Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Postado em ago 29, 2017 em Adoro, Destaque

Instituto Ling lança agenda de cursos para o segundo semestre do ano

 

Com o mote Um Horizonte de Novas Ideias, o Instituto Ling lança sua agenda de cursos para o segundo semestre de 2017. Com temas que variam entre Arte, Ciência, Filosofia, Gastronomia, História, Literatura, Mente, Moda, Música e Assuntos Contemporâneos, serão oferecidos – entre os meses de setembro e dezembro – cerca de 30 cursos livres e de curta duração, além de palestras, jantares e atividades voltadas ao público infantil. As matrículas já estão abertas e podem ser feitas pelo site http://www.institutoling.org.br/index.php/cursos.

Confira os destaques do semestre:

 

Arte e temas contemporâneos

Curso de Elaboração, Planejamento e Gestão de Projetos Culturais – Módulos I e II

Alexandre Vargas, diretor do Festival Internacional de Teatro de Rua de Porto Alegre e consultor na área cultural e de patrocínios em empresas e centros culturais, ministra o curso que apresenta todas as etapas que envolvem a produção cultural, desde a elaboração do projeto, financiamento por leis de incentivo, fundos e editais, até a captação de recursos e a realização da atividade. O curso está organizado em dois módulos independentes que tratam das práticas que envolvem o sistema da cultura.

Módulo I – dias 15 e 16/09

· Existe mercado cultural?

· Planejamento e Elaboração: como elaborar um projeto cultural e suas diferentes redações para os diferentes focos do setor.

· Leis de Incentivo: o funcionamento das leis de incentivo, Lei Rouanet e Pró-Cultura RS/LIC

Módulo II – dias 22 e 23/09

· Existe diferença entre editais das corporações privadas e os editais públicos?

· Comunicação e Captação de Recursos: Fundamentos para projetos culturais e as diferentes fontes de financiamento e como apresentar os projetos para cada uma delas

· Gestão e avaliação de eventos e programas culturais

Curso O Modernismo na Cultura Brasileira: aproximações entre a arquitetura e as demais artes

O curso, ministrado pela doutora em Arquitetura Claudia Costa Cabral, enfoca o modernismo na cultura brasileira desde o ponto de vista da arquitetura, através de uma abordagem que busca recompor a rica trama de relações que se estabelece entre a arquitetura e as demais manifestações artísticas. Os murais de Cândido Portinari nos edifícios de Oscar Niemeyer e Lúcio Costa, as esculturas de Alfredo Ceschiatti nos espaços de Brasília, os jardins de Burle Marx, a museografia de Lina Bo Bardi, estão entre os diversos exemplos examinados. Encerrando com o Inhotim – o maior centro de arte ao ar livre da América Latina, o curso indaga sobre as relações entre essa tradição e a contemporaneidade. São dois encontros, sempre às quartas-feiras, nos dias 22 e 29 de novembro.

Dia 22/11:

· Introdução ao modernismo no Brasil: contextualização histórica.

· Semana de Arte Moderna.

· Arquitetura moderna brasileira e seus diálogos com arte, através da Escola Carioca – Lúcio Costa e Oscar Niemeyer.

Dia 29/11

· A construção de Brasília.

· A consolidação das posições Brutalistas: João Vilanova Artigas, Paulo Mendes da Rocha, Lina Bo Bardi.

· Casos contemporâneos: a tradição moderna reconsiderada; outras conversações entre arte e arquitetura em Inhotim.

Mente

Curso Sonhos e Psicanálise: da antiguidade aos dias atuais – realizado em parceria com a Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre, o curso terá dois encontros, dias 05 e 12 de setembro. A ideia é discutir o universo dos sonhos e seu potencial representativo de sentimentos sob as lentes da psicanálise. Associados da SPPA têm 10% de desconto.

Gastronomia

Dentre as diversas atividades oferecidas na área da Gastronomia no Instituto Ling, como jantares temáticos e cursos de culinária, destacam-se as oficinas de panificação com o professor Rodrigo Escobar, da Massa Madre Padaria Artesanal: Oficina de Pães de Fermentação Natural (dia 27/09), Pães Artesanais para a Família (dia 18/10) e Pães para impressionar, com fermentação natural (dia 29/11) .

Para conhecer a programação completa de gastronomia, acesse http://www.institutoling.org.br/index.php/cursos/gastronomia.html

Música

Curso A História do Jazz

O jornalista Paulo Moreira, criador e apresentador do programa Sessão Jazz da FM Cultura, divide com os participantes seu conhecimento acumulado em 30 anos de pesquisa sobre o gênero. O curso, que acontece em dois encontros (sempre às quintas-feiras, dias 21 e 28 de setembro), percorre toda a história do jazz, desde seu surgimento no final do século XIX, até suas manifestações mais atuais, como o jazz europeu e a world music.

Dia 21/09: Os primórdios: os combos, a era do swing e o surgimento do bebop

Dia 28/09: O que veio a seguir: o hard bop, o jazz modal, o free jazz, o jazz rock e as manifestações mais recentes, como o jazz europeu e a world music

Ciência

Curso A Teoria da Relatividade: o passado, o presente e o futuro do tempo

O doutor em Física Dimiter Hadjimichef revisita os caminhos que levaram às descobertas científicas de Einstein. Desde a relatividade de Galileu, passando pela teoria de gravitação de Newton, o curso aborda – em dois encontros em outubro – as teorias relativísticas do célebre físico alemão, para uma melhor compreensão acerca dessas descobertas e a influência que tiveram sobre a nossa própria visão de mundo.

