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INTERCENA DISCUTE NOVOS CAMINHOS E MERCADOS PARA AS ARTES CÊNICAS

 

De 24 a 27 de abril, Porto Alegre sedia um projeto pioneiro de cultura no Brasil. O INTERCENA – Seminário Internacional sobre Festivais de Artes Cênicas, lançado em dezembro de 2017, tem como proposta a reinvenção de novos mercados para o teatro, a fim de garantir sua adaptabilidade e consequentemente a sobrevivência e a distribuição da produção artística pelos territórios nacionais e internacionais. Diretores, atores, produtores, empreendedores culturais e companhias artísticas, da América Latina, estarão reunidos em seminários, rodadas de negócios e capacitação. Além disso, apresentações de espetáculos fazem parte do evento. A programação completa está no final do texto. 

“A proposta de impacto do INTERCENA não vem apenas da sua originalidade, mas sim de um processo que leva a uma nova maneira de pensar e agir. É nesse sentido que o projeto é considerado como uma “Liderança” e uma “Diferenciação”, dentro de inúmeros projetos culturais no país”, afirma Alexandre Vargas, idealizado do projeto. De acordo com ele, o ineditismo do evento caracteriza uma potência e representa um tipo de atuação diferenciada para o estado Rio Grande do Sul, permitindo um espraiamento de dispositivos de relacionamento em outros estados do Brasil e outros Países. 

O INTERCENA, um projeto de internacionalização das Artes Cênicas do Estado do Rio Grande do Sul, é o primeiro mercado profissional do setor do sul Brasil. É um programa estruturado em quatro eixos/ações que se interligam promovendo sinergia para potencializar a difusão da produção cênica. Os eixos estão organizados da seguinte forma: 1) Capacitação para Internacionalização das Cias de Artes Cênicas do Estado do Rio Grande do Sul; 2) 1o Seminário Internacional Sobre Festivais de Artes Cênicas; 3) Rodada de Negócios com Curadores e Programadores de Festivais Nacionais e Internacionais e 4.) Apoio para Cias de Artes Cênicas ou Festivais para o intercâmbio das produções cênicas. 

[ capacitação ]

INTERCENA desenvolve atividades para o intercâmbio de conhecimento e treinamento de agentes culturais e artistas, a fim de qualificar a percepção empresarial das artes, a abertura dos mercados, a internacionalização e o fortalecimento de redes e circuitos. Uma das ações é “Caminho e Rotas para a Circulação Nacional e Internacional”, capacitação para vinte e cinco companhias, grupos e produtores teatrais para ampliação das possibilidades de circulação dos seus espetáculos para todo o Brasil e também para outros países.

 

[ o seminário ]

1º . Seminário Internacional Sobre Festivais de Artes Cênicas: realizado em quatro etapas, com duração de 1 (um) dia cada etapa. Participação de oito palestrantes/debatedores por etapa, escolhidos por sua relevância e conhecimento em torno do tema tratado, sendo eles:

 

TEMA 1 - Festivais e economia – O tema aborda e aprofunda o entendimento da relação entre a economia, seja nacional, regional ou local, e os festivais no Brasil.

 

TEMA 2 - Festivais e suas curadorias – o tema pretende trazer à tona e colocar em discussão esse mecanismo que representa a essência do festival afim de entender melhor, por exemplo, como ele de fato funciona, quais são seus problemas e crises, como (ou se) ele se adapta à atual condição da multiplicidade de festivais, tudo isso para além da mitificação que o cerca.

 

TEMA 3 - Festivais – Internacionais x Nacionais, regionais e locais: o tema pretende refletir e aprofundar a respeito da função, funcionamento e impacto dos festivais internacionais em relação aos nacionais, em suas variadas instancias, bem como suas especificidades e papeis nos corredores de circulação nacional e, sobretudo, internacional.

 

TEMA 4 - Festivais e Políticas Culturais – esse tema, de vital importância a existência dos festivais pretende aprofundar a implantação do Plano Nacional dos Festivais.

