Pages Menu
Categories Menu

Postado em set 8, 2016 em Adoro, Destaque

Leonardo Posenatto apoia lei que obriga obras de arte em prédios

 

Porto Alegre possui uma lei de estímulo à obras de artes em prédios com área adensável, ou seja, que é contabilizada pela prefeitura na hora de determinar o índice de construção da obra, igual ou superior a 2.000m². O Decreto 17.354 de 11/08/2011, que regulamenta a Lei 10.006 de 08/08/2006, no entanto, ainda é pouco conhecido dos porto-alegrenses. O arquiteto e mosaicista Leonardo Posenato é um dos artistas cadastrados na Prefeitura Municipal para participar do processo de execução de trabalhos artísticos.

“Essa lei é um estímulo para nós, artistas, que podemos colocar a nossa marca em lugares onde passam muitas pessoas. É nosso papel embelezar lugares e deixar o mundo mais bonito”, afirma Posenato. Além disso, para o artista, esse cadastro junto ao órgão responsável – a Secretaria Municipal de Cultura – possibilita uma qualidade nos trabalhos e um controle mais rigoroso no que está sendo colocado em prédios. “Todos ganham: nós, os moradores dos prédios, mas acima de tudo a cidade”, conclui Posenato.

Formado em mosaico pela Scuola Mosaicisti, de Spilimbergo, na Itália, Posenato é especializado em obras de grande porte. Orgulha-se de ser o primeiro mosaicista brasileiro com formação tradicional pela instituição italiana, referência mundial na arte. É possível se deparar com o trabalho único e exclusivo do artista Leonardo Posenato em vários pontos da cidade e do Rio Grande do Sul. Mosaicos de grandes dimensões podem ser encontrados em estações de trens da região metropolitana, prédios públicos de Porto Alegre, vinícolas da Serra Gaúcha, fachadas e interiores de igrejas, além hotéis e restaurantes.

“A técnica que utilizo é do Mosaico Romano onde a clivagem e a fragmentação das pedras é feito com o martelo romano. O trabalho é artesanal e artístico, feito totalmente à mão. Cada obra é única”, afirma Posenato. As inspirações para suas obras são variadas. Vão desde elementos sacros, passando por animais, flores e objetos, até formas abstratas e personalidades. O mosaico é uma arte decorativa milenar que surgiu na época greco-romana. Pequenos fragmentos de pedras são agrupados para formarem lindos desenhos.

“Uso pedras de todas as partes do mundo, o que dá um diferencial e uma durabilidade incrível para a obra. Mármores Europeus e orientais compõe o meu trabalho”, conclui. O efeito estético, o bom gosto e a sofisticação são únicos. Cerâmica e porcelana, por possuírem uma beleza ímpar, além de cores e brilhos, também são utilizadas em peças. Outro fator de sucesso no trabalho dele é o uso das cores, um campo que exigiu muito tempo de estudo e muita prática. “Utilizo a Teoria das Cores, onde cada cor influencia a percepção da outra, por isso é necessário criar e harmonizar o que chamamos de família de cores para cada obra”, afirma Posenato.

Leonardo Posenato

Leonardo Posenato é natural de Porto Alegre e tem 35 anos. Desde cedo descobriu a vocação para as artes. Aos 5 anos de idade já freqüentava escolas de música e arte. Aos 8 anos, começou a se aprimorar nas artes visuais, quando ficou decidido em família que assim que completasse os 17 iria para Itália estudar artes. A Paixão pelo mosaico o levou para a famosa Escola de Mosaico da Itália: Scuola Mosaicisti, onde se formou. Para se ter idéia, a escola foi fundada em 1922 com o objetivo de resguardar os conhecimentos milenares do mosaico. Hoje, Leonardo tem o seu atelier na zona sul da capital e é graduado também em Arquitetura pela UFRGS. Posenato já ministrou cursos no MARGS em Porto Alegre, e ateliers em São Paulo, atualmente mantém em funcionamento um bem sucedido sistema de cursos de mosaico online. Além de obras de grandes dimensões, Posenato também cria quadros e objetos decorativos em mosaico. Em 2007, organizou a sua primeira exposição em Porto Alegre. A mostra “Mosaico Est” apresentou trabalhos com a técnica do “Rustico Grezzo” (Aparência rústica, resultado da quebra feita à mão com a martelinha de mosaico).

 

Ateliê de Mosaico – Leonardo Posenato
Avenida Padre Cacique, 3146
Porto alegre – RS
51- 34074977
www.mosaico.arq.br
mosaico@mosaico.arq.br

crédito Fabiano Panizzi

crédito Fabiano Panizzi

También, considere “http://kamagraoraljelly.me/es/” o Comprar Kamagra Oral Jelly. Muchos posiblemente piensan que la eficacia de Kamagra está bien documentada. No tome más de Kamagra o cualquier otro medicamento que el recomendado. El profesional de la salud tienes razón que resolver qué dosis es la más adecuada. Si el medicamento se usa según sea necesario, es poco probable que esté en un programa de dosificación.