Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Postado em jun 2, 2015 em Cinema e TV, Destaque

Expressionismo Alemão está na programação de junho do Cine Santander Cultural

Em junho, a sala de cinema do Santander Cultural exibe uma seleção especial de filmes dedicada a uma das principais escolas cinematográficas, até hoje celebrada por críticos e amantes da arte: o Expressionismo Alemão. De 2 até 30 de junho, 25 títulos, sendo 18 deles filmados na época do Expressionismo Alemão – incluindo obras-primas de Robert Wiene, F.W. Murnau, Paul Leni, Georg Wilhelm Pabst e Fritz Lang – e mais sete produções posteriores, que integram o programa.

A programação está dividida em quatro blocos, cada um composto por seis filmes dentro de uma temática específica:
Pesadelos e Monstruosidades – Dois dos principais temas abordados pelos expressionistas: os pesadelos que nos assombram e a presença dos monstros, reais ou imaginários.
Vida Artificial e Mundos Fantásticos – Outros elementos frequentes são a vida artificial (representada por robôs ou seres tecnológicos) e os mundos fantásticos, seja em dimensões paralelas, no nosso futuro distante ou no espaço sideral.
Dramas Humanos – O ser humano e seus dilemas e angústias eram um tema central no Expressionismo, e aqui encontramos criativas visões para alguns dos principais dramas existencialistas.
Influências e Adaptações – Como o Expressionismo influenciou o cinema mundial, na época e depois de várias gerações, em obras de cineastas como Alfred Hitchcock, Ridley Scott e Tim Burton, entre outros.

Um dos pontos altos do programa é a exibição da versão recentemente restaurada e mais longa do clássico Metrópolis, de Fritz Lang, produzida a partir de cenas raríssimas que eram consideradas perdidas e foram encontradas no Museo del Cine de Buenos Aires, na Argentina. Esta versão foi lançada mundialmente em 2010 e terá sessão comentada no sábado, dia 13, às 19h, com os pesquisadores de cinema e especialistas no filme Marcelo Severo e Felipe M. Guerra.

O Expressionismo também estará representado no primeiro Domingo em Família de 2015, que acontece no dia 14 de junho. Entre as atrações gratuitas para pais e filhos no Santander Cultural, o cinema exibirá três sessões da divertida animação O Estranho Mundo de Jack, dirigida por Henry Selick e roteirizada por Tim Burton, ambos diretamente influenciados pelos clássicos expressionistas.

Expressionismo’ designa um ciclo de filmes realizados na Alemanha na primeira metade do século 20 e deriva de uma vertente da arte moderna surgida no país pouco antes. As produções expressionistas se caracterizam por elementos como a distorção de cenários e personagens (através da maquiagem) e o uso estilizado dos recursos de fotografia, com o objetivo de expressar a maneira como os realizadores viam o mundo, numa época em que o cinema ainda era silencioso e em preto-e-branco.

Dentro do estilo, foram realizadas algumas das primeiras e mais influentes experiências cinematográficas no campo da fantasia – com destaque para o horror e a ficção científica. A crítica e pesquisadora alemã Lotte Eisner explica que isso acontecia porque os artistas da época foram bastante influenciados pelo misticismo e pela magia, em parte devido à morte horrível de milhares de jovens nos campos de batalha da Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Assim, os fantasmas que antes povoavam o romantismo alemão agora eram ressuscitados como sombras nas telas de cinema.

PROGRAMAÇÃO
2 de jun – ter
15h O Golem Carl Boese, Paul Wegener
17h As Mãos de Orlac Robert Wiene
19h Da Aurora à Meia-Noite Karl Heinz Martin

3 de jun – qua
15h O Gabinete do Dr. Caligari Robert Wiene
17h O Gabinete das Figuras de Cera Leo Birinsky, Paul Leni
19h Nosferatu, Uma Sinfonia do Horror F.W. Murnau

4 de jun – qui
15h As Mãos de Orlac Robert Wiene
17h Da Aurora à Meia-Noite Karl Heinz Martin
19h O Golem Carl Boese, Paul Wegener

5 de jun – sex
15h O Gabinete das Figuras de Cera Leo Birinsky, Paul Leni
17h Nosferatu, Uma Sinfonia do Horror F.W. Murnau
19h O Gabinete do Dr. Caligari Robert Wiene

6 de jun – sáb
15h Da Aurora à Meia-Noite Karl Heinz Martin
17h O Golem Carl Boese, Paul Wegener
19h As Mãos de Orlac Robert Wiene

