Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Postado em maio 3, 2016 em Arte

‘Compacto Simples’ inaugura na Galeria Ecarta

 

Formada pelos artistas Matheus Walter e Virginia Simone, a Avalanche inaugura a exposição Compacto Simples em 5 de maio, às 19h, na Galeria Ecarta (Av. João Pessoa, 943), em Porto Alegre. O título, extraído do universo da música pop, faz referência à maneira que a exposição será montada. Trabalhos realizados em técnicas e suportes distintos serão exibidos em cada uma das salas (ou lados) da galeria. As obras, no entanto, têm na questão da memória um assunto comum.

No Lado A, Vídeo da Casa reúne imagens captadas em formato digital, entre 2010 e 2014, que mostram a destruição de um velho sobrado da Rua Santo Antônio, em Porto Alegre. Entre os anos de 2005 e 2012, a casa, também chamada de Avalanche, foi lugar de morada, criação e convívio, além de abrigo para um acervo de roupas e objetos reunidos em anos de pesquisas.

“Os anos de ocupação da casa, tingidos de alegria e entusiasmo, contrastam com o aspecto cru da demolição de um imóvel urbano. Vídeo da Casa possui, inevitavelmente, um apelo político passível de discussão em tempos de crise: o debate sobre a especulação imobiliária e suas conseqüências”, considera Matheus.

No Lado B, a série Álbuns traz uma coleção de impressos, fotos, desenhos, etiquetas, adesivos, panfletos e recortes, todos materiais de diferentes tempos e espaços reunidos em antigos álbuns de fotografias. O trabalho propõe uma forma de organização e apresentação do que a dupla chama de achados arqueológicos. Os temas são variados e organizados por conteúdo, forma, período histórico ou livre associação: o Álbum da Indústria Fonográfica evoca a produção gráfica de capas de discos e publicações do gênero; o Álbum da Mulher reúne desenhos e imagens femininas de revistas e livros de diversas épocas; o Álbum de Botticelli insere folhas de uma planta medicinal em um livro sobre o pintor renascentista.

“Em um típico caso ‘A influencia B’, todo o conceito dos álbuns vem da necessidade de criar obras menores. O motivo é o simples fato de a casa, estrutura gigantesca e misteriosa – pode-se dizer um grande álbum que guardava toda a sorte de objetos -, ter sido destruída e o tamanho do ‘atelier’ drasticamente reduzido”, explica Virginia.

Compacto Simples tem visitação até 19 de junho. No dia anterior ao encerramento, sábado, 18, haverá um evento com diversas atividades. Às 17h, os artistas Matheus Walter e Virginia Simone conversarão com o público e com o curador da exposição, Leo Felipe, sobre o processo “arqueológico” de pesquisa. Logo depois, a dupla promove uma performance envolvendo moda e música. Uma publicação referente à exposição será lançada na ocasião. Todas as atividades têm entrada franca.

SOBRE OS ARTISTAS
Matheus Walter e Virginia Simone integram a Avalanche, que fundaram em 2005, ao lado dos hoje radicados em Berlim Gustavo Jahn e Melissa Dullius. Como Avalanche atuam em diversos segmentos: cinema, artes visuais, música e rádio. Na área cinematográfica dirigiram, entre outros, os curtas A Mão do Homem Morto (2011), Plano (2015) – premiado no Festival de Cinema da Fronteira pela Melhor Direção – , e finalizam o documentário longa-metragem Chaminé – O Sucesso e o Abstrato. Em 2010, a exposição Paraísos Perdidos Séc. XX ocupou três espaços na Usina do Gasômetro: Galeria dos Arcos, Galeria Lunara e Sala PF Gastal. Em 2015, a instalação Pirita fez parte da coletiva A Mão Negativa, com curadoria de Bernardo José de Souza, no Parque Lage, Rio de Janeiro.

GALERIA ECARTA
Abertura da exposição Compacto Simples, da Avalanche, composta pelos artistas Matheus Walter e Virgínia Simone
Quando: 5 de maio, quinta-feira, às 19h
Onde: Fundação Ecarta (Av. João Pessoa, 943, Porto Alegre)
Visitação: até 19 de junho de 2016, de terça a sexta, das 10h às 19h; sábado, das 10h às 20h; e domingo, das 10h às 18h. * No dia 18 de junho, às 17h, haverá um evento de encerramento com diversas atividades
Quanto: Entrada franca
Informações: 51 4009.2970 | www.ecarta.org.br |

 

Álbum da Bela, Recatada e Do Lar - 2016  Crédito: Avalanche

Álbum da Bela, Recatada e Do Lar – 2016
Crédito: Avalanche

Album Nº1 - 2012 Crédito: Avalanche

Album Nº1 – 2012
Crédito: Avalanche

Atlas Geográfico Escolar - 2016  Crédito: Avalanche

Atlas Geográfico Escolar – 2016
Crédito: Avalanche

 

 

 

También, considere “http://kamagraoraljelly.me/es/” o Comprar Kamagra Oral Jelly. Muchos posiblemente piensan que la eficacia de Kamagra está bien documentada. No tome más de Kamagra o cualquier otro medicamento que el recomendado. El profesional de la salud tiene que resolver qué dosis es la más adecuada. Si el medicamentos se usa según sea necesario, es poco probable que esté en un programa de dosificación.