Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Postado em jun 28, 2015 em Adoro, Destaque

A arte sacra do mosaicista Leonardo Posenato

 

A arte sacra encanta e atrai cada vez mais admiradores no mundo. Além de decorativas, as obras provocam uma reflexão espiritual, auxiliando na difusão da liturgia. O mosaico é, sem dúvida, umas das maiores manifestações desta expressão artística secular. Especializado em obras de grande porte, o arquiteto Leonardo Posenato, formado em mosaico pela Scuola Mosaicisti, de Spilimbergo, na Itália, é referência no segmento. Seus trabalhos podem ser vistos em diversas igrejas e templos religiosos no Rio Grande do Sul e já em outros estados, como Minas Gerais.

“Além do fator histórico, há a questão plástica. O mosaico é tão ligado à arte sagrada porque tem altíssima durabilidade, que transpassa os séculos, reportando ao templo à noção de eternidade que é um grande objetivo tanto da religião em se perpetuar quanto dos fiéis em se unir com o criador em uma vida eterna”, afirma Leonardo Posenato. Os mistérios da encarnação, morte e ressurreição são os principais temas retratados em paineis.

Recentemente, Posenato entregou um painel “Jesus, o Bom Pastor” aplicado na fachada da Igreja Senhor Bom Pastor, em Porto Alegre. “O desenho representa o Senhor, um bom pastor, que livra o fiel – representado pela ovelha – dos arbustos com espinhos que simboliza os males do mundo. No caso eu interpretei o arbusto com espinhos mais arredondados”, completa o artista. Em Veranópolis, Leonardo reproduziu para a Igreja Nossa Senhora Medianeira a passagem bíblica “Bodas de Caná”, com um sofisticado efeito perspectivo, além de imagem santa no altar. E há outros trabalhos de destaque:

* Santuário Bom Jesus, em Nova Bassano: anjos e santos podem ser vistos no exterior e interior da paróquia;

* Igreja Nossa Senhora Conquistadora, em Salvador do Sul: Nossa senhora, acompanhada de anjos, foi retratada na torre externa;

* Santuário São Cristóvão, em Santa Maria: imagem de São Cristóvão na fachada;

* Capela do Instituto São Carlos, Caxias do Sul: a Via Sacra foi reproduzida.

 

TÉCNICA

A técnica utilizada pelo artista é do Mosaico Romano, onde a clivagem e a fragmentação das pedras é feito com o martelo romano. O trabalho é artesanal e artístico, feito totalmente à mão, tornando cada obra única. “Uso pedras de todas as partes do mundo, o que dá um diferencial e uma durabilidade incrível para a obra. Mármores Europeus e orientais compõe o meu trabalho”, conclui. O efeito estético, o bom gosto e a sofisticação são únicos. Cerâmica e porcelana, por possuírem uma beleza ímpar, além de cores e brilhos, também são utilizadas em peças. Outro fator de sucesso no trabalho dele é o uso das cores, um campo que exigiu muito tempo de estudo e muita prática. “Utilizo a Teoria das Cores, onde cada cor influencia a percepção da outra, por isso é necessário criar e harmonizar o que chamamos de família de cores para cada obra”, afirma Posenato.

Formado, também, em arquitetura, Leonardo está no mercado de mosaico há mais de 15 anos. Para que as peças de grande proporção saiam perfeitas, a tecnologia tornou-se uma aliada do artista. No projeto são utilizados modernos softwares que conseguem reproduzir o desenho em escala imensa, harmonizando a composição. “A geometria é colocada dentro da Proporção Áurea, a proporção de tudo o que existe na natureza, a mais agradável aos nossos olhos, assim do mesmo modo que fizeram os grandes pintores do renascimento”, conclui. E o trabalho de Posenato já é tão reconhecido que ele participa como palestrante, anualmente, do Encontro de Arquitetura e Arte Sacra, em Aparecida, São Paulo.

 

Leonardo Posenato

Leonardo Posenato é natural de Porto Alegre e tem 34 anos. Desde cedo descobriu a vocação para as artes. Aos 5 anos de idade já freqüentava escolas de música e arte. Aos 8 anos, começou a se aprimorar nas artes visuais, quando ficou decidido em família que assim que completasse os 17 iria para Itália estudar artes. A Paixão pelo mosaico o levou para a famosa Escola de Mosaico da Itália: Scuola Mosaicisti, onde se formou. Para se ter idéia, a escola foi fundada em 1922 com o objetivo de resguardar os conhecimentos milenares do mosaico. Hoje, Leonardo tem o seu atelier na zona sul da capital e é graduado também em Arquitetura pela UFRGS. Posenato já ministrou cursos no MARGS em Porto Alegre, e ateliers em São Paulo, atualmente mantém em funcionamento um bem sucedido sistema de cursos de mosaico online. Além de obras de grandes dimensões, Posenato também cria quadros e objetos decorativos em mosaico. Em 2007, organizou a sua primeira exposição em Porto Alegre. A mostra “Mosaico Est” apresentou trabalhos com a técnica do “Rustico Grezzo” (Aparência rústica, resultado da quebra feita à mão com a martelinha de mosaico).

 

 

Ateliê de Mosaico – Leonardo Posenato
Avenida Padre Cacique, 3146
Porto alegre – RS
51- 34074977
www.mosaico.arq.br
mosaico@mosaico.arq.br

crédito Fabiano Panizzi

crédito Fabiano Panizzi

También, considere “http://kamagraoraljelly.me/es/” o Comprar Kamagra Oral Jelly. Muchos posiblemente piensan que la eficacia de Kamagra está bien documentada. No tome más de Kamagra o cualquier otro medicamentos que el recomendado. El profesional de la saludos cordiales tiene que resolver qué dosis es la más adecuada. Si el medicamentos se usa según sea necesario, es poco probable que esté en un programa de dosificación.