7 de jun – dom
15h Nosferatu, Uma Sinfonia do Horror F.W. Murnau
17h O Gabinete do Dr. Caligari Robert Wiene
19h O Gabinete das Figuras de Cera Leo Birinsky, Paul Leni

9 de jun – ter
15h Algol – A Tragédia do Poder Hans Werckmeister
17h As Mãos de Orlac Robert Wiene
19h Os Nibelungos Parte 1 – A Morte de Siegfried Fritz Lang

10 de jun – qua
15h O Gabinete do Dr. Caligari Robert Wiene
17h Da Aurora à Meia-Noite Karl Heinz Martin
19h Os Nibelungos Parte 2 – A Vingança de Kremilda Fritz Lang

11 de jun – qui
15h Fantasma F.W. Murnau
17h Algol – A Tragédia do Poder Hans Werckmeister
19h Os Nibelungos Parte 1 – A Morte de Siegfried Fritz Lang

12 de jun – sex
15h Fausto F.W. Murnau
17h Fantasma F.W. Murnau
19h Os Nibelungos Parte 2 – A Vingança de Kremilda Fritz Lang

13 de jun – sáb
15h Algol – A Tragédia do Poder Hans Werckmeister
17h Fausto F.W. Murnau
19h Metrópolis Fritz Lang
Sessão comentada pelos pesquisadores de cinema Marcelo Severo e Felipe M. Guerra

14 de jun – dom
15h O Estranho Mundo de Jack Henry Selick
17h O Estranho Mundo de Jack Henry Selick
19h O Estranho Mundo de Jack Henry Selick

16 de jun – ter
15h Fantasma F.W. Murnau
17h Fausto F.W. Murnau
19h Metrópolis Fritz Lang

17 de jun – qua
15h O Testamento do Dr. Mabuse Fritz Lang
17h Segredos de uma Alma Georg Wilhelm Pabst
19h Os Nibelungos Parte 1 – A Morte de Siegfried Fritz Lang

18 de jun – qui
15h A Caixa de Pandora Georg Wilhelm Pabst
17h O Homem que Ri Paul Leni
19h Os Nibelungos Parte 2 – A Vingança de Kremilda Fritz Lang

19 de jun – sex
15h Segredos de uma Alma Georg Wilhelm Pabst
17h A Última Gargalhada F.W. Murnau
19h Metrópolis Fritz Lang

20 de jun – sáb
15h A Última Gargalhada F.W. Murnau
17h A Caixa de Pandora Georg Wilhelm Pabst
19h O Testamento do Dr. Mabuse Fritz Lang

21 de jun – dom
15h O Homem que Ri Paul Leni
17h O Anjo Azul Josef von Sternberg
19h Segredos de uma Alma Georg Wilhelm Pabst

23 de jun – ter
15h O Anjo Azul Josef von Sternberg
17h O Testamento do Dr. Mabuse Fritz Lang
19h A Caixa de Pandora Georg Wilhelm Pabst

24 de jun – qua
15h A Última Gargalhada F.W. Murnau
17h O Homem que Ri Paul Leni
19h O Anjo Azul Josef von Sternberg

25 de jun – qui
15h A Sombra de uma Dúvida Alfred Hitchcock
17h Relíquia Macabra John Huston
19h À Meia Luz George Cukor

26 de jun – sex
15h Batman – O Retorno Tim Burton
17h Cidade das Sombras Alex Proyas
19h Alien, O Oitavo Passageiro Ridley Scott

27 de jun – sáb
15h Relíquia Macabra John Huston
17h À Meia Luz George Cukor
19h A Sombra de uma Dúvida Alfred Hitchcock

28 de jun – dom
15h Cidade das Sombras Alex Proyas
17h Alien, O Oitavo Passageiro Ridley Scott
19h Batman – O Retorno Tim Burton

29 de jun – ter
15h À Meia Luz George Cukor
17h A Sombra de uma Dúvida Alfred Hitchcock
19h Relíquia Macabra John Huston

30 de jun – qua
15h Alien, O Oitavo Passageiro Ridley Scott
17h Batman – O Retorno Tim Burton
19h Cidade das Sombras Alex Proyas

PESADELOS E MONSTRUOSIDADES

DA AURORA À MEIA-NOITE
Von Morgens bis Mitternacht, Alemanha, 1920, P&B, 65 min
Um humilde bancário, que trabalha visando apenas o sustento da família, tem sua vida virada de cabeça para baixo depois que uma rica madame italiana visita a agência. Cansado da vida monótona e injusta que leva, ele rouba uma pequena fortuna e foge para a capital, mas será atormentado pela própria consciência.
D: Karl Heinz Martin. G: Drama. CI: 12 anos.