Dia 18/10 – Noções sobre a natureza do tempo ao longo da história: da Relatividade de Galileu, passando pela Teoria de Gravitação de Newton e o eletromagnetismo de Maxwell, até chegarmos na Relatividade Especial.

Dia 25/10 – A Relatividade Especial e os seus testes, o “Princípio de Equivalência” e a Relatividade Geral: passado, presente e as especulações sobre o futuro.

Filosofia

Curso Civilização: ascensão e queda de uma ideia

A partir de diferentes obras filosóficas, históricas, literárias e artísticas, o professor de Literatura Pedro Gonzaga, o mestre em filosofia Eduardo Wolf e o psicanalista e historiador Felipe Pimentel apresentam um completo repertório sobre a noção de civilização, analisando seus valores constitutivos e as grandes realizações dentro de um processo de transformações sociais. Em três encontros, sempre às terças (dias 10, 17 e 21 de outubro), o curso promove uma contribuição crítica acerca da mentalidade contemporânea.

Dia 10/10 – As origens: as camadas históricas que sustentam nossa ideia de civilização

Dia 17/10 – Apogeu: o Ocidente atinge seu apogeu na modernidade

Dia 24/10 – Declínio: crise da mentalidade contemporânea como sintoma da civilização ocidental

Curso Liberdade e Democracia

Em três encontros (sempre às quintas-feiras) no mês de novembro, o doutor em Filosofia Ricardo Bins Di Napoli apresenta os conceitos fundamentais da filosofia política, refletindo sobre a relevância desses conceitos para uma leitura crítica do cenário brasileiro.

Dia 16/11 – Liberdade e Justiça

Dia 23/11 – A Democracia e suas formas

Dia 30/11 – O Totalitarismo

Moda

Fashion Frames – Workshop de Moda e Negócios

Fashion Frames é um workshop de imersão com o objetivo de reunir pessoas conectadas ao design e à moda em um ambiente de trocas e aprofundamentos. Com palestra de Lili Tedde, do Trend Union Brasil – Studio Edelkoort (um dos principais escritórios de previsão de tendências do mundo) e outros especialistas como Caroline Bücker, Gabriela Rizzo Cirne Lima, Milene Zardo e Beth Venzon, o workshop apresenta as macrotendências relacionadas à moda e à cultura em geral. Dividido em cinco módulos, a atividade parte de um completo panorama da moda contemporânea, oferecendo um comparativo entre modelos de negócios de moda e varejo, além da cocriação de cenários a partir da metodologia do design thinking.

Dia 17/11 – Frame 1: O Sistema da Moda

Dia 18/11 – Frame 2: Modelos que romperam e Frame 3: Saindo da Zona de Conforto

Dia 24/11 – Frame 4: Inspirações e Macrotendências

Dia 25/11 – Frame 5: Future Fashion Frames

Literatura

Curso Leituras de Shakespeare e a invenção do humano

Analisando quatro peças de Shakespeare – Hamlet, Macbeth, Otelo e A Tempestade – os professores-doutores Kathrin Rosenfield e Lawrence Pereira explicam como o grande autor inglês realizou uma representação radicalmente inovadora das grandes paixões humanas – amor e ódio, inveja e ciúme, doçura angelical e crueldade ferina -, antecipando inúmeras descobertas psicológicas modernas, como a inflexão da vontade e das intenções por desejos inconscientes.

O curso será realizado em três encontros, sempre às quintas-feiras, nos dias 23 e 30 de novembro e 07 de dezembro.

Serviço

Instituto Ling – cursos do segundo semestre de 2017

As matrículas podem ser feitas pelo site http://www.institutoling.org.br/index.php/cursos

Os valores variam conforme cada atividade e podem ser parcelados em até 06 vezes nos cartões de crédito.

O Instituto Ling também oferece bolsas para estudantes interessados nos temas do semestre.

Informações: (51) 3533-5700

Endereço: Rua João Caetano, 440 – Porto Alegre/RS

Atendimento de segunda a sexta-feira das 10h30 às 22h; sábados, das 10h30 às 20h.

 

Sobre o Instituto Ling

Criado e mantido pela família Ling desde 1995, o Instituto Ling é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a transformação da sociedade através da educação e da cultura.
O Instituto Ling atua em três segmentos: Educação, Cultura e Saúde. Sua missão é promover o desenvolvimento humano e a evolução da sociedade através da disseminação de diferentes formas do conhecimento, da liberdade de pensamento, da valorização da cultura e da saúde. A abertura de seu Centro Cultural em Porto Alegre, no ano de 2014, ampliou e solidificou a atuação do Instituto, firmando-o como centro de referência na disseminação do conhecimento e do livre- pensar, fomentador da educação de excelência em seus múltiplos formatos e provedor de serviços e produtos culturais diferenciados, com elevado padrão de qualidade e estética.
Na área da saúde, o Instituto Ling estabeleceu parceria com o Hospital Moinhos de Vento, em 2015, para a implantação de um centro de referência no tratamento do câncer em Porto Alegre.
A família Ling, mantenedora do Instituto, é proprietária da “holding company” Évora. O grupo empresarial produz e comercializa latas de alumínio para bebidas, não-tecidos de polipropileno (usados principalmente na produção de descartáveis higiênicos) e tampas plásticas para bebidas e produtos de higiene e beleza.
www.institutoling.org.br
Endereço: Rua João Caetano, 440 | Bairro Três Figueiras | Porto Alegre
Fone: 51 3533-5700 | Email: instituto.ling@institutoling.org.br