Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Postado em jun 23, 2015 em Animação, Destaque

Espetáculo “Crionças” em Porto Alegre

 

A frase “Gentileza gera gentileza” ganha forma no espetáculo “Crionças”, dos artistas do grupo homônimo. A trupe trata com humor e poesia os temas pertinentes a todas as idades como o respeito às diferenças, a incessante busca pela felicidade, os medos e as amizades. Entregando essas reflexões com tamanha gentileza ao público, o resultado é só sorriso! Durante a apresentação, os artistas convidam os espectadores a construírem juntos os alicerces de um mundo melhor. O grupo também está na Galeria Mascate, com uma exposição de fotos, vídeos e ilustrações que Martino Piccinini e Marina de Moraes fizeram durante a turnê independente que o grupo realizou no último verão com o projeto “Crionças – Pé na Estrada 2015”. Nesse período, os artistas cruzaram o Brasil em uma Kombi 1975 com cara de onça e levaram a sua arte para cidades do Rio Grande do Sul à Bahia. Vale a pena ver o resultado visual nas paredes da galeria. Já a temporada de apresentações acontece em Porto Alegre e na região metropolitana até 12 de julho, sempre aos sábado e domingos, e tem o objetivo de ocupar os espaços públicos, levando arte para o maior número de pessoas possíveis (programação completa abaixo).

Nesses dias, o encanto está solto pelas ruas com o espetáculo que se inicia com um cortejo, onde os personagens interagem com as pessoas, recitando, brincando, cantando, atuando e tocando instrumentos. Em seguida, o grupo convida o público a se concentrar em roda, onde contam um pouco de sua trajetória. A dramaturgia, inspirada em poemas de autores brasileiros como Sérgio Napp, Mário Quintana e Paulo Leminski, é assinada por Diego Machado, um dos criadores do coletivo. O Projeto Crionças nasceu em 2014 com o convite da Secretaria de Cultura de Canoas para desenvolver um trabalho artístico e original a ser apresentado durante a Feira do Livro da cidade. Diego Machado – também diretor artístico e um dos idealizadores do reconhecido Bloco da Laje -, elaborou junto com os músicos Tomás Dornelles Piccinini e Daniel Carvalho, a proposta de uma trupe que realiza um cortejo musical e teatral, brincando com poemas de diversos autores pela Feira. Após essa experiência, muito bem recebida pelos espectadores, o grupo se apresentou em parques, centros urbanos, periferias, além de participar de eventos culturais com muito gosto!

No decorrer do processo de criação de Crionças, o grupo se abriu para novas perspectivas de trabalho, fortalecendo a figura do palhaço, a criação de poesias próprias, a pesquisa de canções do folclore popular e de instrumentos feitos com material reciclado. Nessa breve trajetória, agregaram o trabalho de outros artistas, entre eles os músicos Tiago Rigo, Vinícius Silva, o cineasta Thiago Lázeri, a jornalista e produtora cultural Luiza Carmona, o diretor de arte Martino Piccinini, a artista plástica Marina de Moraes e a atriz e palhaça Melissa Dornelles. Essa união resultou na maturidade da montagem: o que antes era apenas um cortejo, agora é um espetáculo com dramaturgia original e inédita!

Ficha técnica:

Direção: Diego Machado
Direção musical: Tomás Piccinini
Texto: Diego Machado
Elenco: Diego Machado, Tomás Piccinini, Tiago Rigo e Vinícius Silva
Orientação cênica: Melissa Dornelles
Figurino: Alexandre Magalhães e Silva
Cenário: Coletivo Crionças
Artes gráficas / audiovisual: Marina de Moraes e Martino Piccinini
Curadoria exposição: Galeria Mascate
Artistas exposição: Martino Piccinini e Marina de Moraes
Produção: Luiza Carmona, Tiago Rigo e Diego Machado

Programação completa:

27 de junho às 11h – Feira Orgânica da Redenção (próximo à Igreja Santa Teresinha)
28 de junho às 11h – Parcão (próximo ao monumento a Castelo Branco)
04 de julho, às 11h – Largo Glênio Peres (em frente ao Mercado Público)
05 de julho, às 16h – Cidade de Guaíba (na Beira do Rio próximo à Praça da Bandeira)
11 de julho, às 11h – Terra Íntegra Zona Sul (Av. Guaiba 10410 esq. Dea Coufal)
12 de julho, às 12h Brique da Redenção (próximo à Igreja Santa Teresinha)

Apoio: Grupo Trilho, Mosaico Cultural, Galeria Mascate e Terra Íntegra.

Espetáculo Crionças – de 20 de junho a 12 de julho
Temporada do espetáculo Crionças em Porto Alegre e região metropolitana, com lançamento da exposição fotográfica “Projeto Crionças Pé na Estrada 2015”, na Galeria Mascate
http://www.galeriamascate.com.br

Ingresso: Livre/chapéu

crédito Ricardo Almeida

crédito Ricardo Almeida

También, considere “http://kamagraoraljelly.me/es/” o Comprar Kamagra Oral Jelly. Muchos posiblemente piensan que la eficacia de Kamagra está bien documentada. No tome más de Kamagra o cualquier otro medicamento que el recomendado. El profesional de la saludos cordiales tiene que resolver qué dosis es la más adecuada. Si el medicamento se usa según sea necesario, es poco probable que esté en un programa de dosificación.