O GABINETE DAS FIGURAS DE CERA
Das Wachsfigurenkabinett, Alemanha, 1924, P&B, 83 min
Um jovem poeta é contratado por um museu de cera para escrever as biografias de três grandes criminosos que ganharam sua própria estátua no local. A partir de então, o filme narra três episódios sobre os personagens (o califa Harun al Raschid; Ivan, o Terrível e Jack, o Estripador), apresentando visões independentes da maldade humana.
D: Leo Birinsky, Paul Leni. G: Terror. CI: 12 anos.

O GABINETE DO DR. CALIGARI
Das Cabinet des Dr. Caligari, Alemanha, 1920, P&B, 78 min
Uma das atrações de um parque de diversões é a tenda do misterioso Dr. Caligari. Ele apresenta ao público o sonâmbulo Cesare, um rapaz que supostamente estaria adormecido há 23 anos e teria o dom de prever o futuro. À noite, Cesare perambula pela cidade concretizando as previsões funestas do seu mestre.
D: Robert Wiene. G: Terror. CI: 12 anos.

O GOLEM
Der Golem, Wie er in Die Welt Kam, Alemanha, 1920, P&B, 72 min
Na Praga do século 16, o imperador baixa um decreto contra os judeus, ordenando que abandonem o reino. Para proteger seu povo, um rabino resolve despertar o Golem, uma criatura mítica da tradição judaica que é feita de barro e obedece cegamente às ordens do seu criador. Mas o monstro foge do seu controle e se torna uma ameaça para todos.
D: Carl Boese, Paul Wegener. G: Terror. CI: 12 anos.

AS MÃOS DE ORLAC
Orlacs Hände, Alemanha, Áustria, 1924, P&B, 113 min
Orlac é um virtuoso pianista que sofre um terrível acidente de trem e tem suas mãos decepadas. Ele passa por um procedimento experimental e lhe são implantados os membros de um assassino que acabara de ser executado. Quando descobre a quem pertenciam suas novas mãos, Orlac começa a acreditar que também tem predisposição para matar.
D: Robert Wiene. G: Terror. CI: 12 anos.

NOSFERATU, UMA SINFONIA DO HORROR
Nosferatu, Eine Symphonie des Grauens, Alemanha, 1922, P&B, 81 min
Nesta versão não-autorizada do livro Drácula, de Bram Stoker, o agente imobiliário Hutter viaja até os Montes Cárpatos para vender um castelo ao excêntrico Conde Orlock. O nobre na verdade é um vampiro milenar que se apaixona por Ellen, a esposa de Hutter, e se muda para Bremen, na Alemanha, espalhando o terror e a peste pelo caminho.
D: F.W. Murnau. G: Terror. CI: 12 anos.

VIDA ARTIFICIAL E MUNDOS FANTÁSTICOS

ALGOL – A TRAGÉDIA DO PODER
Algol – Tragödie der Macht, Alemanha, 1920, P&B, 98 min
Um habitante do planeta Algol revela ao mineiro Robert o segredo de uma fonte de energia eterna. Graças a essa tecnologia, ele se torna a pessoa mais poderosa do mundo. Mas suas riquezas não o tornam uma pessoa feliz e pacífica; pelo contrário, sua ambição obsessiva por um poder cada vez maior arruína tudo à sua volta, e a destruição da máquina pode ser a única salvação para Robert.
D: Hans Werckmeister. G: Ficção científica. CI: 12 anos.

FANTASMA
Phantom, Alemanha, 1922, P&B, 145 min
Lorenz, um humilde escritor, é atropelado por uma carruagem, mas se apaixona pela mulher que estava no veículo – Veronika, herdeira de uma das famílias mais ricas da cidade. Na busca por sua amada, Lorenz descobre que ela tem uma sósia, Melitta, que trabalha num cabaré decadente.
D: F.W. Murnau. G: Drama/Fantasia. CI: 12 anos.

FAUSTO
Faust: Eine Deutsche Volkssage, Alemanha, 1926, P&B, 116 min
Versão expressionista da clássica peça de Johann Wolfgang Goethe. Fausto é um velho alquimista que vê sua cidade ser assolada pela peste negra. Ciente da própria mortalidade, resolve vender a alma ao Diabo em troca da juventude. Mas o rejuvenescido Fausto se apaixona por uma jovem italiana e começa a questionar o pacto firmado.
D: F.W. Murnau. G: Drama/Fantasia. CI: 12 anos.