 

[ rodada de negócios ]

Reuniões agendadas entre criadores e agentes ou curadores e programadores culturais. Uma conexão direta para a apresentação de oferta e demanda da produção em artes cênicas e serviços culturais. Negócios, trocas ou acordos. A Rodada de Negócios é considerada uma das ações mais significativas no Brasil, pois vai ao encontro das novas políticas culturais - em sua dimensão econômica - tratando de questões contemporâneas como a mobilidade transnacional e o acesso a mercados internacionais. A rodada cria um espaço e ambiência propícios para a interlocução entre artistas e agentes culturais diversos, projetando a produção de artes cênicas.

 

[ festivais participantes]

 

Festival Internacional de Teatro de Manizales (Colombia), Festival Internacional de Las Artes de San José (Costa Rica), MAPAS – Mercado de Las Artes Performativas del Atlántico Sur (Tênerife/Espanha), Festival Internacional de Arte em La Calle Mueca (Porto De La Cruz/Espanha), Festival Internacional Puerto Street Art (Espanha), Red Eurolatinoamericana de Artes EscÉnicas REDELAE, dFERIA – Feira de Artes Escénicas de San Sebastina (Espanha), Festival Internacional de Buenos Aires -FIBA (Argentina), Festival Internacional Santiago OFF, Muestra Iberoamericana de Teatro, La Red De Promotores Culturais da América Latina e do Caribe, Instituto Nacional del Teatro de Argentina, Festival de Teatro de Curitiba, FEVEREFESTIVAL – Festival Internacional de Teatro de Campinas, FESTCAL SP – Festival Nacional de Teatro de Campo Limpo, TEMPO_FESTIVAL – Festival Internacional de Artes Cênicas do Rio de Janeiro, Cena Brasil Internacional, FIL – Festival Internacional de Intercâmbio de Linguagens, FITBH – Festival Internacional de Teatro de Palco e Rua de Belo Horizonte, Cena Contemporânea – Festival Internacional de Teatro de Brasília, Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia – Fiac Bahia, Festival Internacional Latino-Americano de Teatro da Bahia – FilteBahia, Festival de Teatro Lusófono - Festluso, Janeiro de Grandes Espetáculos – Festival Internacional de Artes Cênicas, Mostra Brasileira de Dança, Cambio.FIT/PE (Festival Internacional de Teatro de PE), Bienal Internacional de Dança do Ceará, Rede de Circulação e Internacionalização das Artes Cênicas, FIMC – Festival Internacional de Máscara do Cariri, FILO – Festival Internacional de Londrina, Mostra Internacional de Teatro de São Paulo – MitSP, Circuito Brasileiro de Festivais Internacionais de Dança do Brasil, Festival Maloca Dragão, Festival Internacional de Teatro de Rua de Porto Alegre, Porto Alegre Em Cena, Festival de Teatro de Canela. 

 

O INTERCENA vai ocorrer no Teatro do Centro Histórico Cultural Santa Casa e Museu Iberê Camargo. Para a emissão de certificado é necessário a presença em 75% das atividades do seminário. 

A BRASKEM S.A., é a patrocinadora exclusiva do INTERCENA que é financiado através da Lei de Incentivo à Cultura do Governo do Estado, tem o apoio cultural da Secretaria da Economia da Cultura do Ministério da Cultura, do Núcleo de Estudos em Economia Criativa e da Cultura (NECCULT), ambiente interdisciplinar de ensino, pesquisa e extensão vinculado à Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS e do Observatório dos Festivais, espaço de informação e reflexão sobre os festivais de artes cênicas no Brasil.

 

INTERCENA – Seminário Internacional sobre Festivais de Artes Cênicas

De 24 a 27 de abril

Das 10hs às 18hs

Teatro do Centro Histórico Cultural Santa Casa e Museu Ibere Camargo, Porto Alegre, RS.

 

INFORMAÇÃO:

www.intercena.com.br

inscricoes@intercena.com.br

(51) 99119 6972


foto Odair Fonseca de Souza

 

 

 

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