anaguerra@mundocult.com.br

Notícias

Cogumelos selvagens abrem temporada gastronômica do Parador

 

 

Após as primeiras chuvas do outono e depois de um longo descanso subterrâneo, os mais variados tipos de cogumelos selvagens começam a brotar na região dos Campos de Cima de Serra. Essas exóticas iguarias podem ser admiradas e algumas delas colhidas e saboreadas. Pensando nisso, o Parador Casa da Montanha realiza um evento em Cambará do Sul totalmente dedicado a esses misteriosos elementos da natureza. O Despertar dos Cogumelos Selvagens, que devido ao sucesso da primeira edição no ano passado, volta em 2018 com 2 encontros, um no início da safra, em abril, e o o outro no final da safra, em maio. 

O chef especialista em cogumelos, o gaúcho Altemir Pessali, conduz uma jornada pelo mundo dos cogumelos durante um final de semana, onde os participantes participam de uma caçada aos cogumelos selvagens nas florestas da região, aprendendo a identificar, como retirar, preparar e as harmonizações da cada espécie. Da terra os cogumelos vão direto para cozinha e pelas mãos dos chefs Arika Messa, Ana Heidel e Altemir Pessali se transformam em saborosos pratos da alta gastronomia. 

Autodidata, Altemir Pessali aprendeu sobre a caça e preparação de cogumelos em livros e revistas especializadas, além de contribuições de outros chefs especializados no assunto. “É uma iguaria que pode ser combinada em diversos pratos. Um acompanhamento fantástico compatível com carnes, risotos, massas, entre outros”, afirma Altermir Pessali. Habitualmente o chef costuma buscar no Campos de Cima da Serra os cogumelos para as receitas, entre eles o Boletus edulis, conhecido como Cepe de Bordéus, e o lactarius deliciosus que tem uma cor alaranjada. Ambos serão apreciados no evento. 

O projeto gastronômico visa apresentar cada detalhe, cada gosto desses refinados ingredientes reconhecidos nas principais cozinhas mundiais. Além disso, explorar uma das mais belas regiões do sul do país. Tudo isso aliado a hospedagem exclusiva e diferenciada do Parador Casa da Montanha. As reservas já podem ser feitas, e mais informações estão disponíveis pelo fone (54) 3295.7575 ou e-mail reservas@casadamontanha.com.br.

 

Confira a programação completa:

 

· Sexta-Feira,

Check-in e jantar de boas vindas com o chef residente do Parador Casa da Montanha Ana Heidel e o chef Altemir Pessali. Os protagonistas serão uma seleção exclusiva de cogumelos.

 

· Sábado,

9h - Após o café da manhã, um workshop com exploração guiada pelos campos da região em busca de cogumelos selvagens frescos. Entre as pautas da oficina, está a identificação, caça, preparo e harmonização da iguaria.

 

12h30 – Churrasco campeiro preparado no tradicional fogo de chão e harmonizado com cogumelos.

 

21h – Jantar especial elaborado pelos chefs Altermir Pessali, Arika Messa e Ana Heidel com sequência de pratos apresentando a diversidade dos cogumelos selvagens colhidos na região.

 

· Domingo,

Dia livre para explorar Cambará do Sul e aproveitar o conforto do Parador Casa da Montanha.

 

Chef Altemir Pessali

Do mundo futebolístico para a gastronomia. O ex-jogador de futebol profissional, junto com sua esposa, fundou a Trattoria Primo Camilo, em Garibaldi, em 2002. Mais tarde também inauguraram o Mamma Gema Trattoria, em Bento Gonçalves. Ele é pioneiro no uso de cogumelos selvagens para elaboração de pratos no Brasil. Com suas técnicas apuradas, o chef, que é fã de culinária regional e de vinhos, busca recriar receitas clássicas da culinária italiana.

 

Parador Casa da Montanha

Charme, gastronomia e hospedagem na mais bela paisagem da Serra Gaúcha. Isso é o que promete o Parador Casa da Montanha, em Cambará do Sul, inaugurado em 2002 pelo Hotel Casa da Montanha de Gramado. Localizado numa fazenda próxima do Parque Nacional dos Aparados da Serra e do Canyon Itaimbezinho, está numa das regiões mais lindas do Brasil, nos Campos de Cima da Serra. Com o conceito Ecovillage, é aconchegante, com estilo rústico e um toque de sofisticação. O Parador oferece 19 cabanas térmicas de luxo, inspiradas nos mais conceituados lodges africanos. Totalmente equipadas, foram especialmente desenvolvidas para suportar o frio desta região. A ideia é de um acampamento, porém sem abrir mão do conforto. Oferece ainda diversos tipos de passeios e aventuras inesquecíveis pela região. O Parador Casa da Montanha integra a lista dos hotéis “Roteiros de Charme”.

 

 

“O Despertar dos Cogumelos Selvagens”

Parador Casa da Montanha

Estrada do Faxinal, s/n° - Morro Agudo – Cambará do Sul/RS

(54) 3504.5302 – (54) 3295-7575

reservas@casadamontanha.com.br - www.paradorcasadamontanha.com.br

Foto: Fernando Gomes

 

 

Veja Também