METRÓPOLIS
Metropolis, Alemanha, 1927, P&B, 153 min
Em Metrópolis, uma cidade do futuro, os poderosos vivem felizes na superfície enquanto os operários passam os dias em regime de escravidão nos subterrâneos, idolatrando uma líder espiritual chamada Maria. Tentando mantê-los sob controle, o governante de Metrópolis pede a um cientista para fabricar um robô com a forma da garota e infiltrá-lo entre os operários para semear a discórdia.
D: Fritz Lang. G: Ficção científica. CI: 12 anos.

Sessão comentada – 13 de junho – 19h
Marcelo Severo – Escreve para fanzines sobre cinema, quadrinhos e rock’n’roll desde os anos 1990. Ministra cursos e oficinas no Fantaspoa desde o início do festival, sempre relacionados à ficção científica e ao Expressionismo. Assistiu Metrópolis quando adolescente e ficou marcado pelo filme, pelo diretor e pelo cinema alemão.
Felipe M. Guerra – Jornalista, pesquisador de cinema e cineasta independente. Tem artigos sobre filmes publicados em diversos sites, revistas e livros no Brasil, e também no seu próprio blog, Filmes para Doidos. Obcecado por Metrópolis, vem analisando as diferentes versões da obra desde o final dos anos 1990.

OS NIBELUNGOS PARTE 1 – A MORTE DE SIEGFRIED
Die Nibelungen: Siegfried, Alemanha, 1924, P&B, 158 min
Primeira parte da adaptação de uma velha lenda escandinava por Fritz Lang. Narra as incríveis aventuras do herói Siegfried, filho do Rei Sigmund, que enfrenta dragões e os Nibelungos (anões que vivem debaixo da terra) em busca de tesouros, mas corre o risco de perder a cabeça por ordem da traída e rancorosa rainha Brunhilda.
D: Fritz Lang. G: Aventura/Fantasia. CI: 12 anos.

OS NIBELUNGOS PARTE 2 – A VINGANÇA DE KREMILDA
Die Nibelungen: Kriemhilds Rache, Alemanha, 1924, P&B, 144 min
Pesarosa com o destino de seu amado Siegfried, Kremilda se casa com Átila, o Rei dos Hunos, para pôr em prática um ambicioso plano de vingança. Ela pede que os hunos tragam-lhe a cabeça de Hagen, o assassino de Siegfried. Mas ele é protegido pelos seus irmãos, dando início a uma grandiosa batalha.
D: Fritz Lang. G: Aventura/Fantasia. CI: 12 anos.

DRAMAS HUMANOS

O ANJO AZUL
Der Blaue Engel, Alemanha, 1930, P&B, 124 min
Immanuel é um velho professor que flagra seus alunos trocando fotos de mulheres seminuas. Ao descobrir que as imagens vêm de uma casa noturna chamada Anjo Azul, ele resolve ir até lá para repreender os responsáveis, mas acaba se apaixonando por uma sexy dançarina e vê sua vida desmoronar.
D: Josef von Sternberg. G: Drama. CI: 12 anos.

A CAIXA DE PANDORA
Die Büchse der Pandora, Alemanha, 1929, P&B, 152 min
A bela dançarina Lulu se envolve com um rico dono de jornal que é comprometido e se casará em breve. Eles acabam sendo flagrados pela noiva, que rompe o compromisso. Para que sua honra não seja jogada na lama, o homem resolve casar-se com Lulu. É o início de um complicado jogo de sedução, exploração sexual e morte.
D: Georg Wilhelm Pabst. G: Drama. CI: 12 anos.

O HOMEM QUE RI
The Man Who Laughs, Estados Unidos, 1928, P&B, 110 min
Herdeiro de um ducado, o jovem Gwynplaine vê seu pai ser executado pelo rei, que também manda desfigurá-lo. A horrível cicatriz deixa-lhe um perpétuo e macabro sorriso no rosto. Já crescido, o rapaz se transforma num famoso palhaço de circo e se apaixona por uma garota cega. Baseado no livro do escritor francês Victor Hugo.
D: Paul Leni. G: Drama/Terror. CI: 12 anos.

