Pages Menu
TwitterRssFacebook
TRANSFORMERS
Categories Menu

Postado em jun 22, 2017 em Adoro

Mundo Verde apresenta os mitos e verdades sobre a alimentação saudável

 

 
Você se informa sobre aquela dieta sem glúten ou lactose em blogs e perfis de redes sociais? Aquele depoimento do seu colega na internet mudou a sua vida? Cuidado! A rede social tomou conta da vida das pessoas e pode ser uma boa fonte de informação, mas nem tudo que está nela é 100% verdadeiro ou adequado para todas as pessoas. Virou moda “endeusar” ou “demonizar” algum alimento, bem como, afirmativas contundentes sobre diversos tipos de dietas. Os mitos e verdades sobre o estilo de vida saudável serão tema do Mundo Verde Talks – Vida Saudável: Mudando de Estilo de Vida Sem Sofrimento, que acontece no dia 24 de junho, no Espaço Voz no Nós Coworking, no Shopping Total. O evento acontece às 16 horas e contará com degustação de produtos naturais da marca e prática de atividade física.

O encontro é gratuito e tem o objetivo de esclarecer as dúvidas e eventuais distorções a respeito da vida saudável. Por meio de um bate-papo descontraído com direito a testemunhos reais de pessoas que mudaram suas vidas por meio da alimentação e atividade física, como a empresária Paula Louise Moraes, que perdeu 87 quilos em 365 de dieta. “Não irei ensinar ninguém sobre como emagrecer porque o que funcionou para mim, pode não servir para outra pessoa. Não esperem para anotar a minha dieta. Eu acredito que a minha história serve muito mais para motivação e inspiração das pessoas em mudar. Se eu consegui, qualquer um consegue”, adianta Paulinha.

O talkshow será apresentado pela jornalista Mariana Kalil e terá a participação da nutricionista Carina Borges, do Centro Dermatofuncional e Nutrição e também do educador físico e triatleta Lucas Pretto. “Eu vou falar da um pouco do meu trabalho de preparador físico no dia a dia de atletas (amadores ou profissionais) e a preparação deles para alcançar os seus objetivos. O mais importante para compartilhar é a importância da saúde mental para que o processo de treinamento em alta intensidade não atrapalhe a vida pessoal e profissional do praticante, mas que seja sim um auxiliar nesta caminhada”, comenta Pretto que é treinador de Triathlon há 15 anos.

A influência das redes sociais na alimentação saudável
Um dos temas que estará presente no Mundo Verde Talks será a utilização das redes sociais para a mudança ou seguimento do estilo de vida saudável. Num país que começa a mudar seu estilo de vida cada vez mais – a estimativa da consultoria internacional Euromonitor prevê crescimento de 50% no setor de alimentação saudável no Brasil até 2019 – a nutrição adequada exige equilíbrio e moderação. Segundo a nutricionista Carina Borges, assim como a pressa não pode nos impedir de comer de forma saudável, o exagero na preocupação com os alimentos naturais pode ser perigoso. “Muitas pessoas recorrem a internet para buscar informações sobre dietas da moda, restrições ou benefícios dos alimentos, como se tudo fosse bom para todas as pessoas, ignorando totalmente um dos fatores mais importantes para o sucesso na obtenção da saúde plena: a individualidade humana”, explica.
Ortorexia, o distúrbio alimentar do novo século
A repercussão dessa realidade é a redução no consumo de vitaminas, minerais e fibras alimentares. Além disso, a alteração na distribuição dos micronutrientes e dos macronutrientes (proteína, carboidrato e lipídio). Como se não fosse o bastante, a sujeição a experimentos indiscriminados de dietas da web pode possibilitar distúrbios alimentares como a compulsão alimentar, anorexia ou ortorexia. “O conceito de ortorexia foi criado em 1997 pelo médico norte-americano Steven Bratman, que uniu os termos gregos orto (correto) e orexis (apetite) que é a nova tendência. São pessoas que se preocupam de forma excessiva com a qualidade da alimentação. Esse grupo vai, aos poucos, excluindo, cortando e limitando a variedade da alimentação. Com isso, começam a surgir sintomas subclínicos decorrentes da deficiência de nutrientes”, conta a nutricionista que também é fisioterapeuta dermatofuncional.

O Mundo Verde Talks é uma promoção da franquia Mundo Verde em Porto Alegre. O local do evento tem capacidade para 120 pessoas e, como não haverá lista de inscritos com vagas garantidas, os organizadores recomendam chegarem cedo para garantir vaga.

Mundo Verde Talks – Vida Saudável: Mudando de Estilo de Vida Sem Sofrimento
Quando: 24 de junho (sábado)
Onde: Espaço Voz no Nós Coworking, no Shopping Total
Horário: A partir das 16h
16h30: coquetel de recepção com drinks e degustação Mundo Verde
17h: início do Talkshow
18h30: sorteio de cestas e brindes