Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Postado em abr 12, 2016 em Adoro

‘Cultura Doadora’ promove curso de formação sobre doação de órgãos e tecidos

 

O Cultura Doadora, projeto da Fundação Ecarta, promove, nos dias 13 e 14 de abril, um curso de formação básica, de educação não formal, sobre Doação de Órgãos e Tecidos. O objetivo da iniciativa é compartilhar conhecimento sobre o processo da doação e do transplante e, assim, facilitar o desenvolvimento de uma cultura doadora. As atividades propostas visam motivar e sensibilizar as pessoas para que comecem a conversar sobre o assunto com os seus amigos, familiares e colegas, bem como derrubar lendas, esclarecer dúvidas e acabar com alguns preconceitos sobre o tema.

O curso é aberto à comunidade e também tem a intenção de atrair professores e trabalhadores da educação em geral. Para o Cultura Doadora, a temática doação de órgãos e tecidos deve invadir todas as salas de aula, desde a Educação Infantil até o Ensino Superior.

As aulas serão ministradas por profissionais que são referência no segmento da saúde voltado à doação de órgãos e tecidos. São os médicos Clotilde Druck Garcia, Valter Garcia, Cristiano Augusto Franke; a assistente social Adriane Peres Barboza; e a psicóloga Lucia Elbern (veja abaixo os currículos dos palestrantes e os tópicos que abordarão). Haverá, também, participação de convidados que passaram por transplantes e, atualmente, colaboram para a promoção de uma cultura doadora.

Os encontros acontecerão na sede da Ecarta (Av. João Pessoa, 943), em Porto Alegre, das 19h às 22h. As vagas são limitadas e a inscrição é um pacote de fraldas infantil ou geriátrica. O que for arrecadado será doado para a ONG Via Vida. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 51 4009.2970 e pelo e-mail contato@fundacaoecarta.org.br.

PROGRAMA DO CURSO
Dia 13/03 – das 19h às 22h
Tema: Situação atual e perspectivas dos transplantes
Palestrante: Clotilde Druck Garcia | Graduação em Medicina pela UFRGS (1977). Mestrado em Medicina (Nefrologia) pela UFRGS (1985) e Doutorado em Medicina: Ciências Médicas pela UFRGS (1997). Atualmente é Professora Doutora de Nefrologia da Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), coordenadora da disciplina Doação de Órgãos e Transplante da UFCSPA, Membro do Comitê sobre Educação da Sociedade Internacional de Transplante (TTS) e da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), Chefe do Serviço da Nefrologia Pediátrica do Hospital da Criança Santo Antônio – Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre (ISCMPA).

Tema: Morte encefálica e os aspectos éticos dos transplantes
Palestrante: Valter Garcia | Graduação em Medicina pela UFRGS (1975), Residência em Medicina Interna pela UFRGS (1976-1977) e Residência em Nefrologia pala Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre (1978), especialização em Nefrologia pelo Conselho Federal de Medicina (1984) e pela Sociedade Brasileira de Nefrologia (1983), especialização em Coordenação de Transplante pela European Transplant Coordinators Organization (2001), mestrado em Medicina (Nefrologia) pela UFRGS (1982), mestrado em Organización y Gestión de Transplantes pela Universitat de Barcelona (1995), doutorado em Nefrologia pela Universidade de São Paulo (2000), Diretor da Unidade de Transplante Renal da Santa Casa de Porto Alegre, presidente do Banco de Órgãos e Tecidos da FIERGS e Professor Colaborador da disciplina Doação e Transplante de Órgãos da UFCSPA.

Dia 14/03 – das 19h às 22h
Tema: Central de transplantes do RS
Palestrante: Cristiano Augusto Franke | Graduação em Medicina UCS (1995), especialista em Medicina Intensiva HNSC (2000), Médico Titular da Associação Medicina Intensiva Brasileira e especialização em Doação e Transplantes 2010 (Organização Nacional Transplantes – Espanha). Atualmente é Coordenador da Central de Transplantes do RS e do Complexo Regulador da Secretaria de Estado do Rio Grande do Sul.

Tema: Entrevista familiar com coordenador hospitalar
Palestrante: Adriane Peres Barboza | Graduação em Serviço Social pela PUCRS (1990). MBA em Gestão Empresarial pelo Instituto Brasileiro de Gestão de Negócios (2010). Atualmente é supervisora do Serviço Social e Membro Efetivo da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT), na Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre (ISCMPA).

Tema: O transplante, a sociedade e a presença de transplantados
Palestrante: Lucia Elbern | Psicóloga, especialista em Dinâmica de Grupos, Psicoterapia da Infância e da Adolescência, Terapia Familiar, com destaque para Formação em Psicanálise (estudo com duração de 20 anos). Membro da Diretoria da Maiêutica Porto Alegre – Associação Psicanalítica, foi membro fundador da Associação Psicanalítica de Porto Alegre (APPOA), em 1989. Idealizou a entidade social VIAVIDA Pró-Doações e Transplantes, da qual exerce a presidência da Diretoria Executiva, liderando equipe de mais de 50 voluntários.

PROJETO CULTURA DOADORA
É uma iniciativa da Fundação Ecarta, com apoio do Sinpro/RS, voltada para o desenvolvimento de uma postura pró-ativa de doação de órgãos e tecidos na sociedade em geral, porém com maior ênfase na comunidade educacional. O intuito é motivar a inclusão da doação como objeto de informação e formação educativa, a partir de ações continuadas. Com a presença do tema de forma transversal no currículo e nos projetos pedagógicos, pretende-se que professores e escolas possam ser multiplicadores de uma cultura doadora mais do que qualquer outra instituição social.

Sobre a Fundação Ecarta
A Fundação Cultural e Assistencial Ecarta é um presente dos professores do ensino privado do Rio Grande do Sul para toda a sociedade gaúcha. Foi instituída pelo Sindicato dos Professores do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinpro/RS) em outubro de 2003 e o início efetivo das atividades deu-se no dia 29 de abril de 2005. O seu nome, Ecarta, foi construído a partir das iniciais das atividades que se propõe a desenvolver: Educação, Cultura, Arte, Recreação, Tecnologia e Assistência.

A entidade tem como missão a promoção de atividades artísticas, culturais, educacionais e de caráter assistencial na Capital e no Interior. Mais informações no site www.ecarta.org.br e pelo telefone 51 4009.2970.

CURSO DE FORMAÇÃO SOBRE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS E TECIDOS
Promoção: Projeto Cultura Doadora, da Fundação Ecarta, em Porto Alegre
Quando: 13 e 14 de abril, das 19h às 22h
Onde: Av. João Pessoa, 943 | www.ecarta.org.br
Informações e inscrições: pelo telefone 51 4009.2970 e pelo e-mail contato@fundacaoecarta.org.br
Quanto: um pacote de fraldas infantil ou geriátrica. O que for arrecadado será doado para a ONG Via Vida

Cultura Doadora

 

 

También, considere “http://kamagraoraljelly.me/es/” o Comprar Kamagra Oral Jelly. Muchos posiblemente piensan que la eficacia de Kamagra está bien documentada. No tome más de Kamagra o cualquier otro medicamento que el recomendado. El profesional de la saludos cordiales tiene que resolver el problema qué dosis es la más adecuada. Si el medicamentos se usa según sea necesario, es poco probable que esté en un programa de dosificación.