuindo com seu poder de escolha para construir um mundo melhor. Isso é Consumo Consciente”, diz Silvana.

 

Participam do evento como palestrantes:

 

Karine Freire: Coordenadora do PPG em Design da Unisinos, Pesquisadora na área de Design Estratégico para a Inovação Social. Professora do Bacharelado em Moda. Lidera um projeto de Pesquisa ligado ao Ecossistema da moda Sustentável no Rio Grande do Sul. Ativista do Fashion Revolution 

Janine Ledur: Designer, Mestranda em Design Estratégico, Coordenadora e docente em Moda no SENAC Canoas, Visual Merchandiser no TAG de LUX e Membro do Ecossistema da Moda Sustentável em Porto Alegre. Sua trajetória como Designer de produto perpassa as empresas Grendene , AREZZO e LOJAS RENNER. Realizou viagens internacionais para pesquisa de comportamento e moda nos Estados Unidos, Japão, Inglaterra, Espanha, França, Alemanha, Itália e Holanda e viagens nacionais em Projetos de Design (Oficinas de Design) com SENAI e SEBRAE/RS no Brasil. Produziu pesquisas de moda e design para o SENAI, como também escreveu matérias para o PORTAL SENAI DESIGN, além de ter palestrado na Bienal de Design em Brasília. 

Cacá Camargo:Graduada em Moda, pós-graduada em Desenvolvimento de Produto, mestre em Design. Atualmente cursa Doutorado em Design na UFRGS. Sua pesquisa é focada em ativismo de design e inovação cultural e social no contexto da moda. É docente na ?UNISINOS e uma das idealizadoras do projeto social Desperta - Moda para Mudança. Também é co-organizadora do Fashion Revolution Forum, o primeiro do Brasil criado exclusivamente para explorar os possíveis cenários, desafios e soluções no âmbito da moda e da sustentabilidade. 

Patrícia Rocha:Jornalista com mestrado em Comunicação e Informação pela UFRGS. Com 20 anos de experiência no mercado, já foi repórter, editora do Segundo Caderno e, desde 2015, está à frente da Revista Donna. Também assina a coluna Donna Indica. 

Natalia Guasso: Formada em publicidade e propaganda e trabalhou em diversos ramos da comunicação e produção. Um dia resolveu abrir as portas do seu armário e percebeu que tinha passado dos limites. Era preciso DESAPEGAR! Há 6 anos coordena o Brick de Desapegos, uma feira que fomenta o desapego, trazendo expositores de desapegos, brechós, marcas autorais sustentáveis e sempre com algum conteúdo relevante que incentive ou esclareça assuntos ligados a moda sustentável.

 

MEDIAÇÃO:

Tatiana Csordas. Jornalista, com especialização em marketing e em psicologia analítica. Atua há mais de 20 anos no mercado de comunicação. Nesse período, trabalhou em grandes empresas, como Canoas Shopping e Gerdau, e entidades, como Sebrae. Também foi responsável pela assessoria de imprensa de eventos como a Feira do Livro de Porto Alegre e do Fashion Revolution Week em Porto Alegre nos anos de 2016, 2017 e 2018. Recentemente, criou uma página com foco em moda e sustentabilidade, a Circulamoda, com notícias sobre o tema em site e nas redes sociais Facebook e Instagram.

 

Informações e inscrições pelo e-mail: contato@bpwportoalegre.com.br e www.facebook.com/BPWPoA

 

BPW

Fundada na Suíça, pela advogada Lena Madesin Philips, durante a Segunda Guerra Mundial, a Business Professional Women (BPW) - Associação de Mulheres de Negócio e Profissionais - tinha por objetivo apoiar e empoderar as mulheres que, ao perderem seus maridos em combate, precisavam entrar no mercado de trabalho para sustentar suas famílias. É uma organização não governamental, sem fins lucrativos, apartidária e não assistencial, que agrega mulheres empresárias e profissionais com ideais comuns como: aperfeiçoamento profissional; melhores condições e oportunidades na vida econômica, civil e política do país; eliminação de todos os tipos de discriminação, encorajamento e promoção das mulheres à margem do mercado de trabalho, troca de experiências e negócios. Presente em mais de 95 países, possui mais de 40 mil mulheres organizadas unidas e em busca de negócios, defesa de direitos e promoção da paz. Em Porto Alegre, a organização surgiu em 1989, após um breve fechamento retomou suas atividadessendo totalmente reformulada em 2015. A BPW da capital gaúcha reúne mulheres entre 25 e 40 anos, de diferentes áreas: comunicação, saúde, administração, moda, entre outras.

 

Trocas Inteligentes – BPW Porto Alegre

05 de junho de 2018

Horário: 19h

Local: Dado Bier do Shopping Bourbon Country (Av. Túlio de Rose, 80 - Passo d’Areia)

Entrada franca

Informações: contato@bpwportoalegre.com.br e www.facebook.com/BPWPoA/

Inscrições: Sympla (https://www.sympla.com.br/trocas-inteligentes-bpw-porto-alegre---producao-consciente-x-consumo-consciente__293020)

 

?

 

 

Veja Também