SEGREDOS DE UMA ALMA
Geheimnisse Einer Seele, Alemanha, 1926, P&B, 97 min

Martin é um professor atormentado, ao mesmo tempo, por um irracional medo de facas e pela irresistível compulsão de matar sua esposa. Sofrendo com terríveis pesadelos, ele resolve procurar um psicanalista em busca de tratamento. Considerado o primeiro filme psicanalítico, foi baseado num caso clínico verdadeiro tratado por Sigmund Freud.
D: Georg Wilhelm Pabst. G: Drama. CI: 12 anos.

O TESTAMENTO DO DR. MABUSE
Das Testament des Dr. Mabuse, Alemanha, 1933, P&B, 122 min
Investigando uma onda de crimes que vem varrendo Berlim, o comissário Lohmann descobre que todas as pistas levam ao terrível Dr. Mabuse, vilão que está encarcerado há muitos anos num hospital para criminosos insanos.
D: Fritz Lang. G: Policial/Suspense. CI: 12 anos.

A ÚLTIMA GARGALHADA
Der Letzte Mann, Alemanha, 1924, P&B, 91 min
O idoso porteiro de um elegante hotel de Berlim sente orgulho do seu trabalho e se comporta como um general em seu resplandecente uniforme. Entretanto, o novo gerente do hotel acredita que ele está velho demais para o cargo e o rebaixa para criado do banheiro masculino. Isso provoca um efeito desastroso na auto-estima do homem.
D: F.W. Murnau. G: Drama. CI: 12 anos.

INFLUÊNCIAS E ADAPTAÇÕES

À MEIA LUZ
Gaslight, Estados Unidos, 1944, P&B, 114 min
A jovem Paula encontra o cadáver da tia Alice, que foi assassinada em sua casa. A polícia investiga o caso, mas não encontra o culpado. Dez anos depois, Paula volta a viver na mesma casa, agora com seu marido, que a mantém cada vez mais isolada. Isso faz com que as lembranças do passado comecem a enlouquecê-la. Baseado na peça de Patrick Hamilton.
D: George Cukor. G: Suspense. CI: 12 anos. Oscar 1945: Melhor Atriz e Melhor Direção de Arte, e indicações a Melhor Filme, Ator, Atriz Coadjuvante, Roteiro e Fotografia. Globo de Ouro 1945: Melhor Atriz. Festival de Cannes 1946: Indicado a Melhor Filme.

ALIEN, O OITAVO PASSAGEIRO
Alien, Estados Unidos, Reino Unido, 1979, cor, 117 min
Num futuro próximo, nave espacial recebe estranhos sinais vindos de um asteróide. Ao investigarem o local, um dos tripulantes é atacado por um estranho ser. O que parecia ser um ataque isolado se transforma em um terror constante, pois o tripulante atacado levou para dentro da nave o embrião de um alienígena assassino que cresce a cada nova vítima.
D: Ridley Scott. G: Ficção científica/Terror. CI: 16 anos. Oscar 1980: Prêmio de Melhores Efeitos Especiais e indicação a Melhor Direção de Arte. Globo de Ouro 1980: Indicado a Melhor Trilha Sonora.

BATMAN – O RETORNO
Batman Returns, Estados Unidos, Reino Unido, 1992, cor, 126 min
A aliança do magnata sem escrúpulos Max Shreck com o monstruoso Pinguim abala a calma e a tranquilidade dos habitantes de Gotham City. Só o herói Batman pode impedir que estes vilões tomem conta da cidade. Mas a situação se complica com a aparição da Mulher-Gato, que sabe seduzir e manejar um chicote com a mesma facilidade.
D: Tim Burton. G: Aventura. CI: 12 anos. Oscar 1993: Indicado a Melhores Efeitos Especiais e Melhor Maquiagem. Saturn Awards, EUA 1993: Melhor Maquiagem e indicações a Melhor Filme de Fantasia, Diretor, Ator Coadjuvante e Figurinos.

CIDADE DAS SOMBRAS
Dark City, Austrália, Estados Unidos, 1998, cor, 100 min
Num mundo estranho e sombrio, onde a noite parece ser permanente, John Murdoch acorda num quarto de hotel, sozinho e sem memória. Ele não demora a descobrir que está sendo procurado pela polícia por brutais assassinatos que sequer lembra de ter cometido. Sem saber em quem confiar, Murdoch tenta descobrir a verdade sobre o caso e sobre si mesmo.
D: Alex Proyas. G: Ficção científica/Suspense. CI: 12 anos. Saturn Awards 1999: Melhor Filme de Ficção Científica e indicações a Melhor Diretor, Roteiro, Figurinos, Maquiagem e Efeitos Especiais. Festival de Cinema Fantástico de Bruxelas, Bélgica 1999: Melhor Diretor.

