Pages Menu
Categories Menu

Postado em jun 15, 2015 em Cultura, Destaque

Blog de jornalista gaúcha será declarado de interesse cultural pela legislatura portenha

O blog Aquí me quedo, da jornalista gaúcha Gisele Teixeira, ganhará o status de ‘Interesse Cultural e Turístico de Buenos Aires’, já atribuído a espaços como o estádio La Bombonera, a Confiteria Ideal e a Galeria Güemes. A distinção é concedida pela legislatura portenha, a Câmara de Deputados da capital argentina, e a entrega oficial do selo – um reconhecimento a lugares, pessoas ou projetos – ocorrerá em 19 de junho.

Criado há seis anos, o blog tem mais de 2.200 posts publicados sobre Buenos Aires e reúne cerca de 1,5 milhão de page views.

Os deputados destacaram que o blog propõe um novo olhar sobre a promoção da cultura argentina. “O Aquí me Quedo está orientado a um público que não busca se conformar com os estereótipos, ou com ler o que já acredita que sabe sobre a cidade e o país. Apresenta crônicas que resgatam os aspectos cotidianos da capital argentina, que vão desde um passeio pelos museus até a emoção pela descoberta de um neto pelas Avós da Praça de Maio”.

O blog está dividido em três partes: Buenos Aires, Outras Viagens e Tango. Na primeira, estão os posts sobre a cidade, divididos em temas como arquitetura, gastronomia e fotografia, entre outros. Na segunda, artigos sobre as demais regiões do país, como Salta, Jujuy, Mendoza, Ushuaia, Córdoba – com sugestões de lugares para conhecer, onde se hospedar e o que comer. Por fim, a sessão tango, busca levar aos brasileiros informações que vão mais além das meias de arrastão e dos estereótipos que envolvem o ritmo.

“Busco mostrar tesouros guardados na poesia, nos jeitos de dançar, na complexidade da música e nas pessoas por trás dos personagens das milongas. Pesquisando e dançando na milongas populares encontrei muito vínculo entre as culturas dos dois países, um cruzamento de influências e muitas possiblidades de reencontro”, diz Gisele, que acrescenta: “O Rio Grande do Sul, de onde venho, compartilha com o Uruguai e parte da Argentina várias coincidências culturais: a milonga rural, os “fuelles” – a gaita e o bandoneón, o mate, o frio, a cultura do campo”.

Sobre Gisele Teixeira (Cacapava do Sul, Brasil -1969)
Formada em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria (RS-Brasil), trabalhou por mais de oito anos na Gazeta Mercantil, atuando nas sucursais de Porto Alegre, Recife e Brasília. No Rio Grande do Sul, passou pelas redações dos jornais Correio do Povo, O Pioneiro e Jornal do Comércio. Recebeu dois prêmios nacionais de jornalismo por sua cobertura de temas agrícolas. Em 2005, foi umas das selecionadas para uma bolsa de estudos oferecida pela Fundaçao Reuters, em Oxford (UK), estudando na Inglaterra durante todo este ano. Desde 2008 vive em Buenos Aires, de onde mantém o blog Aquí me Quedo, declarado de Interesse Cultural e Turístico pela Câmara de Deputados daquela capital, em 2015. Trabalha como jornalista freelancer para jornais do Brasil e como escritora de guias de viagem para a empresa Trip Advisor. Entre os veículos para os quais colaborou – a partir de Buenos Aires – estão a revista Época, agência de conteúdos Eder Content, Clarín em Português, Zero Hora e Globonews. Durante quatro anos manteve a coluna semanal Cartas de Buenos Aires, publicada no Blog do Noblat, de Brasília.

Gisele Teixeira Crédito: Arquivo pessoal

Gisele Teixeira
Crédito: Arquivo pessoal

flyer

También, consideremos “http://kamagraoraljelly.me/es/” o Comprar Kamagra Oral Jelly. Muchos posiblemente piensan que la eficacia de Kamagra está bien documentada. No tome más de Kamagra o cualquier otro medicamento que el recomendado. El profesional de la salud tienes razón que resolver el problema qué dosis es la más adecuada. Si el medicamento se usa según sea necesario, es poco probable que esté en un programa de dosificación.