Pages Menu
Categories Menu

Postado em ago 6, 2015 em Arte, Destaque

‘Filmes de Afogamento’ entra em cartaz na Galeria Ecarta

 

Videoperformances em diálogo com a fotografia e o cinema. Assim é a série Filmes de Afogamento, exposição de Luciano Scherer e Maira Flores que inaugura dia 12 de agosto na Galeria Ecarta (Av. João Pessoa, 943, Porto Alegre).

A série é um trabalho em andamento, a ser continuado e desenvolvido em novas e diferentes paisagens. Nos vídeos, além do corpo imóvel dos próprios artistas, o que se vê é um enquadramento fixo e um movimento de cena bastante leve, como um desdobramento da imagem fotográfica, continuamente em loop.

Cada vídeo é o último registro de um indivíduo e uma forma de resistência ao seu desaparecimento, tornado uma imagem sem fim – o que externa essa propriedade dicotômica da memória, presente na obra de ambos os artistas. Essas imagens semi-estáticas são como um retorno ao impossível, uma alegoria do terminar do tempo e sua contenção. De natureza multimidiática, a série manipula movimentos temporais: tem a suspensão do tempo por meio das imagens, e a expansão dele por intermédio dos vestígios.

Os objetos da instalação estão relacionados a cada vivência findada naquele instante capturado: um documento, um desenho, um bilhete, uma fotografia dobrada encontrada no bolso, as peças de roupa, um sapato que foi achado a quilômetros de distância, uma lata enferrujada, um relógio, uma notícia antiga e itens que dão indícios de onde foi o local do acontecimento. Cada peça representa um rastro de identidade e um elo com o passado, a sombra de uma história velada que se projeta e age como um dispositivo que amplia a noção de realidade dentro da obra.

O resultado visual do exercício, quando marcado por uma imagem infinita e pelos seus vestígios, propicia ao espectador a construção de suas próprias possibilidades de narrativas e uma reflexão acerca do que fica.

Filmes de Afogamento fica em cartaz na Galeria Ecarta até 13 de setembro. A visitação pode ser feita de terça a sexta, das 10h às 19h; sábado, das 10h às 20h; e domingo, das 10h às 18h. Informações pelo telefone 51 4009.2971. A entrada é franca.

Sobre os artistas:

Maíra Flores nasceu em 1990, em Porto Alegre, onde vive atualmente. Centraliza sua produção na manipulação de objetos do cotidiano íntimo, construindo narrativas e refletindo o implícito. Em seus trabalhos faz sempre o uso de peças usadas do vestuário e de funções domésticas, imbuídas de memória e sinais do tempo, como fronhas, lençóis e toalhas. A partir da experiência da passagem do tempo, reflete sobre os fragmentos invisíveis de cada um que permanecem e perpetuam-se tacitamente.
Contato: 84496391

Luciano Scherer nasceu em 1987, em Santa Vitória do Palmar. Vive e trabalha em Porto Alegre. É mestrando em Artes Visuais, com Ênfase em Poéticas Visuais, pela UFRGS. Suas exposições individuais são: “Sob o Peso das Coisas”, Galeria Península, Porto Alegre (2014); “Desdobramentos”, Espaço Cultural ESPM, Porto Alegre (2012) e “Scherer”, Galeria Thomas Cohn, São Paulo (2010). Entre as coletivas que participou estão: “Mito Videos”, Museu da Imagem e Som, São Paulo (2014); “Metropolitanos” Museu de Arte Contemporânea, Porto Alegre (2012); “6764257 km”, Galeria Ó!, Porto, Portugal (2012); “Glimmer Show’”, Anno Domini Gallery, San José (Califórnia), Estados Unidos (2011); “Lista” at Galeria Logo, São Paulo (2011); e “Nóis na fita”, Galeria Fita Tape, Porto Alegre (2010).

Exposição ‘Filmes de Afogamento’, de Luciano Scherer e Maira Flores
Onde: Galeria Ecarta (Av. João Pessoa, 943, Porto Alegre)
Abertura: 12 de agosto, quarta-feira, às 19h
Visitação: até 13 de setembro, de terça a sexta, das 10h às 19h; sábado, das 10h às 20h; e domingo, das 10h às 18h
Quanto: Entrada franca
Informações: 51 4009. 2971 e www.ecarta.org.br

 

Frame da série Filmes de Afogamento, de Luciano Scherer e Maira Flores

Frame da série Filmes de Afogamento, de Luciano Scherer e Maira Flores

Frame da série Filmes de Afogamento, de Luciano Scherer e Maira Flores

Frame da série Filmes de Afogamento, de Luciano Scherer e Maira Flores

 

Frame da série Filmes de Afogamento, de Luciano Scherer e Maira Flores

Frame da série Filmes de Afogamento, de Luciano Scherer e Maira Flores

 

También, consideremos “http://kamagraoraljelly.me/es/” o Comprar Kamagra Oral Jelly. Muchos posiblemente piensan que la eficacia de Kamagra está bien documentada. No tome más de Kamagra o cualquier otro medicamento que el recomendado. El profesional de la salud tiene que resolver qué dosis es la más adecuada. Si el medicamento se usa según sea necesario, es poco probable que esté en un programa de dosificación.