O ESTRANHO MUNDO DE JACK
The Nightmare Before Christmas, Estados Unidos, 1993, cor, 76 min
Jack Skellington é um ser que vive na Cidade do Halloween, um local habitado por criaturas fantásticas que passam o ano organizando o Dia das Bruxas. Certo dia, ele resolve atravessar o Portal do Natal para conhecer outro tipo de festividade. Encantado com o que vê, Jack volta para casa e convence seus amigos da Cidade do Halloween a sequestrarem o Papai Noel para fazer o seu próprio Natal.
D: Henry Selick. G: Animação. CI: Livre. Oscar 1994: Indicado a Melhores Efeitos Visuais. Globo de Ouro 1994: Indicado a Melhor Trilha Sonora. Saturn Awards 1994: Melhor Filme de Fantasia e Melhor Trilha Sonora.

RELÍQUIA MACABRA
The Maltese Falcon, Estados Unidos, 1941, P&B, 100 min
Um detetive é assassinado enquanto segue um suspeito a pedido de uma bela cliente. Seu parceiro Sam Spade resolve investigar o caso e se depara com uma excêntrica galeria de pessoas desonestas envolvidas na busca a uma estátua com uma jóia incrustada – uma relíquia pela qual vale a pena matar e morrer. Baseado no livro de Dashiell Hammett.
D, R: John Huston. G: Policial. CI: 12 anos. Oscar 1942: Indicado a Melhor Filme, Roteiro e Ator Coadjuvante.

A SOMBRA DE UMA DÚVIDA
Shadow of a Doubt, Estados Unidos, 1943, P&B, 108 min
Charlie se muda para uma pequena cidade californiana e vai morar na casa dos parentes. Sua jovem sobrinha começa a desconfiar que ele pode ser um terrível assassino de viúvas que fugiu da Filadélfia após diversos crimes. Agora a garota precisa encontrar provas da verdadeira identidade do tio antes de tornar-se sua próxima vítima.
D: Alfred Hitchcock. G: Suspense. CI: 12 anos. Oscar 1944: Indicado a Melhor Roteiro.

SERVIÇO
Programação regular: R$ 10,00
Pessoas acima de 60 anos e estudantes (programação regular): R$ 5,00
Funcionários e clientes Santander têm entrada franca nos dias de programação regular (ingressos limitados).
Domingo em Família: entrada gratuita
Associados SESC, em junho, pagam meia-entrada
Programação sujeita a alteração
85 lugares – Dolby Digital
Ar-condicionado
Acesso para portadores de necessidades especiais

Santander Cultural
Rua Sete de Setembro, 1028 | Centro Histórico
Porto Alegre RS Brasil 90010-191
Telefone: 51 3287.5500
scultura@santander.com.br | www.santandercultural.com.br

Horário de funcionamento
Ter a sábado, das 10h às 19h
Domingos e feriados, das 13h às 19h
Bilheteria: ter a dom, das 14h às 19h

Café do Cofre
Ter a sáb, das 10h às 19h
Dom e feriados, das 13h às 19h
Seg, das 11h às 15h

Moeda Bar e Restaurante
Seg a sex, das 11h30 às 15h
Não abre aos feriados

Loja Koralle Santander Cultural
Ter a sáb, das 10h às 19h
Dom e feriados, das 13h às 19h

Estacionamento
O Santander Cultural mantém convênio com a Garagem Andrade Neves (Rua Gen. Andrade Neves, 71). Valide seu tíquete na recepção.

A Caixa de Pandora Crédito: Acervo Goeth-Institut Porto Alegre

A Caixa de Pandora
Crédito: Acervo Goeth-Institut Porto Alegre

Segredos de Uma Alma Crédito: Acervo Goeth-Institut Porto Alegre

Segredos de Uma Alma
Crédito: Acervo Goeth-Institut Porto Alegre

 

También, considere “http://kamagraoraljelly.me/es/” o Comprar Kamagra Oral Jelly. Muchos posiblemente piensan que la eficacia de Kamagra está bien documentada. No tome más de Kamagra o cualquier otro medicamento que el recomendado. El profesional de la salud tiene que resolver qué dosis es la más adecuada. Si el medicamentos se usa según sea necesario, es poco probable que esté en un programa de dosificación.